Cachorros

Xixi de cachorro: saiba o que a alteração de cor pode significar

Publicado em 05 de setembro de 2019

Tempo de leitura: 3min

É essencial estar sempre atento a saúde do seu amigo de quatro patas. Algumas alterações em atividades do cotidiano podem ajudá-lo a identificar problemas mais sérios. Por exemplo, a cor do xixi de cachorro.

xixi de cachorro pet

Quando apresenta uma cor mais escura, a urina pode preocupar o médico-veterinário e, a partir de então, é hora de tomar alguns cuidados com a saúde do pet. Isso porque a cor, a frequência, o odor e o volume do líquido são capazes de apontar diferentes problemas. Confira!

Coloração de xixi de cachorro: quando se preocupar?

É recomendado que os tutores estejam sempre atentos a cor do xixi do seu cãozinho. Dessa forma, fica mais fácil diagnosticar possíveis problemas de saúde ainda no começo, como infecção e problema renal.

Portanto, observe todas as vezes em que seu pet utilizar o banheiro. Para ajudar a identificar doenças, opte por tapetes higiênicos de cor branca. O indicado é sempre estar atento à coloração do xixi a longo dos dias.

Tanto cores escuras como claras demais podem indicar problemas mais sérios. Para ajudar os tutores a entender essas possíveis alterações, listamos algumas características da cor da urina que exigem atenção. Confira!

  • Alaranjada: a urina na cor laranja pode indicar problemas no fígado ou quadros de desidratação;
  • Avermelhada: tons vermelhados ou rosados sugerem doenças no trato urinário, como infecções, mas podem ser também indicações de quadros de hemorragia ou tumor em cachorro;
  • Amarronzada: se o xixi do seu cãozinho estiver nesse tom, é hora de correr para o médico-veterinário! Isso porque, quando a urina fica com essa característica, ela sugere destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode acontecer por várias razões, como lesões internas e reação a toxinas.

Frequência e volume de xixi de cachorro

Outro ponto muito importante ao qual o tutor deve estar atento diz respeito à frequência com que o cãozinho faz xixi e ao volume de urina. Essas características também podem indicar que algo não vai bem com o pet.

Fazer xixi demais nem sempre é algo sério. Se for aumento de volume, o cachorro pode apenas ter consumido muito líquido, em um dia quente ou após exercício, por exemplo. Se for aumento de frequência, pode estar marcando território.

xixi de cachorro

Porém, fora dessas circunstâncias, é essencial estar atento! Problemas renais, infecções urinárias e várias doenças endócrinas podem causar alterações no volume ou na frequência urinária. Isso significa que o pet pode estar com quadro de doenças renais, diabetes, leptospirose e síndrome de cushing.

Se o pet estiver fazendo pouco xixi, também é preciso buscar ajuda. Desidratação, cálculos, inflamações e até tumores podem levar a essa redução.

Procure o médico-veterinário o quanto antes!

Se o seu cãozinho apresenta alguma dessas características, não perca mais tempo e procure já um médico-veterinário. O especialista irá avaliar seu amigo de quatro patas e recomendar o melhor tratamento para ele.

Você também pode seguir o conselho do Alexandre Rossi. Confira!

Agora, se você não está conseguindo observar a cor do xixi de cachorro, é hora de trocar o tapetinho higiênico do pet. Para isso, aproveite as condições imperdíveis da Petz e encontre produtos de qualidade para higiene e bem-estar do seu animal.

Visite a loja Petz mais próxima de você ou acesse nosso Pet Shop on-line. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog