Cachorros

Fratura canina: como evitar e socorrer o pet

Publicado em 01 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Você sabia que a demanda pelo atendimento de fratura canina é uma das maiores nas ocorrências emergenciais na medicina veterinária? Sabemos que o melhor mesmo é prevenir, mas acidentes acontecem.

fratura cachorro

Por isso, fizemos este guia com tudo que o tutor precisa saber a respeito de fratura canina: quais são os animais mais predispostos, os ossos mais acometidos, como prevenir e, caso aconteça, como socorrer o peludo.

Cachorros pequenos: as principais vítimas de fraturas

Com uma estrutura mais frágil que as de cães de médio ou grande porte, os cachorros pequenos estão entre os que mais sofrem com a fratura canina. A razão para isso é fácil de entender: por serem tão pequeninos, a proporção do que acontece com eles é muito maior.

Por exemplo: se um pet de 25 cm cai de uma mesa de 75 cm, ele está caindo três vezes seu tamanho. Ou seja, é a mesma coisa que uma pessoa de 1,60m cair de quase 5 metros! Bastante coisa, não é mesmo? Por isso, todo cuidado é pouco com raças de pequeno porte, a exemplo de:

  • Maltês;
  • Spitz Alemão;
  • Pequinês;
  • Lhasa Apso;
  • Yorkshire;
  • Shih-tzu;
  • Poodle;
  • Chihuahua;
  • Pug.

Vale notar que essas são apenas algumas raças de referência. Se o seu pet pertence a outra raça pequena ou é um SRD de pequeno porte, a regra é a mesma: redobre a atenção ao realizar atividades rotineiras, a fim de evitar sofrimentos e problemas de saúde em seu amigo.

Principais causas de fraturas em cães

Seja um animal de pequeno ou grande porte, muitas coisas podem acontecer no dia a dia do peludo, e algumas podem causar acidentes. Por isso, fique atento às causas mais comuns de fraturas em pets:

  • em cães de pequeno porte, o pulo de alturas consideráveis, como o sofá ou a cama, são os campeões na causa de fraturas;
  • em filhotes, a queda do colo, principalmente de crianças, também tem uma casuística considerável;
  • as fugas com o animal correndo em disparada e sendo atropelado é a grande maioria dos casos de acidentes com cães.
  • outras causas menos comuns são os tumores ósseos, desnutrição, fraturas anteriores e “trombadas” com outros peludos, visto que muitas vezes a fratura pode ocorrer devido a uma doença óssea primária na qual o osso já fica mais frágil.

Principais ossos acometidos nas fraturas de cães

O esqueleto do cachorro possui entre 319 e 323 ossos, a depender do tamanho da cauda. Todos os seus ossos são passíveis de sofrerem com a fratura canina, mas alguns são mais facilmente acometidos do que outros.

Os ossos mais expostos são os das patas, seguidos dos ossos da coluna e das costelas, e depois do crânio. Isso é facilmente explicado pela posição dos mesmos, em extremidades ou protegendo os órgãos torácicos. Conheça um pouco mais sobre elas a seguir.

exames veterinarios

Fratura nos membros dos cães

Os ossos da pata do cachorro são fêmur, tíbia, fíbula, tarso, metatarso e falanges nos membros pélvicos (ou traseiros), além de escápula, úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo e falanges nos membros torácicos (ou dianteiros).

A fratura no fêmur do cachorro é a mais comum, sendo em torno de 40% dos casos de fratura nos cães. Depois vem a tíbia, seguida pelo rádio e a ulna. Por serem ossos envolvidos na locomoção, debilitam bastante o animal, além de serem bastante doloridas.

Caso um acidente aconteça e você precise saber como imobilizar o fêmur de um cachorro, aí vai a dica: corra para o veterinário. Mexer em um osso quebrado pode piorar o quadro. Deixe isso para os especialistas!

Já as fraturas na coluna e costelas são mais graves, mas felizmente menos comuns, assim como as fraturas no crânio. Independentemente de onde ocorrerem, são casos de atendimento emergencial do peludo.

Como identificar a fratura canina

Como saber se cachorro quebrou a pata? Identificar uma fratura pode ser fácil, quando ela é evidente e há exposição do osso comprometido, ou difícil, quando se trata de uma trinca óssea.

O fato é que a dor está sempre envolvida, em maior ou menor grau. Fraturas mais graves são mais dolorosas, obviamente. O animal também vai mancar ou até mesmo elevar o membro para nem sequer tocar o chão.

É possível que ele tente morder o tutor quando este tenta tocá-lo, e a causa é a dor. Ele também pode ficar choramingando e lambendo o local da fratura. No caso de fraturas com machucados, o tutor verá ferida ou sangue no ambiente.

Como ajudar o peludo fraturado

E o que fazer quando o cachorro quebra a pata? Em casa, não há muito que fazer. O ideal é pegar o cachorro tentando movimentá-lo o menos possível e levar imediatamente ao atendimento veterinário.

Você pode improvisar uma maca com uma madeira um pouco maior que o peludo. Coloque a coberta preferida dele, deite-o gentilmente e passe algumas fitas em torno do seu corpo para evitar que ele caia durante o transporte.

Não medique seu animal sem a prescrição realizada por um médico veterinário. É importante ressaltar que alguns antiinflamatórios de uso humano como diclofenaco, por exemplo, podem ser fatais se usados nos caninos!

Depois do atendimento, mantenha o pet em um local tranquilo para que ele descanse. Providencie toda a medicação prescrita para ele e respeite o período de repouso estipulado pelo veterinário.

acupuntura veterinaria

Não sabe onde procurar ajuda em casos de fratura canina? Os centros veterinários Petz contam com profissionais especializados e que poderão ajudar o seu filho de quatro patas com todo o carinho. Verifique as unidades com atendimento 24 horas mais próximas a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog