Cachorro precisa tomar banho? Aprenda mais sobre o assunto!

O banho é tão importante para nós, brasileiros, que até músicas infantis existem para o tema. Quentinho ou gelado, o fato é que a maioria das pessoas adora tomar ao menos uma ducha por dia. Mas e nossos pets, será que cachorro precisa tomar banho?

O assunto é polêmico. De um lado, estão aqueles que acreditam que cachorro é cachorro, por isso, não precisa de banhos frequentes. Do outro, estão as pessoas que querem um animal limpinho e cheiroso para dividir a cama. Quem está certo?

Polêmicas à parte, o importante mesmo é a saúde do cachorro

A questão, nesse caso, não é estar certo ou errado, mas pensar se o cachorro precisa tomar banho e o reflexo disso em sua saúde. Dessa forma, o tutor deve pensar primeiro na necessidade do animal, e não na sua.

O banho em cachorro não é proibido. Na verdade, é até necessário em muitas ocasiões, como, por exemplo, naqueles animais que possuem dermatite alérgica, onde o banho retira os alérgenos de seu corpo, aliviando a coceira.

Então, sim, o cachorro precisa tomar banho, mas depende. Ele entrou em uma poça de lama? Esfregou-se em algo com cheiro desagradável? Nesses casos, com certeza, o banho é necessário!

E no caso de pets que dividem a cama ou o sofá com os tutores? Será que esse cachorro pode tomar banho todo dia? Não, nem mesmo quando dorme junto do tutor!

Por que não pode dar banho em cachorro todo dia?

Não deve ser realizado todos os dias devido, levar um tempo para secagem total da pele, deve-se ser preservado um período mínimo de uma semana, ou em casos específicos por recomendações de um veterinário(a), para tratamentos dermatológicos.

O ressecamento do pelagem acarreta o surgimento de descamação da pele, conhecida como caspa. Além disso, é comum que essa descamação venha acompanhada de coceira. Se o animal se coça, pode se ferir com as unhas e dentes, piorando a situação da pele.

Sendo assim, de quantos em quantos dias pode dar banho em cachorro? O intervalo mínimo entre os banhos é de sete dias, podendo ser prolongado de acordo com a rotina do pet, e tipo de pelagem específica, ou se o tutor realiza uma manutenção em casa.

Qualquer raça pode realizar banhos semanais, desde que se garanta a secagem total do pelo e da pele do pet, com equipamentos e escovas corretas. É importante avaliar o comportamento do animal também para não gerar stress no momento do banho, caso o pet tenha aversão ao manejo ou medo do banho, é recomendado que realize uma avaliação com especialistas comportamentais para fazer desse momento agradável.

É comum algumas raças serem mais frequentes, se tiver uma como os de pelagem longa, fina e propensa a dar nós, como o Shih-tzu e o Yorkshire. Nesses casos, o banho, na verdade, é necessário para a manutenção dos pelos ser mais fácil.

Banho nos filhotes de cães

Outro assunto polêmico é o banho nos filhotes de cães. É comum o tutor se perguntar quando dar banho em cachorro filhote. No geral, o primeiro banho dele ocorre no canil, no dia da entrega do bebê para sua nova família. Depois disso é que a polêmica surge.

Alguns veterinários só permitem que o filhote tome banho após ter o seu ciclo de vacinação completo, o que ocorre por volta dos quatro meses. Isso está correto, mas somente para banhos fora de casa para evitar contaminação. Mas no banho e tosa da Petz, é realizado um processo de higienização por atendimento para garantir a assepsia do local, também alguns cuidados necessários para o atendimento dos filhotes.

Em casa, o filhote também já pode tomar banho, mas é necessário alguns cuidados, como escolher os produtos desenvolvidos para pet,, equipamentos e realizar a secagem corretamente.. Se isso for algo que irá se tornar rotineiro em sua vida, é bom acostumá-lo desde cedo. Então, quando cachorro pode tomar banho, no caso dos filhotes?

Se ele tomou o banho no canil, aguarde ao menos sete dias para dar banho de novo. Caso contrário, pode dar um banho quando ele chegar à nova casa e, então, realizar o intervalo desejado pelo tutor a partir desse momento. De acordo com a nova rotina do pet, o ideal é que se for ser realizado em um banho e tosa, que por um período seja realizado por um mesmo profissional para que o filhote se acostume com a rotina de banhos.

Como aumentar o tempo do intervalo entre os banhos?

Para as pessoas que gostam de ter um cachorro sempre limpinho, mas com uma frequência de banhos menor, existem formas de manter o peludo limpo por mais tempo. Sempre que sair para a rua com ele, ao voltar para casa, use lenços umedecidos específicos para cães para limpar sua genitália, patinhas, barriga e ao redor da boca.

Se o peludo se sujou de forma localizada, limpe a região com esse mesmo lenço umedecido, secando em seguida com o secador. Além do lenço, o tutor pode usar também os produtos para banhos secos.

O que é o banho seco?

O banho seco, como o próprio nome diz, é uma forma de limpar o peludo sem molhá-lo com água e sem usar os shampoos tradicionais. São produtos desenvolvidos para limpar e deixar o cachorro cheiroso sem a necessidade de água.

Dar o banho seco no peludo, adulto ou filhote é muito fácil. Primeiro, escove-o para retirar sujeiras mais grossas do pelo. Depois, borrife o produto nele, no sentido contrário ao do crescimento dos pelos, deixando a cabeça de fora desse procedimento.

Massageie bem o corpo todo do cachorro. É possível desembolar nós nesse momento, com auxílio de uma escova própria para cães. Passe um pano seco e limpo para assentar os pelos e retirar o excesso do produto.

Para limpar a cabeça, passe o produto em um pano limpo e seco, e passe nessa região de forma gentil, tomando muito cuidado com os olhos e a boca. Assim, ele estará pronto, limpinho e cheiroso!

Agora você já sabe se cachorro precisa tomar banho e com qual frequência. Seu peludo já está realizando o ciclo de vacinação, e precisa de um banho? a vacinação e precisa tomar banho? Então, agende o procedimento em alguma de nossas lojas e para que nossos profissionais orientem sobre os próximos passos!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

6 horas ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

6 horas ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

8 horas ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

1 dia ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

2 dias ago

Como saber que o gato foi envenenado: confira os sintomas!

Mesmo com todo cuidado com os bichanos, acidentes acontecem, principalmente porque são animais bastante danados,…

3 dias ago