Aves

Calopsita pode comer ovo?

De maneira geral, o ovo é uma fonte de proteína fácil e segura. Com alguns cuidados, pode ser usada na alimentação de diversas espécies onívoras criadas em casa, como jabutis. Já quando o assunto é se calopsita pode comer ovo, a questão pode dar um nó na cabeça dos tutores. 

Afinal, os ovos que compramos para casa no dia a dia são oriundos de outras espécies de ave, com destaque para a galinha e a codorna. A seguir, confira a resposta para essa dúvida.

Faz mal dar ovo para a calopsita?

Assim como muitas pessoas obtêm nutrientes a partir da carne de outras espécies de mamíferos, pode dar ovo cozido para calopsita, seja de galinha ou de codorna. 

O ovo cozido para calopsita, de galinha, é um grande aliado da nutrição delas. Pode ser oferecido duas vezes por semana, especialmente nos períodos de reprodução ou de mudança de penas, quando o aporte de proteínas pode ser reforçado.

A calopsita pode comer ovo porque ele é rico em aminoácidos essenciais — isto é, que não são produzidos pelo organismo —, como a albumina e o triptofano.

No entanto, a administração do ovo e de outros alimentos permitidos não substitui o uso de ração como base na alimentação da calopsita. Em caso de suspeita de deficiências nutricionais, consulte um veterinário.

Como preparar o ovo para calopsita

Nada de servir ovos crus ou os famosos ovos mollet para sua amiga emplumada. A calopsita come ovo cozido. Para isso, não há segredo: em uma panela pequena, coloque quanto baste de água e leve-a para ferver em fogo médio. Assim que a água levantar fervura, mergulhe os ovos na água e abaixe o fogo. 

Espere aproximadamente 12 minutos até que os ovos estejam totalmente cozidos. Em seguida, descasque-os e aguarde até que ele esteja em temperatura ambiente para servir. Lembre-se de que alimentos muito quentes podem causar queimaduras graves no papo da calopsita. 

A calopsita pode comer ovo cozido sem sal ou qualquer outro tipo de tempero. O cozimento é importante pois elimina possíveis bactérias causadoras de doenças como a salmonelose, cujos sintomas são diarreia, apatia, anorexia e perda de peso. 

Calopsita pode comer ovo todo dia? A resposta é não! Você pode oferecer meio ovo de galinha cozido uma ou duas vezes na semana. Para criar texturas variadas, você pode servir o ovo de maneiras diferentes a cada vez: triturado no liquidificador ou em pedaços, por exemplo.

Pode dar ovo para filhote de calopsita recém-nascido?

Numa busca rápida na internet, é fácil encontrar dicas de como utilizar o ovo no preparo de papinhas caseiras para filhotes. Mas saiba que o procedimento não é o mais indicado para garantir uma nutrição balanceada, necessária para o desenvolvimento deles. 

Embora o ovo de galinha seja nutritivo, ele não é suficiente para garantir o aporte adequado de nutrientes. Para isso, já existem no mercado misturas de papinha prontas desenvolvidas especialmente para filhotes de psitacídeos. 

Além de nutritivas, essas misturas são enriquecidas com prebióticos e probióticos, assim como com enzimas que facilitam a digestão, uma vez que o sistema digestório dos recém-nascidos não está completamente desenvolvido.

É importante destacar que as papinhas prontas são recomendadas somente nos casos em que os pais estão ausentes ou não podem cuidar dos filhotes. Quando estão presentes e saudáveis, eles próprios alimentam os recém-nascidos, regurgitando o alimento para eles.

E aí, gostou de saber que a calopsita pode comer ovo? Com todos os cuidados necessários, esse será um ótimo alimento na rotina da ave. Conheça mais alguns aqui, no blog da Petz, e insira no dia a dia do seu pássaro!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Saiba como tirar cheiro de urina do sofá

Quem tem cachorro em casa sabe que uma das coisas mais difíceis é ensinar o…

10 horas ago

Sinais de apaziguamento: o que são e como lidar com eles?

Cães e gatos utilizam a comunicação não verbal para expressar suas emoções e intenções. Os…

1 dia ago

Fevereiro Roxo: 6 passos para manter a saúde do pet idoso

O envelhecimento traz mudanças importantes na rotina e na saúde dos pets. O Fevereiro Roxo,…

2 dias ago

Asfalto quente: como proteger as patas do seu cão na hora do passeio?

O verão é o convite ideal para sair e viver do lado de fora. Quando…

3 dias ago

Saiba como escolher um plano de saúde para cachorro

A verdade é que tutor nenhum gosta de pensar que acidentes ou doenças podem ocorrer…

4 dias ago

Animais carnívoros: saiba quais são e suas curiosidades

Com a domesticação, muitas pessoas se perguntam quais são os animais carnívoros. Eles são descritos…

5 dias ago