O Cavapoochon é uma mistura de diferentes raças populares de cachorro. O animal é conhecido pela feição dócil e comportamento sociável, sendo uma opção que desperta cada vez mais atenção dos responsáveis por pets.
Apesar de não ser uma raça oficial, existem padrões e características semelhantes que ajudam a definir o que é o Cavapoochon, além de oferecer dicas de cuidado com o animal. Continue lendo para conferir tudo o que você precisa saber sobre ele.
O Cavapoochon é um cachorro considerado SRD, já que essa nova “raça” é, na verdade, resultado do cruzamento entre o Cavalier King Charles Spaniel, o Bichon Frisé e o Poodle Toy — três cachorros muito populares entre famílias que procuram animais de pequeno porte.
Vale frisar que essa não é uma raça propriamente dita, ou seja, não é reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia. Entretanto, é possível observar algumas características em comum entre os Cavapoochons, baseado no que observamos nas raças que participam do cruzamento.
Para saber mais sobre cinofilia e o estudo de raças pelo mundo, confira o vídeo da Petz TV com tudo sobre o tema:
Em sua maioria, o Cavapoochon é um cão de porte pequeno, com altura variando entre 25 a 35 cm. Também é um cachorro mais leve, com peso médio entre 4 a 9 kg. Seu pelo é denso, ondulado ou encaracolado, o que contribui para a baixa queda de fios, tornando-o uma opção interessante para pessoas com alergias leves.
Um detalhe que chama atenção no Cavapoochon é a sua feição de filhote, que o acompanha por toda vida, até quando se torna um cão idoso. Por isso, é um pet adorado principalmente por crianças.
O Cavapoochon costuma ser um cachorro dócil, sociável e inteligente. Por isso, pode se dar bem com crianças, idosos e até mesmo outros pets. Ele também se adapta em diferentes ambientes, sendo opção de cão para apartamento ou para casas com jardim.
Para garantir que o Cavapoochon vai interagir bem com animais e pessoas, é fundamental garantir uma socialização adequada e segura desde filhote. Priorize contato com animais conhecidos, após o esquema completo de vacinação e sempre seguindo as recomendações do veterinário.
No que se refere ao treinamento, esse processo também pode ser mais fácil com o Cavapoochon. Além de serem inteligentes, são próximos dos responsáveis e costumam querer agradar a família. Técnicas de reforço positivo, principalmente com petiscos, tornam as aulas mais prazerosas.
De toda forma, lembre-se de se manter consistente e paciente para obter bons resultados. Se precisar de ajuda com o adestramento, você pode contar com a Cão Cidadão. A equipe traz adestradores profissionais, especializados em comportamento canino.
Assim como qualquer cachorro, o Cavapoochon precisa de cuidados especiais para crescer saudável. Nesse caso, é fundamental priorizar uma rotina de exercícios constantes, alimentação balanceada, além de consultas esporádicas com o médico-veterinário. Confira mais sobre os cuidados com o pet.
Uma dieta balanceada e de qualidade é fundamental para a saúde do Cavapoochon. Caso opte pela ração, uma dica é investir em pacotes Super Premium, que contém ingredientes da melhor qualidade no mercado.
Para montar uma dieta ideal, com todos os nutrientes que o cão necessita, é preciso consultar o profissional. Assim, é possível ter uma alimentação que leve em conta as demandas específicas do seu animal — seja para tratar um déficit nutricional ou para controlar quadros crônicos, como a diabetes.
Embora seja um cão de porte pequeno, o Cavapoochon possui energia e necessita de atividades diárias. Caminhadas curtas, brincadeiras interativas e brinquedos que estimulem sua mente são ideais para mantê-lo saudável e feliz. Para saber a quantidade e a duração dos passeios, pergunte ao médico-veterinário que acompanha o seu cachorro.
Devido ao seu pelo encaracolado, é essencial realizar escovações regulares para evitar nós. Banhos com shampoos específicos para pets, limpeza regular das orelhas e escovação dental são outros cuidados importantes para a manutenção da saúde do Cavapoochon. E vale lembrar: utilize somente produtos indicados para animais e recomendados por profissionais.
As raças que dão origem ao Cavapoochon fazem com que o animal tenha predisposição para algumas condições, como doenças oculares e luxação patelar. Entretanto, de maneira geral, é considerado um cachorro saudável e resistente.
Para prevenir e evitar problemas, consultas regulares com o médico-veterinário são obrigatórias. Em casos de doenças, o profissional poderá observar sinais iniciais, iniciando um tratamento precoce — que melhora o prognóstico.
O Cavapoochon é uma opção para quem busca um cachorro de porte pequeno, com temperamento dócil e adaptável. Para facilitar no dia a dia com o pet e conseguir tudo o que o cão precisa, em apenas alguns cliques, você pode contar com a Petz. Confira nosso catálogo em nossas lojas físicas, site e app.
A castração é um dos procedimentos recomendados por veterinários para felinos que costumam fugir. Geralmente,…
Seu cachorro anda se coçando muito? Está vermelho? Ele tem espinhas ou um cheiro estranho…
Você sabia que existem mais de 1.500 tipos de bromélias somente no território brasileiro? Como…
Mais do que pets exigentes, os gatos já fazem parte da família. Isso fica claro…
Cachorros são parte da família e, como todo parente, merecem ser lembrados nas festas de…
Você já se perguntou se cachorros enxergam no escuro ou como funciona exatamente a visão…