Banho e Tosa

Cachorro soltando muito pelo: é normal?

Publicado em 22 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Não importa se os fios são curtos, médios ou longos, cachorro soltando muito pelo pela casa é normal e faz parte da experiência de ter um pet. Isso é ainda mais comum no verão, quando a pelagem começa a ser renovada, preparando o pet para os dias frios do inverno. 

cachorro marrom com olhar tristonho

Dessa forma, é sempre bom ter um aspirador de pó preparado para a faxina. Porém, como saber se a queda de pelo em cachorro é normal ou tem origem patológica? Como resolver esse problema? Respondemos a essas e outras perguntas sobre o tema abaixo. Continue conosco para conferir!

Afinal, é normal cachorro soltando muito pelo?

Conforme explica a Dra. Heidy Bispo Lima, médica-veterinária da Petz, os animais apresentam um ciclo folicular semelhante ao humano. Isso significa que a pelagem dos cãezinhos passa por três fases principais: crescimento (fase anágena), repouso (fase telógena) e queda.

“Todo cãozinho tem a queda de pelos fisiológica causada pelo envelhecimento do próprio pelo ou do folículo”, esclarece a especialista. Portanto, se o seu amigo apresenta queda de pelo controlada e não acompanhada de outros sintomas, fique tranquilo. O processo é esperado e faz parte da renovação constante da pelagem. 

É verdade que o pet solta mais pelos em algumas fases da vida?

Mesmo que esteja em perfeitas condições de saúde, é normal o cachorro soltando muito pelo em algumas fases da vida e em determinadas épocas do ano.

Além do verão, em que ocorre a queda para os fios chegarem renovados no inverno, a Dra. Heidy cita outros momentos em que os pelos dos cães tendem a cair mais. Entre eles, ela destaca a velhice canina, o período de gestação e o cio das fêmeas. 

Vale lembrar que pelo de cachorro caindo só pode ser considerado normal quando não for acompanhado de outros sintomas. Na dúvida, procure sempre um médico-veterinário.

Algumas raças soltam mais pelos do que outras?

Embora todos os cães tenham o mesmo ciclo folicular, a duração de cada um varia de raça para raça. Nesse sentido, a veterinária afirma que quanto mais curto é o pelo do pet, mais rápido é o ciclo folicular. 

Logo, ao contrário do que muitos pensam, são os pets de pelo curto os grandes campeões em deixar pelos pela casa. Lembrando que isso também vale para os cães SRD (sem raça definida), que geralmente têm o pelo curto.

De acordo com a Dra. Heidy, estão entre as raças que costumam soltar bastante pelo: Pug, Chihuahua, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Beagle, Yorkshire e Pastor de Shetland.

Quando cachorro soltando muito pelo é preocupante?

Qualquer mudança muito brusca no padrão do cachorro com queda de pelo deve ser investigada. No entanto, fique especialmente atento ao observar os seguintes sintomas: 

  • rarefação dos pelos;
  • queda localizada de pelos;
  • prurido;
  • lesões na pele;
  • descamação.

Esses sinais indicam que a queda de pelos em curso não é apenas fisiológica, mas patológica, ou seja, é provocada por algum problema de saúde. Sendo assim, a recomendação é procurar um médico-veterinário o quanto antes.

cachorro marrom e branco olhando para o lado

Quais são as principais causas da queda de pelos patológica?

Diversos problemas de saúde podem estar por trás do cachorro soltando pelo em excesso. Daí a importância de procurar atendimento especializado para obter um diagnóstico preciso. Entre as causas mais comuns, a veterinária cita: 

  • infestação por ectoparasitas (pulgas e carrapatos);
  • presença de fungos ou leveduras na pele;
  • alergias alimentares;
  • atopia canina;
  • deficiência alimentar;
  • problemas endócrinos;
  • estresse.

O que fazer quando o pelo do cachorro está caindo muito?

Uma vez que cachorro soltando muito pelo pode ter uma causa tanto fisiológica quanto patológica, o primeiro passo é procurar um médico-veterinário. A partir de uma avaliação cuidadosa, ele pode chegar a um diagnóstico, dando início ao tratamento mais indicado. 

Dependendo da origem do problema, o tratamento para cachorro soltando pelo em excesso pode incluir desde mudanças na alimentação até uso de shampoo para queda de pelo de cachorro, como os antifúngicos. Aqui, vão outras dicas para ajudar a prevenir e/ou reduzir a queda de pelos em cães:

  • penteie o pet com regularidade com a ajuda de uma rasqueadeira. Isso ajuda a remover os pelos mortos, evitando que eles caiam pela casa;
  • ofereça somente rações de qualidade para o cachorro soltando muito pelo, de preferência do tipo premium ou super premium;
  • faça o controle regular de ectoparasitas, evitando infestações por pulgas e carrapatos. Hoje em dia, é possível encontrar opções que mantêm o pet protegido por até três meses. Converse com um médico-veterinário;
  • leve seu amigo para banho e tosa somente em locais de confiança. Além disso, verifique se a secagem é feita de maneira adequada para evitar a proliferação de fungos;
  • garanta o bem-estar do pet fazendo passeios diariamente e promovendo o enriquecimento ambiental. Lembre-se de que o estresse também pode levar ao quadro de cachorro soltando muito pelo.

cachorro peludo deitado na grama olhando para a frente

Por fim, não deixe de levar o seu amigo ao veterinário ao menos uma vez por ano para um check-up. Se precisar comprar um shampoo específico para conter o problema, acesse a loja on-line da Petz. Lá, você encontra diversos produtos para banho e limpeza dos amigos peludos. Confira o catálogo

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog