Visão canina: saiba tudo sobre como nossos cães enxergam o mundo

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 26, 2019

Bem-Estar
Visão canina: saiba tudo sobre como nossos cães enxergam o mundo
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você tem a sorte de ter um cachorro em casa, sabe o quanto esses fiéis companheiros ficam felizes ao nos ver! Seja após um rápido passeio ou uma viagem de dias, eles sempre comemoram! Mas, como será que os cães nos enxergam? Se você está curioso para saber mais sobre a visão canina, não se preocupe!

Convidamos um especialista para tirar todas as suas dúvidas! Continue lendo e aprenda mais sobre como enxergam os cães!

Como funciona a visão canina?

Antes de falarmos sobre a visão canina, é importante entendermos como funciona a visão do cachorro em geral. Os olhos de todos os animais possuem dois tipos de células: cones e bastonetes.

Os primeiros servem para enxergar cores. Já os bastonetes, identificam a luminosidade. A visão é uma mescla da atuação desses dois tipos de células.

Esse é um dos motivos pelos quais os gatos, por exemplo, enxergam de forma menos nítida que os humanos de dia, mas, à noite, os bichanos podem ver muito melhor que nós. Isso se dá porque, além de uma estrutura que reflete a luz atrás da retina, os gatos possuem mais bastonetes e menos cones, assim como os cachorros!

Afinal, cachorro enxerga colorido?

É muito comum a lenda de que cachorro enxerga em preto e branco. Bom, segundo o médico-veterinário da Petz, Samuel Teófilo, você pode parar de ter pena de seu filho de quatro patas.

“Os cães enxergam em cores, sim”, explica o especialista. “A diferença é que eles não conseguem distinguir todas elas.” Isso porque os cachorros possuem apenas dois tipos cones, os receptores de cor, enquanto nós possuímos três.

Se você se recorda das aulas de artes, deve lembrar que há três cores primárias: vermelho, verde e azul. A combinação entre elas gera todas as outras cores. Nossos receptores podem identificar todos esses tons, enquanto os cachorros só percebem vermelho e azul.

Dessa forma, conforme explica o Dr. Samuel, as cores ficam mais apagadas, porque para suprir a ausência do verde, o cérebro do cãozinho completa tudo com cinza.

Como muitos tons são uma combinação das cores primárias, incluindo o verde, para os cães tudo fica um pouco cinzento. Isso significa que com essa visão de um cachorro ele não irá perceber todos os detalhes de um belo parque em um dia de sol. Mas, não é por isso que ele vai se divertir menos.

Visão canina: cachorros são míopes?

Comparados com os humanos, os cães possuem uma visão um tanto limitada. Segundo o Dr. Samuel, estudos mostram que os cachorros enxergam com nitidez objetos que estejam, no máximo, a seis metros de distância. Enquanto para os humanos essa distância é de 22 metros.

Ou seja, para os nossos parâmetros, um cachorro pode, sim, ser considerado um pouco míope. Mas não vá achando que seu filho de quatro patas precisa de óculos! Conforme explica o especialista, os pets utilizam de outros sentidos para compensar essa aparente limitação.

“Não podemos dizer que a visão dos cachorros é ruim, porque ela não afeta a vida deles”, explica o veterinário. “Com o excelente olfato, eles podem perfeitamente se orientar.” É só uma forma diferente do pet de balancear os órgãos do sentido.

Cachorros enxergam a noite?

Este é um ponto em que os cachorros são melhores que nós! Os olhos dos cães, graças ao número maior de bastonetes, conseguem captar mais luz do que os olhos humanos. Por isso, sua visão noturna dos cães é bem melhor do que a nossa!

“Os cães podem, sim, enxergar bem na penumbra”, explica o Dr. Samuel. Não podemos esquecer que essa bolinha de pelos fofa, que dorme, brinca e come ração, um dia foi um temido predador.

Assim como os lobos, seus parentes um tanto próximos, a visão permite que seu cachorro enxerga no escuro. “Porém, na escuridão total os cães não conseguem enxergar”, complementa o veterinário.

Cuidados com a visão canina!

Agora que você já conhece mais da visão canina, é hora de aprender um pouco sobre a saúde dos olhos deles. Assim como os humanos, os cachorros também podem ter doenças que afetam a visão. Alergias, glaucoma e conjuntivite são algumas das enfermidades mais comuns.

Segundo o Dr. Samuel, os principais sintomas de uma doença nos olhos nos são:

  • Dificuldade de desviar de objetos;
  • Mudança da coloração ocular;
  • Secreção intensa;
  • Córnea esbranquiçada.

Se você notar qualquer um dos sinais acima, procure um veterinário imediatamente. Problemas de visão podem atrapalhar a qualidade de como os cachorros enxergam. Além disso, um diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz.

Precisa levar seu amigo de quatro patas para uma visita ao veterinário? Na Petz você encontra uma equipe de profissionais capacitados, que ficarão felizes em ajudar. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *