Coelhos

Coelho pode comer beterraba?

Você já se perguntou se coelho pode comer beterraba? O fato de um alimento não ser tóxico para determinada espécie não significa que ele possa ser incorporado na dieta do dia a dia. 

A mandioca-brava crua, por exemplo, é extremamente tóxica para humanos e jamais deve ser consumida sem antes passar por um trabalhoso processo de domesticação. 

Já um algodão-doce ou alimentos fritos não são tóxicos. Contudo, uma dieta rica nesse tipo de comida predispõe o indivíduo a problemas como doenças cardiovasculares e diabetes. Logo, esses alimentos devem ser consumidos com moderação.

No caso dos animais, alguns alimentos muito benéficos para nós também podem ser prejudiciais quando consumidos em excesso. Será que esse é o caso da beterraba para coelho? Coelho pode comer beterraba?

Afinal, faz mal dar beterraba para coelho?

Um pequeno pedaço de beterraba fresca servido raramente não fará mal à saúde do seu companheiro. Ou seja, coelho come beterraba. Porém, ainda que não seja um alimento tóxico, não é recomendado oferecer a raiz tuberosa aos coelhos, pois sua ingestão pode desencadear problemas como ganho de peso e desconfortos abdominais.

Nesse caso, é melhor dar preferência a outros vegetais mais seguros. Entre as sugestões de legumes para coelho mais indicados estão: acelga, agrião, rúcula, couve, couve-flor, espinafre; além de frutas, como banana, maçã, mamão e morango. 

Tanto frutas quanto legumes que coelho pode comer podem ser servidos até três vezes na semana, de preferência de maneira intercalada para garantir mais variedade de sabor, textura e nutrientes.

Sendo assim, o coelho pode comer beterraba, mas há outras alternativas muito mais saudáveis que vão deixar seu peludo nutrido. Nesse caso, é muito importante não deixar de oferecer a ração extrusada como alimento principal e as frutas e legumes somente como petisco.

Meu coelho comeu beterraba, e agora?

Não é preciso entrar em desespero se acaso o coelho comer um pedaço de beterraba, mas vale ficar atento a possíveis problemas na digestão, como diarreia, distensão abdominal e falta de apetite. Se isso acontecer, procure um centro de atendimento veterinário.

Uma consequência esperada após a ingestão de beterraba é a alteração da coloração da urina de amarelo para tons de rosa ou de vermelho. Isso ocorre devido a um pigmento presente no alimento chamado betacianina, cujo efeito vai embora após algumas horas. Aliás, esse mesmo pigmento pode acabar tingindo o focinho do seu amigo por um tempo.

Ração para coelho e feno: as bases da alimentação

De acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz sobre o que coelho pode comer, o ideal é que a alimentação do coelho seja bem variada, com ração específica, feno à vontade, e frutas, verduras e legumes cerca de três vezes na semana. 

“A ração específica para os animais é extremamente importante, pois é balanceada de acordo com a necessidade da espécie”, diz a especialista. Ela deve ser fornecida diariamente, conforme as recomendações de cada fabricante e do veterinário.

Tão importante quanto a ração, o feno deve estar disponível o tempo todo, uma vez que seu aporte de fibras é essencial para a digestão dos coelhos, assim como para o desgaste dos dentes, que não param de crescer, evitando problemas como a má-oclusão.

Coelho pode comer beterraba, mas o melhor é evitar. Confira aqui, no blog e nas redes sociais da Petz, mais informações sobre a alimentação do seu amigo!

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

1 dia ago

Hepatite infecciosa canina: o que você precisa saber

A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…

1 dia ago

Perigo silencioso: conheça melhor a diabetes em cães

A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…

1 dia ago

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

2 dias ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

2 dias ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

3 dias ago