Bem-Estar

Dicas para tratar cachorro espirrando

Publicado em 25 de março de 2020

Tempo de leitura: 4min

Em linhas gerais, o espirro é uma reação involuntária do organismo à presença de partículas que causam irritação nas vias aéreas. Ou seja, através de um jato de ar, o objetivo é expulsar o que quer que esteja obstruindo ou causando irritação. É isso o que está por trás de um cachorro espirrando!

cachorro peludo

No caso dos pets, assim como para nós, a causa do espirro pode ser algo pontual, como acontece quando cheiramos pimenta-do-reino moída. Já quando se tornam frequentes, é bom investigar. Nesse caso, é provável que tenham uma origem patológica.

Conheça as principais causas do espirro

Ainda há pouco dissemos que a aspiração de pimenta-do-reino moída pode ocasionar crises de espirro em seres humanos. Isso ocorre porque a pimenta contém uma substância chamada piperina, que causa irritação da mucosa nasal. 

Nos cachorros, diversas substâncias comuns no dia a dia de uma casa podem causar a irritação dessa mucosa. Por exemplo, se você gosta de usar perfumes já deve ter reparado que o cheiro pode deixar o cachorro espirrando. Isso vale também para produtos de limpeza muito fortes. 

Até mesmo o pólen das flores e a poeira podem causar irritação em pets alérgicos. A seguir, listamos algumas das principais causas patológicas do espirro de cachorro:

  • Doenças infecciosas (como sintomas de gripe em cachorro);
  • Alergias;
  • Pólipos nasais;
  • Neoplasias (tumores),
  • Estenose das narinas (estreitamento dos orifícios das narinas).

Note que enquanto alguns problemas associados a cachorro resfriado possuem gravidade moderada, outros podem colocar a vida do seu amigo em risco e exigem tratamento o quanto antes. Portanto, se o pet começou a ter muitas crises de espirro, não deixe de levá-lo ao veterinário. 

cachorro na rua

Atenção! Espirros em excesso podem causar sangramentos

Quando frequente e em excesso, o espirro é apenas um dos sinais clínicos associados a diversas outras doenças de maior ou menor gravidade. Mas você sabia que além de ser incômodo para o pet, o espirro também pode causar outros problemas por si só?

De acordo com a Dra. Louise Siqueira, médica-veterinária da clínica SERES de Salvador, o excesso de espirros pode acabar rompendo pequenos vasos da cavidade nasal, causando sangramentos. Fique atento.

Diagnóstico e tratamento

O primeiro passo para acabar com o problema de cachorro espirrando é descobrir sua origem. Para isso, ajuda muito que o tutor preste atenção a outros sintomas que podem estar associados ao espirro. 

Sinais clínicos como tosse, secreção nasal, dificuldade respiratória ou mucosas arroxeadas ajudam o veterinário a chegar mais rapidamente num diagnóstico. Nesse sentido, também é interessante que o tutor observe há quanto tempo começaram os espirros e se eles acontecem em ocasiões específicas e quais são elas. 

O tratamento vai depender da origem dos problemas. No entanto, algumas medidas são recomendadas para evitar crises em cachorro espirrando muito:

  • Evite usar perfumes e outros produtos com cheiro muito forte perto do pet;
  • Mantenha a casa e os acessórios do peludo limpos e arejados;
  • Coloque vasos de plantas devem ser mantidos fora do alcance do peludo. Caso ele seja alérgico a pólen, o melhor é evitar colocar plantas na área interna;
  • Se seu amigo frequenta locais com grande aglomeração de animais, como creche, converse com o veterinário sobre o uso da vacina para cachorro gripado,
  • Leve o pet para um check-up ao menos uma vez por ano. 

cachorro na grama

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal se informar também sobre o espirro reverso em cachorro? No blog da Petz você encontra esse e mais conteúdo! Continue acompanhando para mais dicas de como garantir o bem-estar do seu cachorro. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog