Cachorros

Cachorro espumando: o que pode ser?

Publicado em 13 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Deparar-se com vômito de cachorro pode ser uma experiência bem desagradável. Porém, a visão de um cachorro espumando é capaz de arrepiar até o último fio de cabelo dos tutores. Classicamente associado à raiva canina, o sintoma lembra a zoonose irreversível e fatal. 

cachorro preto deitado

Porém, tente não se desesperar. Ainda que um cão espumando possa indicar algo associado à hidrofobia, essa não é a única causa possível do sintoma. A seguir, confira o que pode ser quando você encontrar um cachorro espumando pela boca.

1. Intoxicação alimentar ou envenenamento

As reações decorrentes da intoxicação alimentar variam de acordo com a substância tóxica ingerida. Algumas podem provocar queimaduras e lesões na boca, enquanto outras estão associadas a problemas gastrointestinais. Existem até aquelas consideradas mais graves, chegando a causar falência de órgãos.

Independentemente dos efeitos da substância, contudo, é comum que a espumação esteja entre os sintomas da intoxicação. O cachorro vomitando espuma está tentando expelir a toxina, justamente porque a salivação excessiva contribui para a formação dessa espuma branca.

Ao suspeitar de intoxicação alimentar, não tente induzir o pet ainda mais ao vômito. Em caso de substâncias corrosivas, isso pode agravar o quadro. Em vez disso, tente identificar a causa da intoxicação, procure um veterinário com urgência e informe sobre o cachorro com a boca espumando.

2. Náuseas

Muita gente não sabe, mas de acordo com o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz de Piracicaba, uma das funções da saliva é ajudar a regular o pH estomacal canino. Por isso, em caso de desequilíbrios, é esperado que o cão salive mais. Isso o ajuda a tentar restabelecer a normalidade no corpo, acabando com o mal-estar.

Entre as causas mais comuns para a náusea em um cão, está a indigestão, que ocorre quando o animalzinho come algo que não caiu bem no estômago. Porém, é bastante comum que o cão, especialmente de pequeno porte, apresente enjoo ao ser transportado em veículos automotivos. 

Nesse caso, o cachorro espumando pode estar assim devido à sialorreia. Para reverter o quadro, converse com um veterinário sobre a melhor maneira de fazer o transporte de seu amigo, diminuindo o desconforto durante o trajeto.

3. Problemas bucais e/ou dentários

Outra importante função desempenhada pela saliva no organismo do cachorro é promover a lubrificação da cavidade bucal e ajudar no controle de bactérias e de outros microrganismos. 

Nesse sentido, é válido destacar que a saliva não consegue combater sozinha as colônias que formam a placa bacteriana. É preciso dar uma mãozinha com escovação diária dos dentes do cachorro, alimentação adequada e visitas regulares ao veterinário. 

Quando isso não acontece, o excesso de tártaro e a gengivite podem acarretar o aumento da produção de saliva, levando ao quadro tão assustador de cachorro espumando.

cachorro deitado

4. Dificuldade para deglutir

Quando o cachorro vomita espuma branca, pode ser que ele esteja apresentando dificuldade para deglutir. Isso porque, assim como um humano, o cão também passa o dia deglutindo a própria saliva produzida de maneira espontânea sem nem se dar conta. 

No entanto, alguns problemas de saúde podem causar dificuldade na deglutição. Por sua vez, isso leva ao acúmulo de saliva na cavidade bucal, que pode ser confundido com o cachorro espumando.

Entre os problemas que podem provocar dificuldade na deglutição, estão: tumores, presença de corpos estranhos na garganta, doenças neurológicas, como a epilepsia, entre outras. Em caso de suspeita, procure um veterinário para uma consulta.

5. Estados emocionais

Quando o cão fica muito animado por algum motivo, é normal apresentar aumento da frequência respiratória, o que gera aumento da salivação. Isso também vale quando o pet é muito ansioso ou sofre com o estresse crônico — quadro em que o organismo está sempre em estado de alerta.

Especialmente em cão com boca caída, como Basset Hound, São Bernardo e Buldogue, o excesso de saliva pode se acumular na cavidade bucal, o que gera o cachorro babando espuma branca.

Caso essa seja a situação do seu amigo, lembre-se de que, além da baba, a ansiedade e o estresse prejudicam o bem-estar físico e psicológico. Sendo assim, não deixe que ele continue a sofrer com o problema. Procure um veterinário!

6. Raiva canina

Ao se deparar com um cachorro vomitando espuma branca, considere que a causa pode ser a raiva canina, também conhecida como hidrofobia. Isso ocorre pois, à medida que a doença afeta o sistema nervoso central, o animal perde a capacidade de deglutição e a coordenação motora. Logo, ele começa a babar e espumar.

Transmissível para os seres humanos, a raiva atinge os cães especialmente pela mordida de morcegos. Além da baba excessiva, outros sintomas da hidrofobia são: 

  • agressividade;
  • perda de coordenação motora;
  • dificuldade para deglutir;
  • espasmos;
  • salivação;
  • paralisia.

Infelizmente, não existe cura para a raiva canina. Em caso de suspeita por parte do veterinário ou das autoridades sanitárias, o pet deve ser sacrificado. A confirmação do diagnóstico é feita somente após a morte, com exames laboratoriais, a partir de amostras cerebrais.

A boa notícia é que prevenir o seu amigo contra essa doença letal é fácil: basta conversar com um veterinário para administrar as primeiras doses da vacina. O reforço deve ser feito anualmente, de acordo com as orientações do profissional. 

cachorro deitado cabisbaixo

Agora, você já sabe o que pode deixar o cachorro espumando. Caso leve o seu amigo ao veterinário e receba a notícia de que ele precisa de tratamento, conte com a loja on-line da Petz para te ajudar nesse processo. No catálogo, você encontra medicamentos, suplementos, remédios e muito mais. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog