Animais Silvestres

Calopsita pode comer melancia: será que a fruta é permitida para a ave?

As aves podem comer algumas coisas que entram também na nossa dieta. As frutas são uma delas, mas será que todas são permitidas? Vamos explicar se a calopsita pode comer melancia e quais são os petiscos permitidos para ela!

Oferecer uma frutinha para seu bichinho de estimação é tentador, não é mesmo? Às vezes, estamos comendo e ele olha com um jeitinho “pidão” irresistível. Com o blog da Petz, você vai entender o que é permitido e o que não é na hora de dar frutas para calopsita.

A melancia é uma boa fruta para calopsita?

A resposta para esta pergunta é sim, a calopsita pode comer melancia! Que legal, não é mesmo? Afinal, a fruta é uma delícia e conta com diversos benefícios para todos!

A melancia é uma fruta composta basicamente por água, então, ela é uma boa pedida para a hidratação da calopsita. Além disso, tem nutrientes e vitaminas que cuidam da ave com muito carinho. 

Os mais beneficiados com a melancia na alimentação da calopsita são: olhos, coração e vasos sanguíneos. Isso porque a fruta permitida para essa ave tem grande poder oxidante para combater infecções e cuidar das paredes dos vasos. 

Mas atenção…

Todas as frutas devem ser oferecidas com moderação, ou seja, a calopsita pode comer melancia, mas com cuidado. Não é ela que vai garantir a nutrição da ave, é preciso manter a ração na dieta. Além disso, comer frutinhas demais pode causar obesidade na calopsita devido à frutose.

Mesmo a melancia sendo composta por água, não deixe de oferecer água pura, limpa e fresca para a ave. A calopsita pode comer fruta, mas ela deve ser um petisco oferecido em algumas ocasiões.

A calopsita pode comer melancia desde que a fruta seja de boa procedência. Opte por comprar em lugares seguros e, se possível, livre de agrotóxicos. Quanto melhor for a frutinha, melhor será para sua amiga voadora!

Benefícios da melancia

Além do que já foi citado, a melancia apresenta diversos benefícios para a saúde não só das aves, mas também dos humanos. As vitaminas presentes na fruta são a C e A, junto a magnésio, sódio, potássio e cálcio. 

Os benefícios da melancia podem ser vistos a longo prazo também, pois seu combate aos radicais livres previne doenças como o câncer. A melhora na imunidade, digestão e hidratação acompanham os pedaços deliciosos da fruta. 

Outras frutas permitidas para a calopsita

Para complementar a alimentação da sua calopsita com a ajuda de um especialista, existem algumas frutas permitidas para elas. Separamos alguns exemplos para você oferecer à sua ave com moderação e responsabilidade. Confira!

Mamão

O mamão é uma ótima pedida para oferecer à calopsita. Além de ser permitida, essa fruta é uma das preferidas da ave. Assim como a melancia, ela é rica em vitaminas A e C. Porém, se ingerida em excesso, pode causar diarreia, então é bom não abusar. 

O mamão deve ser servido sempre maduro e bem lavado, não precisa tirar a semente nem a casca. Essas partes da fruta contêm muitos benefícios, então deixe a ave aproveitar. 

Melão

Continuando nas frutas com a letra M, o melão, assim como a melancia, é composto por muita água. Então, ele também pode ser oferecido à calopsita. Ele deve ser oferecido como um petisco de vez em quando, e as regras para a melancia valem para ele. Esta é uma fruta que proporciona energia para a ave. 

Pera

A pera está na lista de frutas que a calopsita pode comer. Seu sabor chama a atenção das aves, agradando bastante o paladar. A pera pode ser oferecida de duas a três vezes por semana, em pequenas porções. Lembre-se de que a alimentação principal deve ser sempre ração e água. 

Ao contrário das sementes do mamão, as da pera precisam ser retiradas antes de servir a fruta para a ave. O cianeto está presente nas sementinhas e é extremamente tóxico para a calopsita. 

Banana

Macia e saborosa, a banana pode ser oferecida à calopsita. Em especial, nos dias mais quentes, esse é um ótimo petisco refrescante. Você pode oferecer com ou sem casca, mas é preciso lavar bem a fruta por causa dos agrotóxicos. Cuidado também com o tempo de degradação da banana, pois ele costuma ser bem rápido. 

Cortar em pedacinhos é a melhor opção na hora de oferecer essa fruta para sua amiga voadora. 

Maçã

A maçã é uma excelente fonte de vitaminas para as aves e pode ser oferecida com ou sem casca. Isso porque, na parte de fora, também estão presentes muitos nutrientes. Mas, sempre oferecer sem sementes, pois estas são tóxicas para a ave.

Coloque pedaços de maçã na gaiola da sua ave e deixe que ela se delicie com muito prazer. 

Frutas proibidas

O que a calopsita não pode comer no mundo das frutas é bem específico. Alguns dos alimentos proibidos são:

  • abacate;
  • caqui;
  • pêssego;
  • ameixa;
  • cereja;
  • laranja;
  • limão.

Em geral, todos os tipos de frutas cítricas não devem ser incluídos na rotina alimentar da sua calopsita. 

Pronto para a salada de frutas do blog da Petz!

Gostou de todas as sugestões de frutas para sua ave? A calopsita pode comer melancia e muitas outras frutas deliciosas. Descubra tudo sobre o pássaro aqui, no blog da Petz, com conteúdos completos!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Quais são os melhores tipos de cama para cachorro?

Há tantos tipos de cama para cachorro que, na hora de escolher, fica até difícil…

42 minutos ago

Roedores como pets: tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Os roedores são animais incríveis. Entre eles, há várias…

20 horas ago

Novembro Azul: conheça o câncer de próstata em pets

Assim como nos humanos, os pets podem desenvolver doenças no sistema reprodutor, como o câncer…

1 dia ago

Plantas aéreas: como cultivar de forma prática?

As plantas aéreas chamam atenção justamente por dispensarem o uso de solo, algo incomum no…

4 dias ago

Brigas entre gatos: entenda as causas e saiba como agir

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  As brigas entre gatos preocupam qualquer tutor. Às vezes,…

4 dias ago

Buldogue Campeiro: conheça a raça de cachorro brasileira

O Buldogue Campeiro é uma das poucas raças de cachorro genuinamente brasileiras. Surgiu no Sul…

5 dias ago