Coelhos

Coelho pode comer grama?

Herbívoros, os coelhos precisam ingerir diariamente uma grande quantidade de fibras, importantes para o bom funcionamento do organismo, em especial do sistema gastrointestinal. Nesses casos, a ração e o feno suprem as necessidades nutricionais do peludo. Mas e quando o pet tem acesso ao jardim, será que coelho pode comer grama?

Como o feno e a ração são a principal maneira de promover o aporte adequado desse nutriente, não há necessidade de oferecer esses alimentos. No entanto, o coelhinho pode ter acesso às áreas externas. Continue lendo e saiba se coelho pode comer grama, além de descobrir o que coelho não pode comer!

A importância da fibra na alimentação dos coelhos

Diversos macro e micronutrientes são essenciais para assegurar a saúde dos coelhos, como proteínas vegetais, carboidratos, lipídios, além de vitaminas e minerais. Entre eles, a fibra se destaca pelo fornecimento de energia, assim como por seu papel na digestão, auxiliando no trânsito intestinal. 

Uma quantidade insuficiente de fibras na dieta pode levar ao quadro conhecido como estase gastrointestinal, caracterizado pela redução da motilidade gastrointestinal. Embora o uso de ração para coelho seja importante para uma dieta balanceada, o alimento não é suficiente para garantir o aporte recomendado de fibras. 

Além dele, é fundamental que o coelho tenha acesso ao feno o tempo todo não apenas para a manutenção do trânsito intestinal, mas também para a obtenção de energia, visto que o metabolismo dos lagomorfos é bastante acelerado. Sem contar a importância do feno para o desgaste dos dentes.

Afinal, coelho pode comer grama?

O feno nada mais é do que gramíneas que passam por um processo de desidratação, mantendo seu valor nutritivo e aumentando sua durabilidade. Mesmo assim, é normal que muitos tutores se perguntem se coelho pode comer grama fresca.

Para quem também tem essa dúvida, saiba que a resposta é sim, a grama para coelho está autorizada. Inclusive, trata-se de um alimento importante para a nutrição desses animais na natureza. 

Já para peludos domésticos, esse coelho come grama. No entanto, esta não deve ser a base da alimentação do pet. Em vez disso, aposte em ração própria para a espécie, feno à vontade, além de frutas, verduras e legumes variados até três vezes na semana.

Em tempo, vale ressaltar que mesmo sabendo que coelho grande ou mini coelho pode comer grama, não é recomendado deixar o seu coelho solto e sem supervisão em lugares abertos, como jardins, uma vez que isso o torna mais exposto ao risco de ataque de predadores (como cães e gatos), entre outros problemas, como calor ou frio excessivos.

Como garantir uma alimentação balanceada ao coelho

Proporcionar uma dieta adequada é fundamental para assegurar mais saúde, qualidade de vida e longevidade ao coelho. Para isso, Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, diz que o ideal é que a dieta seja bem variada.

Portanto, obtenha ração específica para coelho, ofereça vegetais variados de duas a três vezes na semana, além do feno, que como vimos, é essencial para a digestão e para o desgaste dos dentes.

A quantidade de ração depende de fatores como peso e idade do seu amigo. De acordo com a especialista, mudanças na alimentação devem ser feitas de maneira gradual, a fim de evitar problemas como diarreia, especialmente nos filhotes. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário. Já o feno deve estar disponível o tempo todo. 

Agora que sabe se coelho pode comer grama, veja outros artigos importantes para a saúde e energia do seu peludo. Continue acompanhando o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Gato sangrando pelo nariz: o que fazer?

Um gato sangrando pelo nariz (epistaxe) pode ter sofrido um trauma leve brincando, mas também…

1 hora ago

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

3 dias ago

Hepatite infecciosa canina: o que você precisa saber

A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…

3 dias ago

Perigo silencioso: conheça melhor a diabetes em cães

A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…

3 dias ago

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

4 dias ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

4 dias ago