Pode dar Plasil para cachorro? Descubra a resposta!

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 3, 2020

Cachorros
Pode dar Plasil para cachorro? Descubra a resposta!
Tempo de leitura: 4 minutos

Na teoria, deveríamos tomar remédio apenas com recomendação médica. Na prática, porém, quase todo mundo tem uma farmacinha básica em casa, com medicamentos para o alívio de sintomas. Também quando falamos dos cachorros e fármacos, é muito comum um tutor se perguntar se pode dar Plasil para cachorro.

cachorro deitado no chão

Por exemplo, ao viajar ou em casos de vômitos e náuseas, muitos tutores recorrem ao medicamento para estabelecer o bem-estar do pet. Mas será mesmo que pode dar Plasil para cachorro ou o medicamento piora o quadro de saúde do peludo? Continue lendo e descubra se cachorro pode tomar Plasil.

Para que serve o Plasil?

Presença quase garantida em nossa caixinha de remédios, o Plasil é um fármaco utilizado para o tratamento de náuseas e vômitos. Sua substância ativa é a chamada metoclopramida, que atua no sistema digestório aliviando os sintomas num curto período de tempo. 

Entre nós, seres humanos, o Plasil é muito utilizado para o alívio de sintomas decorrentes de procedimentos cirúrgicos, uso de medicamentos, para facilitar exames do sistema gastrointestinal e no dia a dia, até para aliviar a ressaca. 

Já quando falamos dos cachorros, muitos tutores cogitam usar o Plasil para facilitar o transporte de cães em veículos automotivos. Isso porque não é raro que alguns indivíduos sintam enjoos durante o trajeto e acabem vomitando.

Plasil para cachorro: pode ou não pode?

Em algumas situações, o veterinário até pode recomendar o Plasil para cachorro, por exemplo, quando o tutor tem dificuldade para encontrar outras opções mais adequadas em sua cidade. 

Porém, de acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da rede Seres, o ideal é dar preferência às formulações veterinárias, uma vez que elas tendem a ser absorvidas de maneira mais adequada pelo organismo dos cachorros, diminuindo a ocorrência de efeitos colaterais e evitando a sobrecarga de órgãos como fígado e rins.

O que é bom para o cachorro parar de vomitar?

Segundo a Dra. Juliana Sanz, em geral, os veterinários preferem prescrever formulações veterinárias para alívio dos sintomas. “Cães absorvem e eliminam os medicamentos de maneira diferente dos humanos”, explica a veterinária. 

O uso de fármacos próprios para cachorros aumenta a segurança do processo, já que há estudos que garantem a metabolização correta da substância ativa pelo organismo desses pets. 

Nos casos de vômitos e náuseas, apesar de alguns veterinários afirmarem que pode dar Plasil para cachorro filhote e adulto, a Dra. Juliana diz que os fármacos veterinários que melhor substitui o Plasil são: Nausetrat®, Drasil® e Emetim®. 

Tais medicamentos também possuem como princípio ativo o cloridrato de metoclopramida. A diferença está na absorção e na eliminação do medicamento, assim como na dosagem e nas formas de administração.

Vale destacar que tanto medicamentos de uso humano quanto os específicos para cachorros só devem ser administrados com orientação de um veterinário. Conforme explica a Dra. Juliana, a prescrição de dosagem e administração é feita de acordo com o quadro de cada pet. 

“Alguns animais necessitam da medicação por via injetável quando estão apresentando vômito, por exemplo”, diz a veterinária. Lembre-se que, administrados de maneira inadequada, os medicamentos podem acabar intoxicando ou sobrecarregando o organismo do pet.

cachorro descansando no sofá

O que fazer para o cachorro não passar mal na viagem?

Há grande chance de você ter chegado a esta matéria em busca de uma solução para o problema de vômitos e enjoos durante o transporte do cachorro em veículos automotivos. 

De fato, o uso de medicamentos como Nausetrat® e Drasil® pode ser de grande ajuda para aliviar esses sintomas. Nesse caso, converse com um veterinário sobre essa possibilidade ou questione se pode dar Plasil comprimido para cachorro

Isso porque, após um check-up, o especialista poderá determinar um protocolo a ser seguido nessas situações, sem a necessidade de consultar um veterinário a cada viagem. 

Nesse sentido, é importante destacar que para garantir a segurança do cãozinho, ele deve passar por um check-up ao menos uma vez por ano, com revisão do protocolo quando necessário. 

Para além do uso de medicamentos, algumas medidas simples ajudam a diminuir o enjoo dos cachorros durante as viagens. É o caso de evitar oferecer água e comida para o pet uma hora antes da viagem. 

Mantenha o veículo fresquinho, arejado e tranquilo. Se possível, procure fazer pequenas paradas durante a viagem, aproveitando para dar uma voltinha com o cãozinho. 

cachorro descansando

Após descobrir se pode dar Plasil para cachorro, confira outros conteúdos no blog da Petz que garantem a saúde e felicidade do amigo de quatro patas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *