Cachorro urinando sangue: causas, sintomas e tratamento

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Cachorros
Cachorro urinando sangue: causas, sintomas e tratamento
Tempo de leitura: 5 minutos

Ser uma mãe ou pai de pet responsável envolve observar cada mudança que ocorre no comportamento ou no organismo do filho de quatro patas. Isso inclui o acompanhamento inclusive de aspectos não tão agradáveis, como no caso do cachorro urinando sangue

cachorro olhando pela janela

Ainda mais quando os pets utilizam o tapete higiênico, é fácil identificar quando há alterações na coloração, quantidade, densidade ou quando há presença de secreção sanguinolenta. Mas, afinal, o que significa cachorro urinando sangue? Vamos descobrir as possíveis causas?

O que pode ser quando o cachorro urina sangue?

A presença de sangue na urina do cachorro costuma assustar a maior parte dos tutores. De fato, conforme explica o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz Piracicaba, qualquer mudança no xixi do seu amigo deve ser observada e investigada, já que mesmo um aumento na frequência e na quantidade podem ser sinal de problemas de saúde graves, como a diabetes.

No caso do cachorro fazendo xixi com sangue, Rafael explica que elas geralmente estão associadas a complicações do trato urinário. Entre elas, o médico-veterinário cita cistite, retenção urinária e alterações renais como algumas das principais. 

“Não esquecendo de infecções uterinas e de próstata, assim como da possível presença de cálculos no trato urinário”, completa o veterinário. Outras causas possíveis para urina de cachorro com sangue: intoxicação, neoplasias (tumores) no sistema urinário e problemas sanguíneos relacionados à coagulação.

O que fazer quando sai sangue na urina do cachorro?

Quando o cachorro urina sangue, a única pessoa capaz de identificar a causa da hematúria é um médico-veterinário. Por isso mesmo, somente ele, após uma avaliação, poderá recomendar e dar início ao tratamento mais apropriado. Mas antes de buscar ajuda médica, vale a pena observar outros fatores.

“Existem diferenças nas características da urina, de acordo com a causa-base”, explica Rafael. No caso da hematúria em cães, o médico-veterinário diz que, além da presença de sangue, é importante relatar quaisquer mudanças relacionadas a volume, coloração, odor e densidade do xixi.

“Nos quadros de infecção uterina pode haver aumento no volume da urina, muitas vezes com odor fétido. Ela também pode vir acompanhada de corrimentos purulentos ou sanguinolentos, dentre outras alterações”, exemplifica Rafael a respeito das diferenças que podem ajudar o veterinário a chegar mais rápido a um diagnóstico. 

Como de costume, a ocorrência de outros sintomas associados também varia de acordo com a causa do problema. Por esse motivo, não deixe de observá-los e, principalmente, de relatá-los ao médico-veterinário. 

Lembre-se que, embora não excluam a necessidade de exames adicionais, eles são úteis para levantar e descartar hipóteses, reduzindo custos (de exames desnecessários, por exemplo) e facilitando o processo. Entre os sintomas que podem ser observados estão:

  • Presença de pus;
  • Aumento ou diminuição do volume da urina;
  • Aumento ou diminuição da frequência de micção;
  • Alteração da densidade;
  • Alteração do odor;
  • Incontinência urinária;
  • Dor ao urinar;
  • Falta de apetite,
  • Letargia.

Nos casos em que o cachorro tem dificuldade para urinar, o Dr. Rafael Fonseca diz que o paciente também pode fazer “mímicas de urinar”, ou seja, tentativas frustradas de micção ou com eliminação de pequena quantidade de urina. Sintoma típico de infecções urinárias, ele também pode estar associado a outros problemas, devendo ser investigado.

cachorro deitado na cama

Atenção: o sangue também pode estar oculto na urina!

Sem dúvida, o sangue visível na urina é um dos sintomas mais impressionantes de algumas doenças do trato urinário. Mas é fundamental estar atento a qualquer outra mudança no xixi ou no comportamento do seu amigo, já que nem sempre a hematúria pode ser observada a olho nu.

“Às vezes, a presença de sangue na urina é tão sutil que só pode ser detectada com exames de análise dessa urina”, explica Rafael. Ou seja, em caso de qualquer mudança persistente no xixi do filho de quatro patas, procure um veterinário e agende uma consulta.

Sangue versus pigmentos avermelhados

Se por um lado o sangue na urina nem sempre é visível sem a ajuda de um microscópio, por outro há casos em que o parece ser uma grande quantidade de sangue na urina é, na verdade, resultado de uma pigmentação decorrente do consumo de certos alimentos.

“Alimentos como cenouras, beterrabas e amoras podem alterar a coloração da urina. Em geral, isso ocorre com alimentos que contêm carotenoides, corantes e outros pigmentos — em sua maioria alaranjados ou avermelhados — ingeridos em grande quantidade”, explica Rafael. 

“Da mesma maneira, a urina pode adquirir uma tonalidade esverdeada devido à ingestão de altas doses de vitaminas de complexo B”, completa.

Portanto, se o seu amigo se empanturrou de cenoura e fez um xixi alaranjado não se preocupe. (Isso, claro, desde que ele não apresente outros sintomas). Lembrando que o excesso de qualquer alimento, mesmo daqueles que não são tóxicos para o cachorro, é prejudicial para a saúde deles.

Diagnóstico e tratamento

Uma vez que a hematúria (sangue na urina) pode estar associada a diferentes problemas de saúde, não tem escapatória: é fundamental levar o pet ao veterinário.

“Além de escutar todo histórico do pet contado pelo tutor, o médico-veterinário irá associar o que foi analisado na consulta clínica. 

O auxílio de exames complementares, como ultrassonografia, radiografias e exame de urina, também é essencial para chegar ao diagnóstico”, diz Rafael. O quadro do cão urinando sangue, o tratamento vai depender da causa-base do problema.

cachorrinho deitado

Ficou com alguma dúvida? Procure a clínica Petz ou Seres mais próxima a você e agende uma consulta para seu amigo de quatro patas! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *