Bem-Estar

4 dicas úteis de como tirar nó de pelo de cachorro

Publicado em 09 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Cães de pelos médios e longos são donos de uma beleza incontestável. Porém, mesmo com cuidados, que vão do banho à escovação, é possível que eles fiquem com a pelagem embolada em algumas situações. Nessas horas, saber como tirar nó de pelo de cachorro do jeito certo é fundamental para não machucar o pet. 

como tirar nó de pelo de cachorro

Pensando nisso, trouxemos quatro dicas úteis, que tornarão essa tarefa mais fácil e, principalmente, mais confortável para o cãozinho. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e descubra como tirar nó de pelo de cachorro.

Por que os pelos de cachorro ficam embolados?

A formação de nós nos pelos do cachorro é semelhante à que ocorre nos nossos cabelos. A própria fricção dos fios uns nos outros faz com que eles comecem a embaraçar. 

De maneira parecida, alguns fatores contribuem para uma propensão maior à formação de nós. É o caso do comprimento, da textura e principalmente dos cuidados que temos com os fios

De acordo com Patrícia Marinho de Barros, consultora técnica do Centro Estético da Petz, em geral, cães com pelo longo e de textura lisa são mais propensos a sofrerem com os nós. Porém, ela destaca que os cuidados adotados pelo tutor no dia a dia também têm um peso importante nisso.

Manter uma frequência adequada de banhos é essencial para remover sujeiras que vão se acumulando na pelagem. “As partículas de sujeira acumuladas fazem com que os fios se juntem, ‘colando-se’ uns sobre os outros e formando pequenos embaraços, que vão ficando maiores”, diz Patrícia. 

Nesse sentido, a escovação também é importante na hora de tirar nó de pelo de cachorro, já que remove sujidades e pelos mortos, diminuindo a formação de nós. O uso de shampoos, condicionadores e hidratantes específicos para cães ajuda a nutrir os pelos, deixando-os mais sedosos e reduzindo a fricção que gera os nós.

Riscos dos nós para a saúde do cachorro

Se você percebeu que os pelos do seu amigo estão embolados, não deixe a questão de lado. Os nós não prejudicam apenas o visual do cachorro, mas também podem provocar coceiras, dor e até lesões na pele. Por isso, é muito importante saber como tirar nó de pelo de cachorro.

Funciona assim: o nó e a sujeira fazem com que o cão se coce com frequência. Ao se coçar, as unhas do cachorro friccionam a pele, podendo causar feridas e infecções.

“O pelo embolado também é um ótimo esconderijo para fungos e bactérias, já que, muitas vezes, o pet utiliza os dentes na hora de se coçar, o que faz com que os pelos fiquem úmidos, agravando ainda mais o problema”, lembra Patrícia. 

Sem contar que os nós dificultam a secagem dos pelos após o banho, o que também contribui para a proliferação de micro-organismos. Ou seja, aprender como tirar nó de cachorro é primordial para a saúde do pet.

Como tirar nó de pelo de cachorro: passo a passo

Antes de darmos algumas dicas de como tirar nó de pelo de cachorro, precisamos destacar que nem sempre isso é possível ou recomendado. Afinal, se o pelo é muito grande, o melhor é fazer a tosa.

como tirar nó de pelo de cachorro

“Quando há grande quantidade de pelos ou nós muito embaraçados, o melhor é tosar, uma vez que o pet pode se machucar durante o desembolo ou ficar com a pele muito irritada”, diz a Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz. Em caso de dúvida ou dificuldade, converse com um especialista no centro estético da Petz.

A seguir, confira algumas dicas de como desembaraçar nó de cachorro da melhor maneira, sem incomodar o peludo nem trazer muitas dificuldades ao tutor. Fique atento a cada detalhe.

1. Aplique um fluido desembaraçador de pelos

Não é necessário utilizar o produto em todas as escovações. Porém, se você quer aprender como tirar nó de pelo de cachorro Shih Tzu e outras raças, tendo a certeza de que seu amigo está com os pelos embaraçados, vale a pena apostar no desembaraçador para facilitar o deslizamento da escova pelos fios.

Ao adquirir o produto, fique atento à composição e dê preferência às versões sem silicone, que não deixam tantos resíduos na pelagem. Assim, você aprende como tirar nó de pelo de cachorro Yorkshire e outras raças, além de promover maior bem-estar ao peludo.

2. Escove os pelos com escova de pino para localizar os nós

Existem diferentes tipos de escova para cachorro, cada uma com uma função. Em geral, a escova de pino é a mais indicada para cães de pelo longo, sem danificar a pelagem ou machucar a pele. Portanto, deve ser utilizada para pentear o cachorro todo e localizar os nós. 

Os lugares mais propensos à formação de nós são: atrás das orelhas, no pescoço, no encontro do tronco com as patas traseiras e dianteiras, assim como nas virilhas. Portanto, ao se questionar como tirar nó de pelo de cachorro Maltês e outras raças, verifique os locais que mais formam nós.

3. Segure os nós pela base para amortecer os puxões

Encontrou um nó no meio da pelagem? É hora de tentar desfazê-lo. Para diminuir o desconforto do pet, uma dica é segurar a base do nó com uma mão, na região mais próxima à pele. Isso ajuda a diminuir o impacto direto dos puxões na pele do cachorro. 

4. Use uma rasqueadeira para abrir os pelos

Com o nó localizado e segurado pela base, comece a abrir os pelos da região embaraçada com uma rasqueadeira. Aos poucos, os fios começarão a se soltar, diminuindo o tamanho do nó até que ele desapareça por completo. 

Durante esse processo, você também pode tentar desfazer o embaraço com os dedos, o que permite um controle ainda maior para não machucar o pet. Evite a formação de nós com medidas preventivas e higiênicas. 

Cães de pelos médios a longos devem tomar banho uma vez por semana. Já a escovação deve ser feita diariamente em cães de pelos longos e a cada dois dias em cães de pelos médios. 

como tirar nó de pelo de cachorro
Agora que sabe como tirar nó de pelo de cachorro, verifique outras dicas importantes que facilitam o bem-estar do cãozinho e promovem mais saúde. Tudo isso aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog