Bem-Estar

Simparic é bom? Um de nossos veterinários responde

Publicado em 06 de março de 2020

Tempo de leitura: 5min

Nunca foi tão fácil proteger cães e gatos contra infestações de pulgas e carrapatos. Se antigamente os tutores contavam com métodos que não eram 100% eficazes, hoje há opções de antipulgas mastigáveis, como o Simparic, da Zoetis. Mas Simparic é bom mesmo? Como ele funciona?

cachorros deitados

Continue lendo para saber por que esse medicamento é a melhor opção para o seu peludo!

Por que optar por um antipulgas em comprimido como o Simparic?

Na verdade, não existe uma regra ou recomendação válida para todos os pets. A escolha do melhor método de prevenção contra pulgas e carrapatos vai depender do estilo de vida, do estado de saúde e das necessidades específicas do animal. Converse com um veterinário!

Dito isso, o antipulgas em comprimido mastigável tem sido muito recomendado pelos veterinários por sua praticidade e eficácia.

“Por ser uma medicação sistêmica, ele não sofre a interferência de banhos frequentes”, explica a Dra. Valéria Correa sobre as vantagens de medicamentos como o Simparic. “Além disso, mata rapidamente as pulgas que picarem o pet”.

Como o Simparic funciona?

Uma das vantagens desse antipulgas é que ele atua de maneira sistêmica, ou seja, de dentro para fora. Para entender melhor, vamos imaginar que um tutor aposte no uso de medicações tópicas — como é o caso de algumas pipetas — na prevenção contra pulgas e carrapatos.

Dependendo do tipo de medicação e da frequência de banhos, o antipulgas será facilmente removido ou perderá sua eficácia. Isso faz com que o pet fique exposto a infestações por ectoparasitas.

Já no caso de métodos como o antipulgas Simparic, a medicação é absorvida pela corrente sanguínea do cachorro. Dessa maneira, sempre que ele recebe uma picada, a pulga ou carrapato responsável entram em contato com a medicação, morrendo em seguida. 

Vale destacar que os comprimidos palatáveis não são o único método que funciona de maneira sistêmica para tratar pulga em cachorro. Algumas pipetas também possuem medicação que é absorvida pela pele, entrando posteriormente na corrente sanguínea. 

Quanto tempo demora para o Simparic fazer efeito e quanto tempo dura a proteção?

Para que seja eficaz, o medicamento precisa ser absorvido pela corrente sanguínea. De acordo com o fabricante, pode levar até três horas para que o pet fique completamente protegido.

Uma vez absorvido, ele permanece no organismo do cachorro por até 35 dias. Após esse período, é necessário dar outro comprimido Simparic a fim de manter a proteção. O ideal é que o uso de antipulgas não seja feito apenas de maneira pontual, quando há um risco maior de exposição.

Pulgas e até carrapatos são comuns mesmo em áreas urbanas. Além da coceira, os parasitas podem causar problemas mais graves, como dermatite alérgica, erliquiose, babesiose, entre outros.

criança e cachorro

Além de pulgas e carrapatos, o Simparic protege o pet de mais alguma coisa?

Sim! A proteção do remédio contra ectoparasitas é completa. Isso significa que, além de proteger o cachorro contra pulga e carrapato, ele também tem efeito sobre os ácaros. Esses, por sua vez, estão relacionados a doenças muito comuns entre os cachorros, como os três tipos de sarna:

  • Sarna demodécica;
  • Sarna sarcóptica,
  • Sarna otodécia.

Ao todo, a proteção da Zoetis Simparic é garantida contra onze espécies de parasitas, incluindo o Rhipicephalus sanguineus, espécie de carrapato mais comum nos cães.

Existe alguma contraindicação de uso do Simparic?

Segundo o fabricante, não existem contraindicações conhecidas para o uso do Simparic comprimidos mastigáveis na dose recomendada. No entanto, seu uso só é recomendado para pets a partir de oito semanas de idade.

Também é importante ressaltar que o uso da medicação ainda não foi avaliado em cadelas reprodutoras, prenhes ou lactantes. Nesses casos, converse com um médico-veterinário para encontrar alternativas.

É fundamental respeitar as orientações do fabricante em relação à dose adequada de acordo com cada faixa de peso. Doses acima do recomendado podem ser tóxicas e causar reações indesejadas no seu filho de quatro patas. Por isso, preste muita atenção na embalagem!

Como dar o comprimido Simparic para o cachorro?

Pensando em facilitar a vida dos tutores, o medicamento foi desenvolvido como um comprimido para pulga mastigável altamente palatável. Por isso mesmo, em geral ele é facilmente ingerido pelos cães, que encaram o comprimido como se fosse um pequeno petisco.

Mas há casos em que, por um motivo ou outro, o pet não se interessa pelo comprimido. Se isso acontecer, a Dra. Valéria recomenda colocar a medicação no meio de uma comida pastosa sem dissolver o comprimido. É importante que o pet faça a ingestão completa da medicação.

cachorro feliz

Ficou interessado em deixar seu cãozinho protegido contra pulgas, ácaros e carrapatos depois de saber que Simparic é bom? Adquira-o já na loja on-line da Petz ou na unidade com farmácia mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog