Cada vez mais, os tutores se preocupam com a saúde física e mental dos felinos. Nesse cenário, muitos responsáveis adaptam a casa para oferecer o melhor ambiente aos pets. É aí que surge o termo cat friendly, uma abordagem que reconhece os gatos como seres com necessidades específicas. Confira tudo sobre o tema a seguir.
Ser cat friendly é ter empatia pelos gatos. É olhar para eles, entender suas necessidades e fazer o que for possível para satisfazê-las. É fazer esses animais se sentirem seguros e proporcionar atividades durante seu dia, o que garante uma boa saúde mental e física para os pets.
Isso não é nada difícil de colocar em prática. Em casa, ofereça um bom enriquecimento ambiental para gatos e caixas de areia suficientes para todos os felinos. A dica é sempre colocar uma caixa a mais para evitar disputas.
Evite tocar o animal à força, use petiscos e carinho como recompensas e jamais o obrigue a fazer algo que não quer. Não adianta gritar ou repreender o gato, já que isso só intensifica o medo e a agressividade.
Um lar cat friendly é um espaço cuidadosamente planejado para atender às necessidades instintivas e emocionais dos gatos, sem abrir mão da organização, da segurança e da estética. Para isso, você só precisa oferecer três elementos:
Oferecer espaços verticais é uma das melhores maneiras de enriquecer o ambiente do felino, pois isso satisfaz o instinto de caça, promove exercícios físicos e, principalmente, proporciona ao gato um local seguro para observar o território.
Esse tipo de playground para gatos não precisa ser complexo ou caro. Com um pouco de criatividade, é possível adaptar sua casa para o bem-estar do pet. Aqui estão algumas opções para criar um espaço vertical para ele:
Em vez de tentar impedir que seu gato arranhe, a melhor estratégia é proporcionar alternativas atraentes e proteger seus móveis. Ofereça arranhadores de sisal e madeira, coloque protetores adesivos na mobília e use capas removíveis nos sofás.
Você já pensou em ter um móvel que é, ao mesmo tempo, um arranhador? Mesas de centro e estantes com laterais forradas em sisal ou carpete são exemplos de como o design pode ser cat friendly.
Aqui estão algumas ideias para tornar a presença da caixa de areia e dos outros itens do seu gato mais discreta de forma criativa: faça móveis com compartimentos ocultos, monte nichos sob escadas ou escolha cantos não usados.
Porém, lembre-se de sempre deixar os itens do felino com fácil acesso para ele. Caixas de areia estilosas, com tons que combinam com a paleta de cores do lar, se encaixam mais facilmente à decoração e não precisam ser escondidas.
Alguns materiais unem durabilidade e estilo. Use tecidos resistentes, como o couro ou a lona. Para o sofá, prefira tecidos de sarja grossa ou brim. Para evitar riscos no piso, escolha os mais duráveis, como o matte e o porcelanato.
A prática de cat proofing (tornar o espaço seguro para gatos) é essencial para prevenir acidentes e criar um lar onde o seu felino possa explorar e brincar sem riscos. Esconda cabos e fios, tele todas as janelas e escadas, remova as plantas tóxicas, use portões de segurança nas áreas perigosas e adquira comedouros e bebedouros de qualidade e fáceis de limpar.
Ofereça brinquedos interativos, túneis, feeder toys (comedouros puzzle) e varinhas. Faça a rotatividade dos brinquedos, guardando alguns por um tempo e dando para o gato depois como se fossem novos. Assim, ele nunca ficará “acostumado” aos itens.
É totalmente possível fazer um manejo cat friendly sem abrir mão da estética. O mercado já oferece móveis minimalistas com funcionalidades integradas, arranhadores em forma de arte e espaços de descanso embutidos.
Os produtos da Cansei de Ser Gato são exemplos que unem estilo com praticidade.
A criação de um lar pet friendly é uma jornada de benefícios mútuos. Ao planejar um espaço que atenda às necessidades do seu gato, você não apenas melhora a qualidade de vida do animal, mas também a sua própria, minimizando o estresse e protegendo os móveis.
O objetivo é criar um ambiente de paz e segurança, o que pode ser alcançado com pequenos ajustes no dia a dia. Use o que você já tem, como caixas de papelão, pratique o DIY (do it yourself, ou “faça você mesmo”) e utilize feromônios naturais.
Ser cat friendly traz vários benefícios para seu gato. Para não deixar de lado outros cuidados com o felino, explore o blog da Petz. Publicamos matérias todos os dias sobre cães, gatos e outras espécies.
A cana-de-macaco, também conhecida como marianinha ou dicorisandra, é uma planta ornamental que se destaca…
A vacinação para pets é uma das principais formas de garantir a saúde e o…
Eles são maioria nos lares brasileiros e ganharam destaque em músicas, filmes e até em…
Embora a presença de animais seja proibida na maioria das praias, muitas prefeituras já entenderam…
Você já parou para pensar se o coelho transmite doença para humanos e outros animais?…
Encontrar um cachorro espumando pode ser alarmante para os responsáveis. Embora a espuma na boca…