Tinta para pelo de cachorro é recomendada?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 7, 2020

Cachorros
Tinta para pelo de cachorro é recomendada?
Tempo de leitura: 3 minutos

Alguns dos serviços oferecidos por centros de estética são essenciais para a saúde e a higiene dos cães, como o banho e a tosa. Dependendo do tipo de pelagem do amigo, até mesmo as hidratações são úteis para deixar os pelos sedosos, evitando a formação de nós. Mas, no caso das pinturas, será que tinta para pelo de cachorro faz mal?

cachorro recebendo carinho do tutor

Serviços como o tingimento da pelagem são puramente estéticos e geram dúvidas quanto à sua segurança. Afinal, tinta para pelo de cachorro prejudica ou não prejudica o pet? Quais são os cuidados na aplicação? Continue lendo para saber mais!

É perigoso pintar o pelo de cachorro?

De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, nenhum produto é isento de riscos. Isso vale, inclusive, para produtos essenciais, como xampus e condicionadores utilizados no banho. 

“O risco sempre existe, uma vez que os produtos podem gerar alergia. Porém, em estabelecimentos de confiança, os produtos utilizados costumam ser de maior qualidade, o que pode reduzir as chances de isso acontecer”, explica o veterinário. 

cachorro deitado no sofá

No caso da tinta para pelo de cachorro, é importante que o produto utilizado tenha sido desenvolvido especialmente para pelo de cachorro, levando em conta o pH da pele canina, entre outros fatores. 

Mesmo assim, isso não é garantia de que o pet não terá uma reação alérgica. Daí a importância de escolher um local de confiança, que siga todos os cuidados para o procedimento.

Além do risco de alergias, tingir pelo de cachorro também pode levar a alterações comportamentais, uma vez que o produto pode alterar o cheirinho natural do animal, elemento essencial da identidade dos cães. Por isso, antes de realizar qualquer novo procedimento estético, é importante conversar com um veterinário para obter orientações.

Posso pintar o pelo de cachorro com tinta de cabelo?

De jeito nenhum! As tintas para cabelo são desenvolvidas de acordo com as características do nosso couro cabeludo, que são diferentes da pele do cachorro. Portanto, não é recomendado usar tintas para cabelo em cachorros, mesmo que se trate de uma tinta de qualidade ou de um produto mais leve, como um tonalizante. 

Conforme explica Ítalo, o uso desses produtos pode provocar reações alérgicas intensas, levando a sérios problemas dermatológicos, inclusive a ocorrência de queimaduras químicas. 

“Em casos de reação alérgica aguda, pode haver choque anafilático e até óbito, de acordo com o grau de severidade dessa reação”, alerta o veterinário. Vale lembrar que o tingimento indiscriminado e sem cuidados é considerado crime de maus-tratos aos animais.

Cuidados ao tingir o pelo do pet

Antes de pintar cachorro, é importante considerar que essa não é uma necessidade do peludo. Ao contrário! Trata-se de um procedimento nada natural para os amigos de quatro patas. 

Nesse caso, quando o produto utilizado possui um odor muito forte, ele pode causar estranhamento no próprio pet e em outros cães. Portanto, se quiser mesmo aplicar tinta para cachorro, faça isso esporadicamente, tomando esses cuidados:

  • Evite fazer o tingimento em casa. Em vez disso, prefira locais de confiança, com profissionais qualificados e que utilizem produtos de qualidade;
  • Utilize apenas produtos específicos para cachorros;
  • Antes da aplicação da tinta, é fundamental realizar um teste, a fim de identificar possíveis reações alérgicas. Ao escolher um local para fazer o serviço, certifique-se de que o estabelecimento tomará esse cuidado;
  • Se o seu amigo tem a pele sensível, com histórico de alergias, não é recomendado fazer o tingimento. Em caso de dúvidas, converse com um veterinário;
  • Evite pintar pelo de cachorro por completo. Em vez disso, que tal tingir apenas o rabo ou a pontinha dos pelos das orelhas?
  • Em caso de irritação da pele, procure um veterinário quanto antes!

cachorro deitado com pelo bem fofinho

Depois de conferir se tinta para pelo de cachorro faz mal, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre saúde e bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *