Coelhos

Coelheira: o lugar ideal para deixar seu coelho sozinho

A questão sobre a melhor forma de alojar um coelho ainda gera muitas discussões. Enquanto alguns acreditam que o melhor é criá-los soltos, outros defendem que é mais seguro e confortável mantê-lo em local fechado, como em uma coelheira.

Na verdade, a saída não está em nenhum dos dois extremos. Isso, porque coelhos precisam de espaço e de exercícios, sendo recomendado soltá-los diariamente.

No entanto, pense bem antes de deixá-los soltos sem supervisão! Além do risco de eles destruírem alguns objetos, o pet ainda pode se machucar ao engolir materiais tóxicos e inapropriados. A seguir, saiba mais para que serve coelheira!

Afinal, o que é uma coelheira?

À primeira vista, as gaiolas podem ser muito parecidas. Mas você já parou para pensar que fatores como peso, força, tamanho das patas e comportamento também influenciam na escolha da gaiola adequada?

Como dissemos anteriormente, no caso dos coelhos, é fundamental soltá-los todos os dias por algumas horas para que possam brincar. Mesmo assim, eles também precisam de espaço para se movimentar.

Pensando em te ajudar a entender o que é coelheira, temos algumas dicas. Elas se diferenciam pelo tamanho ideal e permitem que os coelhos possam dar uma volta completa sem apertos.

Também levando em conta as características desses pets, as coelheiras são feitas com arame e chapa, sempre com pintura epóxi atóxica. Tudo para evitar que o coelho possa roer o material, causando problemas para si e para o tutor.

Conheça as vantagens de uma coelheira

Só o fato de coelheiras serem desenvolvidas especificamente para as necessidades dos lagomorfos, com tamanho e materiais apropriados, já é uma vantagem. Mas existem ainda outras, como, por exemplo, a maior facilidade de limpeza.

Geralmente a coelheira com bandejas removíveis no fundo da gaiola, agilizam o processo de remoção de sujeiras e de troca de substrato. Sem contar que muitas delas também já vêm com cocho, para armazenamento do feno.

Ao manter esse alimento separado, a coelheira também contribui para a higiene e diminui o risco de contaminação. Ah! E para quem tem outros animais de estimação em casa, saiba que uma coelheira é fundamental para garantir a segurança e tranquilidade do coelho.

Ainda mais quando não estiver em casa! Por isso, mantenha o coelho sempre dentro da gaiola e em ambiente separado de pets que sejam seus predadores, como gatos e cachorros.

Não se esqueça dos acessórios para coelhos!

Adquirir uma coelheira de madeira ou qualquer outro material é o primeiro passo para garantir conforto e segurança ao seu orelhudo. Mas, também é preciso garantir que ele tenha outros acessórios essenciais.

Além de bebedouro e comedouro, vale proporcionar também caminha e alguns brinquedos. No caso dos objetos de madeira, o bom é que eles ainda ajudam no desgaste dos dentes.

Já um substrato de qualidade, como granulados de madeira ou de celulose dão mais conforto ao coelho. Eles também contribuem para a limpeza e eliminação de odores.

Entre no site da Petz ou visite a unidade mais próxima a você para conferir todos os produtos mais indicados para manter seu coelho sempre saudável e feliz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Guia completo sobre o enriquecimento ambiental para cães

Queremos garantir sempre o melhor para os animais de estimação. Pensando nisso, o enriquecimento ambiental…

13 horas ago

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

2 dias ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

4 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

5 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

2 semanas ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago