Cachorro doa sangue? Descubra aqui como salvar vidas!

Postado por PETZ, em 26/03/2020

Bem-Estar
Cachorro doa sangue? Descubra aqui como salvar vidas!

Levar seu pet no veterinário muitas vezes é motivo de preocupação. Afinal, geralmente buscamos um médico quando estamos com um problema de saúde e necessitamos ajuda. É muito importante que haja banco de sangue para qualquer emergência, mas e os cachorros? Cachorro doa sangue?

cachorro no chão

Isso mesmo, doação de sangue animal existe e essa prática pode ajudar a salvar vidas! Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue lendo para aprender como cachorro doa sangue! 

A importância da doação de sangue 

Estamos acostumados com campanhas de doação de sangue. Frequentemente podemos acompanhar as chamadas que solicitam voluntários para abastecer os bancos de sangue de todo o país. Esse procedimento simples e rápido ajuda diversas pessoas e pode até mesmo salvar vidas! 

Mas você sabia que esse também é um procedimento comum no mundo pet? A Dra. Renta Brunetto, médica-veterinária da Petz, explica que esse procedimento é muito importante para animaizinhos doentes. “A doação de sangue de cães é importante pois, através dela, podemos salvar a vida de outros pets em diversas situações”, explica. 

Além de traumas e acidentes, algumas doenças autoimunes também levam o cão a precisar de transfusão, e existem vários tipos sanguíneos dos animais. A melhor maneira de ajudar nossos amigos peludos é por meio da doação de sangue! 

Critérios para doação 

A doação de sangue é muito importante, e certamente muitos tutores gostariam de ajudar outros pets a se recuperarem. Entretanto, a Dra. Renata explica que há alguns critérios necessários. É importante lembrar que isso é válido independentemente do tipo sanguíneo de cachorro.

O processo não é complexo, mas, em alguns casos, o cão pode sair fragilizado da doação. Para evitar problemas, especialistas recolhem sangue apenas de cães com o seguinte perfil: 

  • Entre 2 e 6 anos; 
  • Acima dos 25k g;
  • Pets vacinados e vermifugados; 
  • Cães dóceis e tranquilos,
  • Livres de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. 

Esses critérios são necessários não só para proteger o cãozinho doador, mas também para garantir que o sangue será saudável. Dessa forma, o pequeno esforço do seu amigo será muito bem aproveitado por diversos pets necessitados! 

cachorro na janela

Como é a doação de sangue de cachorro

Quem é doador de sangue sabe que esse ato é rápido e descomplicado. E quando o cachorro doa sangue, a história não é muito diferente! A Dra. Renata explica que as clínicas e hospitais que realizam coleta de sangue pet possuem especialistas Com cuidado e atenção, seu cão poderá ajudar diversos outros pets! Saiba o passo a passo:

  • Deixe-o em jejum: veterinários solicitam que o pet chegue no posto de doação de jejum. Porém, não precisa se preocupar! Seu amigo precisa ficar apenas 4 ou 5 horas sem comer para conseguir doar sangue. 
  • Prepare-o para a coleta: após preencher todos os dados do seu amigo, ele será encaminhado para a coleta. O pet doa sangue acordado e consciente, por isso, recomenda-se o procedimento apenas para cães mais calmos. Em alguns casos, pode ser necessário dar um sedativo bem leve no cachorro. A coleta se dá por um acesso no pescoço ou nas patas.
  • Examinando o sangue: animal tem tipo sanguíneo, e quando tudo estiver pronto, uma pequena mostra será tirada para exames. Esse passo é importante para garantir que o sangue está saudável e pronto para ser utilizado em pets doentes.
  • Coletando o sangue: enquanto o sangue é coletado, o cãozinho fica deitado, descansando. É importante que o tutor esteja junto para acalmar seu amigo. O sangue vai para uma bolsa, em um processo bem parecido ao de coleta de sangue de humanos. 
  • Após a doação: ao fim da doação, o pet já está liberado para voltar para casa. A maioria dos postos de coleta oferece petiscos e ração para os cães que passaram para o processo. É uma forma de dar energia para os pets, além de um pequeno agrado para seu pequeno herói! 
  • Novas doações: assim como humanos, o cachorro pode doar sangue de forma regular. Especialistas recomendam um prazo de no mínimo três meses entre cada coleta. 

Viu como é simples e seguro? Além de estar ajudando a salvar vidas, a Dra. Renata lembra que o tutor e seu pet ficam com o resultado do exame de sangue. Assim, você e seu amigo ainda ganham um teste de cortesia, que ajudará a monitorar a saúde do seu pet! 

Tipos de sangue de cachorro

Para quem está se perguntando se cachorro doa sangue, precisa saber que sim, e cães têm tipo sanguíneo! Assim como nós, cada pet é especial e carrega algumas características em seu organismo. 

Esses tipos são importantes na hora da coleta, pois há certa compatibilidade entre eles. Assim, nem todo pet pode doar sangue para outro diretamente. Primeiro, é necessário saber se os tipos sanguíneos são compatíveis para garantir que os bancos de sangue animal estejam sempre prontos e cheio. São eles: 

  • DEA 1.1;
  • DEA 1.2;
  • DEA 1.3;
  • DEA 3;
  • DEA 4;
  • DEA 5,
  • DEA 7. 

Os tipos sanguíneos dos cães são complexos, e estudiosos ainda estão pesquisando todas as suas propriedades. Hoje, sabemos, por exemplo, que o tipo DEA 4 é considerado um doador universal. Isso significa que esse sangue é aceito por qualquer cãozinho.No entanto, ainda há muito a se descobrir sobre nossos amigos peludos! 

Como levar seu cachorro para doar sangue 

Se você tem um melhor amigo que se encaixa nos padrões necessários e está pensando em levá-lo para doar sangue, saiba que esse processo é mais simples do que se imagina. Hospitais e clínicas veterinárias muitas vezes organizam coleta de sangue regularmente, para cães, gatos e muitos outros! 

cachorro deitado

A Petz, por exemplo, sempre possui campanhas de doação de sangue ativas, com algumas unidades capacitadas para coletar o sangue do seu amigo e ajudar a salvar vidas! Procure uma de nossas clínicas e se informe sobre o procedimento mais recente. Será um prazer receber você e seu filho de quatro patas! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *