Cães

Reação de vacina em cachorro: conheça os sinais e saiba o que fazer

Publicado em 23 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Quando levamos o pet para tomar vacina, o objetivo é claro: queremos deixá-lo protegido contra uma série de doenças graves, como raiva, cinomose, leptospirose, gripe, entre outras. Mas eis que, em vez de voltar para casa mais saudável, seu pet retorna do veterinário amuado. É a chamada reação de vacina em cachorro.

cachorro branco com manchas marrons no rosto tomando vacina

Relativamente comuns — principalmente na primeira vacina do cachorro ou no primeiro ciclo de vacinação —, as reações podem assustar alguns tutores de primeira viagem. 

Para acabar com as dúvidas, contamos por que elas ocorrem, o que fazer em caso de problemas e quando, de fato, é preciso buscar ajuda de um veterinário com urgência. 

Reações à vacina: por que elas podem acontecer?

Para começar, não custa nada retomar as aulas de Ciências e lembrar como as vacinas agem. Como todos sabem, o objetivo das vacinas é proteger o indivíduo de determinadas doenças. 

Para isso, elas utilizam bactérias ou vírus inativos que, ao entrar no organismo, estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a doença. E é isso o que nos deixa protegidos!

Nesse contexto, são possíveis muitos tipos de reação, algumas por resposta excessiva do sistema imune, outras por reação às substâncias da vacina, outras por desafio excessivo a um organismo que já estava debilitado e tentando combater outras doenças. 

“Normalmente, os filhotes apresentam uma maior taxa de reação vacinal”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Renata Alvez. “As raças de porte pequeno também apresentam mais reações quando comparadas às raças maiores”, conclui. 

Isso não quer dizer que a vacina em cachorro vá causar reação adversa em todos os filhotes nem que adultos estejam livres dessas reações. Na verdade, segundo a especialista, é algo imprevisível. O que se deve é ficar atento a pets que já apresentaram reação adversa a vacinas anteriormente.

cachorro branco tomando vacina

Meu cachorro tomou vacina e está com dor: efeitos colaterais esperados

De acordo com a Dra. Renata, o que é considerado “normal” após a vacina é que não haja reação de vacina em cachorro. No entanto, ela lista algumas alterações que são mais esperadas após o procedimento:

  • corpo dolorido;
  • inchaço na região de aplicação;
  • aumento da temperatura corporal.

É importante destacar que, quando o cachorro vacinado tem reação à vacina, não significa que ele não estará imunizado. Isso quer dizer apenas que o organismo dele está tendo um pouquinho mais de trabalho para lidar com a vacina. 

Não se esqueça que nem todas as doenças contam com vacinas. Algumas, como o calazar, por exemplo, requerem outros métodos preventivos, como os repelentes. 

Quando se preocupar com as reações à vacina

Sempre que o pet apresentar alguma alteração, por menor que ela seja, é bom acompanhar como isso evolui. Se seu amigo ficou com o local de aplicação dolorido, fique de olho para ver se a dor passa em até 24 horas, se está acompanhada de outros sintomas, etc. Porém, algumas reações mais graves merecem atenção imediata:

  • coceira;
  • edema (inchaço) de face e pescoço;
  • agitação;
  • salivação excessiva;
  • vômitos;
  • tremores.

Se o cachorro apresentar qualquer um desses sintomas, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária para atendimento. Eles são sinal de uma reação de vacina em cães mais séria, como o choque anafilático, que requer cuidado urgente para evitar a perda de consciência e até o óbito. 

O que fazer em caso de reação esperada à vacina

Como dito, caso a vacinação de cachorro gere reações como vômito ou diarreia, a recomendação é levar seu amigo ao veterinário o quanto antes. Já para uma reação de vacina em cachorro esperada, algumas medidas ajudam a amenizar o problema

  • evite tocar no local de aplicação;
  • facilite o repouso e deixe o cachorro descansar;
  • procure dar banho sempre antes da vacina, não nos dias imediatamente seguintes,
  • em caso de aumento da temperatura, converse com um veterinário sobre o uso de antitérmico ou analgésico.

Além de seguir esses passos, também é importante ficar atento à duração do mal-estar. Em geral, os sintomas costumam passar em 24 horas. Qualquer coisa, corra para uma Petz e encontre o que seu animalzinho precisa.

Lembrando que, apesar do risco de reações leves, as vacinas são extremamente importantes para a saúde dos cachorros. Mantenha a carteirinha de vacinação do seu amigo em dia!

mão com luva segurando seringa

Se você gostou de saber mais sobre a reação de vacina em cachorro, não deixe de conferir os outros conteúdos que disponibilizamos aqui, no blog da Petz! São diversas informações para você sempre ter os melhores cuidados com o seu melhor amigo de quatro patas. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog