Cachorros

Umbigo de cachorro: saiba tudo sobre a hérnia umbilical

Publicado em 07 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Você já se perguntou onde fica o umbigo de cachorro? Olhando para a barriga fofinha — e, muitas vezes, lisinha — do nosso filho de quatro patas, a gente nem imagina que ele também tem um umbigo.

Mas têm! Os filhotes de cachorro também nascem ligados à mãe pelo cordão umbilical. Sendo assim, também contam com essa famosa estrutura que, por sua vez, está sujeita a apresentar problemas, como a hérnia umbilical.

Continue conosco para saber mais sobre o assunto!

Dois cães de pelo marrom olhando para o canto direito.

O que é a hérnia umbilical em cães?

Quase todo mundo já ouviu falar em hérnia, mas nem todos sabem o que ela significa. Segundo o médico-veterinário da Petz, Dr. Ítalo Cássio Silva Oliveira, a hérnia em cachorro, de forma geral, pode ser definida como “uma camada muscular que não foi fechada de maneira adequada”.

Essa camada fica, então, com uma abertura, que pode permitir a passagem de órgãos internos.

Um dos locais mais comuns para o surgimento do problema é justamente na musculatura abdominal, permitindo a passagem de alguma alça intestinal, por exemplo. Por isso, a hérnia umbilical em cães pode ser muito perigosa.

Principais causas da hérnia em umbigo de cachorro

Segundo o Dr. Oliveira, a origem da hérnia pode estar ligada ao momento do parto, devido à força feita pela cadela para cortar o cordão umbilical com os dentes. “Essa tração pode fazer com que o pet fique com o fechamento muscular inadequado”, diz.

Algumas raças são mais predispostas a desenvolver hérnia no umbigo devido ao formato da arcada dentária da cadela. Nesses casos, é necessário prestar ainda mais atenção na saúde do pet.

Esse é o caso do shih-tzu e de outros braquicefálicos (de focinho achatado). Fatores genéticos também podem predispor o animal à frouxidão muscular e, consequentemente, à hérnia no umbigo de cachorro.

Cachorro branco deitado sendo acariciado no peito.

Sintomas da hérnia no umbigo do cachorro

Mesmo quando não é necessário fazer uma intervenção cirúrgica, a hérnia em umbigo de cachorro sempre deve ser acompanhada. E o primeiro passo é reconhecer seus sinais, entre eles:

  • Aumento de volume na região umbilical,
  • Vermelhidão do local.
  • Em caso de estrangulamento de alguma víscera (como uma alça intestinal), o pet também pode apresentar:
  • Vômitos;
  • Dor abdominal,
  • Falta de apetite.

Ao suspeitar que seu amigo está com hérnia umbilical, procure um médico-veterinário quanto antes para uma consulta. Só ele poderá avaliar e recomendar as medidas necessárias.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da hérnia umbilical em cachorro é feito pelo veterinário a partir do exame físico, com palpação e inspeção da região abdominal.

Exames de imagem, como ultrassom, para verificar a descontinuidade da musculatura e avaliar se a estrutura encarcerada é apenas um tecido gorduroso ou uma porção do sistema gastrintestinal, também são comuns.

De acordo com o Dr. Oliveira, o tratamento varia de acordo com as características da hérnia.

“Hérnias menores podem se tornar maiores de acordo com a pressão exercida pelos órgãos na musculatura abdominal”, explica.

“Além disso, quando a estrutura encarcerada é uma alça intestinal, isso torna o problema mais sério”, conclui.

É por essa razão que, em muitos casos, a cirurgia é recomendada. Caso a abertura no umbigo de cachorro seja identificada com o pet ainda filhote, o Dr. Oliveira sugere que o procedimento seja feito no mesmo dia da castração.

Cachorro marrom e branco deitado em um banco azul.

Leve seu pet ao veterinário regularmente

A hérnia no umbigo de cachorro pode ser bem perceptível ou não. Para que seu pet não corra riscos desnecessários, leve-o regularmente ao veterinário, no mínimo uma vez por ano, para fazer aquele check-up.

E, claro, se notar o umbigo de cachorro estufado ou a barriga com algum volume anormal, corra para o veterinário.

Na Petz, além de encontrar alimentos, acessórios e brinquedos para todas as fases do seu cachorrinho, você pode agendar uma consulta na clínica Petz mais próxima a você. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog