Alimentação

Tipos de ração: como escolher o melhor para o seu pet

Publicado em 08 de novembro de 2018

Tempo de leitura: 4min

Em geral, quanto maior é o número de opções, mais difícil é a escolha! Ainda mais quando o assunto é algo tão importante quanto a alimentação dos pets. É por isso, que optar entre os diversos tipos de ração as vezes é bem complicado.

“A escolha da ração correta trará benefícios futuros para saúde interna, articular e para a pelagem do pet”, alerta a médica-veterinária Michelle Clavico, da Petz. “Temos que escolher a ração mais adequada para garantir que, futuramente, ele não desenvolva doenças relacionadas aos índices nutricionais”, completa.

De acordo com a especialista, antes de comprar uma ração, o ideal é sempre consultar um veterinário. Mas também vale se informar sobre os diferentes tipos de ração. Saiba mais!

Principais tipos de ração e suas características

tipos de racao cachorro

Quem já passou pelos corredores de ração das lojas Petz deve ter notado que há rações de vários preços. Nessas horas, pode ser tentador levar para casa a mais em conta. Mas antes, é preciso saber que existem diferenças entre elas, e isso pode ter impacto também no custo-benefício.

Embora existam subdivisões dentro da mesma categoria, as rações disponíveis para pets podem ser divididas em 3 grupos principais:

 

Ração super premium

A ração super premium geralmente possui o preço mais elevado, porém esse tipo de alimentação compensa por sua qualidade e por contribuir com uma série de aspectos. “Além de trabalhar a saúde interna do pet, ela também trabalha com a estética, com a saúde dental, com as articulações e reduz o odor das fezes”, esclarece Michelle.

Já com relação à nutrição, a veterinária diz que se trata de um alimento bem balanceado e de boa digestibilidade. Isso significa que entre os tipos de ração, esses produtos garantem ao pet a absorção de todos os nutrientes necessários. E o legal, é que isso tem outras vantagens! “O pet ingere uma menor quantidade de ração, passa mais tempo saciado, gerando um conteúdo fecal ainda menor”, explica.

tipos de racao pet

Ração premium

Considerada intermediária e mais acessível, a ração premium também garante a nutrição do pet. A diferença, de acordo com a Dra. Michelle, é que ela trabalha somente com esse aspecto, sem contribuir para cuidados externos, como a pelagem.

Além disso, esse tipo de comida para cachorro também possui uma digestibilidade menor em relação à ração super premium. Em outras palavras, é um pouco mais difícil para o organismo do pet absorver todos os seus nutrientes. Com isso, “o pet fará a ingestão de uma quantidade maior do alimento e terá maior conteúdo fecal”, diz a veterinária.

 

Ração standard

A mais acessível entre todos os tipos de ração, a ração standard é sim feita para ser balanceada. Por utilizar ingredientes menos nutritivos e de baixa digestibilidade, a absorção dos nutrientes pode acabar prejudicada.

“Pode ser necessário entrar com suplementação futura ou conjunta”, diz a veterinária. “O pet também precisa comer mais para se sentir saciado e, com isso, há maior eliminação de fezes”, finaliza.

 

Rações medicamentosas: quando oferecê-las ao pet

tipos de racao caes

Além das rações tradicionais voltadas para faixas etárias, portes e raças específicas, hoje em dia, é possível contar também com rações terapêuticas e especiais. Tidas como rações super premium, esses produtos possuem fórmulas diferenciadas para atuar como coadjuvantes no tratamento de doenças. É o caso, por exemplo, das rações para perda de peso, problemas urinários, problemas cardíacos, hipoalergênicas, entre outras.

Sua administração, no entanto, sempre deve ser recomendada por um veterinário. “Algumas delas têm, inclusive, limite de tempo de uso e, se não forem administradas corretamente, podem gerar ainda mais problemas”, alerta Michelle. Por isso, sempre converse com um veterinário antes de escolher a melhor ração para o seu amigo!

Por fim, Michelle diz que, na hora da escolha, vale colocar tudo na ponta do lápis. Isso porque, além de ser consumida em menor quantidade, uma ração de qualidade contribui muito para a prevenção de doenças, o que ajuda a evitar gastos futuros com tratamentos.

E então, pronto para escolher a ração do seu amigo? Consulte um de nossos veterinários na clínica Petz mais próxima a você! Na Petz você também encontra diversos tipos de ração standard, premium e super premium para garantir a nutrição do seu bichinho.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Tipos de ração: como escolher o melhor para o seu pet"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog