Alimentação

Cachorro pode comer abacate?

Publicado em 23 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

O abacate é um daqueles alimentos versáteis, que ficam gostosos de qualquer jeito. Seja em uma salada ou uma saborosa vitamina, essa fruta faz sucesso entre os brasileiros. Tanto que, muitas vezes, os amigos de quatro patas também pedem um pedacinho. Mas será que cachorro pode comer abacate

cachorro olhando para o lado

Apesar de a fruta ser inofensiva para nós, no organismo do peludo, pode ser bem diferente. Continue lendo para descobrir se cachorro pode comer abacate e os principais cuidados com a fruta. 

Abacate para cachorro: pode ou não?

Alguns pets adoram um petisco diferente, como frutas e legumes. Mas será que pode dar abacate para cachorro? A resposta para essa pergunta é um tanto complicada. Isso porque o abacate contém uma substância chamada persina. Esse componente é comprovadamente tóxico para diversos animais, inclusive gatos e cães. 

Entretanto, muitos tutores, especialmente aqueles que têm um abacateiro no quintal, contam que o cachorro come abacate sem problemas. Nesse ponto, precisamos lembrar que os pets, assim como os humanos, possuem organismos diferentes. Enquanto alguns são mais resistentes a certas substâncias, outros são sensíveis. 

Na medicina veterinária, há casos registrados de cachorros que desenvolveram pancreatite após a ingestão de abacate. Assim, especialistas do mundo todo concordam que não é recomendado dar esse fruto para cães. 

Afinal, com tantos petiscos saudáveis e seguros disponíveis, por que arriscar oferecer um que pode ser perigoso? Por isso, podemos afirmar que abacate faz mal para cachorro

Perigos de oferecer abacate para cachorro

Quem é fã de alimentação saudável provavelmente inclui o abacate em sua dieta. Essa deliciosa fruta contém muitos nutrientes, sendo muito recomendada para quem busca um ritmo mais saudável. Entretanto, os cães não devem comer abacate por algumas razões. Abaixo, listamos os motivos para deixar o peludo longe da fruta. 

  • Persina: como podemos ver, a persina é uma substância tóxica para diferentes animais, inclusive cães. Quando ingerida em grande quantidade, pode causar complicações gastrointestinais, gerando, muitas vezes, um quadro grave; 
  • Caroço: o abacate possui um caroço grande e rígido. Os amigos peludos são gulosos e costumam morder mais do que podem engolir. Assim, o caroço é um risco de engasgo para os peludos; 
  • Valor nutricional: essa fruta realmente possui muitas vitaminas, algumas ótimas para pets, por isso muita gente acha que cães podem comer abacate. Entretanto, ele é considerado um alimento de alto valor calórico para os animais. Além disso, o abacate possui muito gordura que, mesmo sendo boa, pode desregular o sistema digestivo do cachorro, 
  • Folhas, galhos e cascas: não é só dentro do abacate que encontramos persina. Sua casca também possui essa substância tóxica. Além disso, a persina é encontrada nas folhas e nos galhos do abacateiro. Por isso, se você tem uma árvore em casa, especialistas recomendam manter o cão afastado, de preferência, por uma cerca. 

Apesar de parecer que cachorro pode comer abacate, já que eles demonstram gostar bastante da fruta, é arriscado oferecer o alimento ao amigo peludo. Por isso, prefira petiscos mais seguros e saudáveis, que o pet pode aproveitar sem medo.

corgi filhote deitado

Meu cachorro comeu abacate. E agora? 

Cachorros não podem comer abacate. Mas, mesmo assim, acidentes acontecem. Então, se você está se perguntando “meu cachorro comeu abacate, e agora?”, saiba que não há motivos para pânico. O primeiro passo é observar o comportamento do  cão. 

Fique atento, principalmente nas próximas 48h. Se o cachorro não apresentou nenhum sintoma, talvez, ele seja mais resistente às toxinas do abacate. Isso não significa, porém, que é seguro oferecer a fruta para ele! 

Mantenha uma alimentação saudável e tome cuidado para evitar acidentes futuros, garantindo, assim, a segurança do cãozinho. Alguns peludos, no entanto, são mais sensíveis à persina. Por isso, se notar um comportamento diferente, busque ajuda imediatamente. Os sintomas de intoxicação por abacate são:

  • vômitos;
  • diarreia;
  • apatia,
  • desconforto abdominal. 

Ao notar qualquer um dos sinais acima, busque um veterinário de sua confiança o mais rápido possível. Ele poderá realizar um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado. 

abacate cortado ao meio

Agora que sabe se cachorro pode comer abacate, navegue pelo blog da Petz para acessar mais conteúdos sobre bem-estar e alimentação dos animais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog