Como dar remédio de verme para cachorro? Tudo sobre o assunto

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 3, 2020

Cachorros
Como dar remédio de verme para cachorro? Tudo sobre o assunto
Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe como dar remédio de verme para cachorro? Como é fácil de observar quando passeamos com o pet, o que é nojento para nós pode ser muito divertido para os cães. É assim que os doguinhos acabam contraindo esses bichinhos indesejados.

cachorro deitado na grama

Começando pelo exemplo mais comum, não é preciso ser um grande “germofóbico” para sentir calafrios com a ideia de cheirar um poste cheio de xixi. Já os cães são muito curiosos e podem sentir-se atraídos não apenas por esses odores, mas também por outras atividades duvidosas para nós. 

Isso faz com que sejam ainda mais susceptíveis às chamadas verminoses. Daí a importância de saber quando e como dar remédio de verme para cachorro filhote e adulto com regularidade.

Para ajudá-lo na tarefa de manter seu melhor amigo protegido, conversamos com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz. Ela nos ajudou a responder algumas das dúvidas mais frequentes sobre esse tema importante. 

Por que é importante fazer a vermifugação dos cães com regularidade?

Tão essencial quanto às vacinas, a vermifugação é fundamental para ajudar a manter o pet saudável, protegendo-o contra a infecção por certos parasitas. 

Causadas por diferentes tipos de verme em cachorro, as verminoses podem ser contraídas por via oral, cutânea ou através de um hospedeiro intermediário. Uma vez instalados no organismo, esses vermes podem afetar diferentes órgãos e sistemas, desencadeando desde diarreias até problemas cardíacos.

Entre as verminoses mais comuns em cães podemos citar:

  • Ancilostomose: transmitida por meio da ingestão de água e alimentos contaminados, ataca as mucosas do intestino, causando diarreias e anemia;
  • Dirofilariose: também chamada de doença do verme do coração, é transmitida por mosquitos, cuja proliferação é maior em locais quentes e úmidos.  Como o nome popular da doença sugere, o verme se instala no coração, onde cresce, se desenvolve e se multiplica, provocando insuficiência cardíaca;
  • Dipilidiose: também transmitida para seres humanos, afeta principalmente o sistema gastrointestinal, provocando falta de apetite, dores abdominais e diarreias (que podem conter o verme). É causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas,
  • Toxocaríase: outra verminose que acomete seres humanos e cachorros, é transmitida por meio da ingestão de ovos em água e alimentos contaminados. Pode afetar diversos órgãos, como olhos, rins, pulmões e até o cérebro.

Dar remédio de verme para cachorro com regularidade é importante pois, apesar de bastante graves, muitas dessas doenças não manifestam sintomas nos estágios iniciais. Ao vermifugar o pet, você aumenta a chance de eliminar os vermes antes de seu desenvolvimento completo e reprodução. Isso ajuda a evitar complicações.

A partir de que idade é possível começar a vermifugação de filhotes?

Essa pergunta pode ser recorrente: com quantos meses pode dar remédio de verme para cachorro? De acordo com a Dra. Juliana Sanz, em geral, a partir de 30 dias de vida já é possível dar início à vermifugação do cãozinho. 

É importante lembrar que a recomendação pode variar de acordo com o estado de saúde de cada pet. Por isso mesmo, é fundamental que o processo seja orientado por um médico-veterinário. Do contrário, corre-se o risco de intoxicar ou de trazer outros problemas de saúde para o cachorro

Com que frequência é recomendado fazer a vermifugação?

Não existe uma regra para a frequência da vermifugação. De acordo com a Dra. Juliana, ela está diretamente relacionada com a rotina de cada pet. 

“Para os que passeiam mais, indicamos realizar a vermifugação a cada quatro meses”, diz. “Já para aqueles pets que são domiciliados, indicamos vermifugar a cada seis meses”, completa. Para uma vida mais saudável, a veterinária também recomenda levar o pet para um check-up com regularidade. 

Por meio do exames de fezes e de outros exames, é possível identificar a presença de parasitas, o que pode exigir um uso diferenciado dos vermífugos. Assim, é possível também saber quando dar remédio de verme para cachorro.

Como dar remédio de verme para cachorro? Quais são os tipos disponíveis?

cachorro andando na grama

Atualmente, existem três tipos principais de vermífugos disponíveis: comprimido, suspensão (líquidos) e do tipo pour on (de uso tópico). A melhor opção para seu filho de quatro patas vai depender da recomendação do veterinário, assim como das características do cachorro. 

Nesse sentido, a Dra. Juliana aponta a idade, o porte e o peso do pet como alguns dos principais determinantes para decidir qual o melhor remédio de verme para cachorro para uso preventivo. 

Em tempo, não custa nada reforçar mais uma vez que a vermifugação funciona de maneira diferente de acordo com seu objetivo, se para prevenção ou tratamento. Por isso, o remédio de verme para cachorro tem preço variado.

“Em animais infestados fazemos mais aplicações e com mais frequência: uma vez por semana por quatro semanas, por exemplo. Em alguns casos é necessário o uso por três dias consecutivos, e assim por diante”, diz a veterinária. 

Para saber qual é o procedimento mais indicado para seu amigo e como dar o remédio de verme para cachorro, converse com um veterinário.

Existe algum remédio caseiro para cachorro com verme?

Alguns alimentos podem até ajudar a reduzir a quantidade de vermes no intestino. No entanto, eles não têm eficácia comprovada por estudos científicos. Não bastasse isso, algumas das comidas frequentemente sugeridas são extremamente tóxicas para os cães, como é o caso do alho e da uva.

Nunca ofereça esses alimentos para seu amigo. Tanto para prevenção como para tratamento da verminose, o melhor é conversar com um veterinário. Ele poderá indicar a medicação mais adequada e como dar remédio de verme para cachorro de acordo com o estado de saúde do pet.

Quais são os riscos do uso de vermífugos em cachorros?

O uso inadequado, com superdosagem, pode provocar vômitos e diarreias, o que pode levar a quadros mais graves de desidratação. “Nesses casos o ideal é que você busque o seu veterinário na Seres® mais próxima. Assim, ele acompanha e orienta você e seu pet de pertinho.”, orienta a Dra. Juliana Sanz. 

Lembrando que alguns indivíduos também podem apresentar reações adversas a algum dos componentes da fórmula. Em caso de dúvidas, procure ajuda de um profissional.

cachorro com olhar abatido

Viu só? Aprender a como dar remédio de verme para cachorro é uma tarefa que exige cuidados e atenção do tutor. Sempre que seu peludo estiver precisando fazer um check-up ou seja necessário encontrar vermífugos para ele, procure a Petz! Aqui, temos tudo para ajudar!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *