Cachorros

Confira 5 dicas para o treino de cachorro em casa

Publicado em 16 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

O treino de cachorro é uma prática que pode trazer muitos benefícios para a convivência com o bichinho de estimação. Seja para responder a comandos básicos, fazer as necessidades no local correto ou até mesmo socializar com desconhecidos, o adestramento só traz vantagens. 

cachorro sendo adestrado

Entretanto, essa pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada para novatos no assunto. Afinal de contas, a capacidade de aprender novos truques varia de pet para pet. A raça e a personalidade do animal também podem ser determinantes na questão. Assim, confira 5 dicas para treinar seu cachorro sozinho! 

Comece o adestramento desde cedo

Quanto antes começar a adestrar o cachorro, melhor será. Isso porque, se ensinados desde filhotes, os cães têm menos chances de desenvolver hábitos indesejados. Dessa forma, o treino do bichinho vai ser muito mais simples. 

Além disso, o aprendizado de filhotes é mais fácil. Esse também é um ótimo período para desenvolver laços afetivos com o cãozinho e determinar o que pode ou não pode ser feito. 

Apesar de ser um pouco mais complicado, também é possível adestrar cachorro adulto. Afinal, cães mais velhos ainda podem aprender coisas novas. Estimulá-los com frequência, ter muita paciência e lidar sempre com muito carinho serão fatores decisivos na hora do treino de cachorro adulto.

Faça uso de petiscos durante o treino

Esse é um passo fundamental do adestramento, porque reforços positivos são muito importantes para o treino de cachorro. Quando o pet obedecer a um comando, ou até mesmo se fizer as necessidades no local indicado pelo tutor, ele deve ser recompensado. 

Para isso, basta manter um estoque cheio de petiscos que o pet ama. Assim que o peludo fizer algo solicitado, ele deve ganhar um agrado. Dessa forma, o animal associará determinadas ações com guloseimas, e assim as chances dele realizá-las frequentemente são maiores. 

Não brigue, ensine!

Quando vamos ensinar algo novo a alguém ou a algum bichinho, paciência e compreensão são muito importantes. Por isso, se o pet não atender a algum comando durante o treinamento, evite brigar com ele. 

Isso não quer dizer, porém, recompensá-lo por fazer algo errado. Basta apenas insistir até que o bichinho entenda que há uma maneira correta de realizar certa ação.

Brigar pode, inclusive, dificultar as coisas. Afinal, o treino de cachorro serve para ensinar o pet. Se ele se sentir inseguro, assustado ou até nervoso, o aprendizado pode ser prejudicado. Ninguém consegue aprender sob pressão, não é mesmo? 

Isso não significa que não dá para ser firme na hora do adestramento. É possível usar a voz de comando para repreender o peludo momentos antes dele fazer algo errado. Brigar ou maltratar não são soluções, mas impor limites é bem importante.

Use palavras de incentivo e demonstre muito carinho

Outra dica para adestrar um cachorro é usar palavras de incentivo e fazer muita festa. Se, por exemplo, o estoque de petiscos tiver esgotado, troque as guloseimas por elogios e carinhos atrás da orelha. 

Demonstrar alegria e incentivar o bichinho funciona de forma contrária a brigar. Encorajar o amigo de quatro patas com palavras e até mesmo gestos pode fazê-lo se sentir cada vez mais seguro, reconhecendo boas ações com facilidade. 

Repita os ensinamentos com bastante frequência e seja paciente.

Como ficou claro, paciência é uma palavra-chave para o treinamento de cachorro. Isso porque, dependendo do pet, aprender algo novo pode demorar bastante tempo. Assim, é importante que as aulas sejam aplicadas com certa frequência. 

Por isso, não desista do seu amigo! Com muita dedicação, carinho e os incentivos certos, seu cachorro certamente responderá a comandos básicos. O importante é respeitar o tempo de aprendizagem do animalzinho e sempre apoiá-lo.

tutor acariciando o cachorro

Essas foram algumas dicas simples para você implementar no seu treino de cachorro. Esperamos que, com elas, você consiga que seu amigo de quatro patas realize alguns truques e pratique boas ações. Para mais informações sobre adestramento de cachorros, é só dar uma olhada por aqui, no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog