Cachorros

Câncer de pele em cachorro: conheça a doença

Publicado em 09 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

As doenças que afetam os cães são motivos de grande preocupação para os tutores. Algumas delas podem apresentar complicações mais simples, enquanto outras evoluem para casos mais graves, como é o caso do câncer de pele em cachorro.

cancer de pele em cachorro

Em primeiro momento, o câncer de pele em cachorro é uma doença que assusta os tutores, porém, apresenta tratamento e boas taxas de recuperação.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o câncer de pele em cães, as causas, os sintomas, os tratamentos e como prevenir a doença que pode afetar os pets.

O que é o câncer?

Conhecido cientificamente como neoplasia, o câncer em cachorro é um tumor maligno, que pode colocar em risco a saúde do animal. Ocorre quando há crescimento anormal das células, que se multiplicam de forma descontrolada devido a anomalias na divisão.

O câncer pode ser definido como benigno ou maligno, a depender de certas características, como a capacidade de infectar outras células. O primeiro caso cresce de forma retardada e limitada, enquanto o segundo possui desenvolve-se de maneira mais acelerada e é mais prejudicial à saúde do pet.

No entanto, independentemente do diagnóstico a respeito da característica do tumor, é imprescindível levar o pet ao médico-veterinário para o profissional analisar o quadro do câncer de pele em cachorro e indicar o tratamento necessário, além dos cuidados que precisam ser tomados.

O câncer de pele em cachorro

O cachorro com câncer de pele está entre as neoplasias mais comuns nos centros e nas clínicas veterinárias. É o que explica a Dra. Heloisa Souza, médica-veterinária da Petz. “Isso acontece pelo fato da pele ser o maior órgão do corpo, além de ter diversos tipos de células suscetíveis ao desenvolvimento de tumores”, comenta a especialista.

cancer de pele em cachorro

Apesar de se tratar de um problema comum entre os cães de diversas raças, a situação não deixa de ser alarmante para os tutores e os pets. Por isso, ao surgimento de sinais de um tumor, é importante procurar a ajuda de um profissional qualificado.

Tipos de câncer de pele em cachorro

O câncer de pele em cachorro possui diversas variações, que podem se manifestar de diferentes formas no organismo do animal, cada uma com uma particularidade. Confira algumas delas abaixo.

  • Melanoma;
  • Mastocitoma;
  • Lipoma;
  • Adenoma perianal;
  • Carcinoma de células escamosas;
  • Tricoblastoma;
  • Histiocitoma.

Cada tipo de tumor terá um comportamento diferente em cada organismo. Por isso, é importante estar atento à saúde do animal e realizar consultas periódicas para a análise do quadro de forma adequada.

As causas do câncer de pele em cachorro

Em humanos, o câncer de pele é muito associado à exposição excessiva ao sol. Porém, para nossos amigos de quatro patas, o quadro é um tanto diferente. A Dra. Heloísa comenta que, no caso dos cães, o principal motivo é genético.

“A pele possui alta regeneração, renovando-se com frequência. Isso pode predispor  ao surgimento de células anormais e tumores”, comenta. Entretanto, a especialista lembra que a exposição ao sol também é um perigo para os peludos. É necessário estar atento aos passeios em dias ensolarados, especialmente para pets de cor clara, como brancos ou albinos.

Sintomas do câncer de pele nos cachorros

Assim como outros tipos de enfermidade, o câncer possui um tratamento mais efetivo quando isso ocorre ainda no início. Por isso, o tutor deve ficar atento à saúde do peludo, percebendo possíveis sintomas de câncer de pele em cachorro. De acordo com a Dra. Heloísa, os principais sinais estão descritos abaixo.

  • Nódulos;
  • Mudança na cor de pele;
  • Alterações no aspecto da pele;
  • Sangramentos;
  • Secreções;
  • Feridas que demoram para cicatrizar.

Diagnóstico e tratamento da doença

O diagnóstico para o câncer de pele em cachorro envolve diferentes etapas, responsáveis por entender a origem da doença e a célula afetada. Em um primeiro momento, é realizado um exame clínico, levando em consideração sinais visíveis, idade, histórico e raça do pet.

Outros pontos importantes são a biópsia e o exame histopatológico. Esses testes analisam as células, e o veterinário poderá classificar o tumor. Na maioria das vezes, o tratamento é realizado por meio de cirurgia, removendo a pele da área afetada.

Em alguns casos, pode ser necessário quimioterapia ou radioterapia, dependendo das características da doença. Por sorte, o câncer de pele em cachorro tem cura e  possui boas taxas de recuperação, especialmente se for tratado ainda no início.

Prevenção da doença

Apesar de, geralmente, não apresentar grandes complicações, o câncer de pele em cachorro é considerado um problema sério. Por isso, o mais indicado é prevenir a doença e seguir as recomendações do veterinário.

A Dra. Heloísa reforça que não devemos sair com nossos pets em horários de muita incidência de sol, como das 10h às 16h. Em alguns casos, especialmente para os peludos que vivem no quintal, é recomendado o uso de protetor solar para pets.

As visitas periódicas ao veterinário devem ser feitas para analisar o câncer de pele em cachorro e outras complicações que podem surgir nessa área. No entanto, leve seu pet para um profissional adequado.

cancer de pele em cachorro
Agora que você já sabe a respeito da doença que pode afetar a pele dos cãezinhos, é importante se atentar aos sinais do surgimento de outras complicações no pet. Aproveite para conferir outros conteúdos exclusivos da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog