Coelho bota ovo? Por que ele é o símbolo da Páscoa?

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 2, 2021

Coelhos
Coelho bota ovo? Por que ele é o símbolo da Páscoa?
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já se perguntou se coelho bota ovo? Afinal, se ele não se reproduz dessa forma, por que é o símbolo da Páscoa? Não se preocupe, pois essa é uma dúvida comum, por conta da popularidade dessa data comemorativa nas casas dos brasileiros.

coelho bota ovo

Mesmo que a Páscoa seja lembrada pela caça aos ovos ou pelas cestas de chocolate, essa festividade é religiosa e conta com uma série de símbolos que nem sempre são recordados pelo público geral. É o caso do peixe, do pão, do vinho, do Círio Pascal, dos sinos, entre outros. 

Já do ponto de vista do comércio e da tradição popular, não tem como competir com a fama dos coelhos e dos ovos de Páscoa, em especial, feitos de chocolate. Descubra como surgiu essa relação e se coelho bota ovo, de fato, a seguir.

Afinal, coelho bota ovo?

Assim como nós, os cães, os gatos e quase todos os mamíferos, o coelho não bota ovo. Pertencente à família dos leporídeos, da ordem dos lagomorfos, ele é vivíparo, isto é, animal em que o desenvolvimento do embrião ocorre no corpo da mãe, mais especificamente em uma placenta.

Diferentão em diversos aspectos, inclusive na aparência, o ornitorrinco é uma das pouquíssimas espécies de mamíferos ovíparos, ou seja, os embriões se desenvolvem em ambiente externo, em um ovo, sem ligação com o corpo materno. 

Assim, fica até difícil entender porque o coelhinho da Páscoa é um personagem tão presente nessa época festiva. Mas antes de darmos uma explicação, que tal explicarmos como os coelhos se reproduzem? Veja abaixo.

Então, como os coelhos nascem?

A gestação do coelho costuma durar de 30 a 32 dias, no qual a mãe vai para um canto reservado, geralmente, uma toca ou um ninho, para dar à luz aos filhotes. Porém, se você sempre teve curiosidade de acompanhar esse processo, saiba que não é tão fácil.

Isso porque esses fofinhos tendem a dar à luz de noite e até de madrugada, sem dar grandes indícios de que é o grande dia. Afinal, eles se sentem seguros na escuridão.

Caso você tenha um coelho em casa, prepare-se! A cada gestação, esse animal tem vários filhotes. Além disso, a amamentação já começa logo após o parto. Por isso, sempre fique atento aos cuidados.

coelho bota ovo

De onde vem a relação dos coelhos com a Páscoa?

Como outros símbolos da Páscoa, os coelhos representam a abundância e a fertilidade, o que está diretamente relacionado à facilidade e à rapidez com que eles se reproduzem.

Em geral, a partir dos seis meses de vida, quando atingem a maturidade sexual, as fêmeas podem dar à luz mais de quatro vezes por ano, gerando, em média, de seis a oito coelhinhos por ninhada. 

A origem da relação do coelho com a Páscoa é bastante nebulosa. Segundo a versão mais comum, apenas uma das várias versões que circulam por aí, ela teria surgido no final do Império Romano, período no qual se tentava converter os povos germânicos, tradicionalmente pagãos, ao catolicismo. 

Para facilitar o processo, a igreja passou a incorporar diversas tradições desses povos, incluindo o culto à deusa da fertilidade Eostre, representada por uma lebre.

Também há a teoria de que Maria Madalena teria encontrado um coelho no túmulo de Cristo, tendo sido esse o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição. Independentemente de qual seja a origem, essa associação é realmente interessante, não acha?

E os ovos?

Lembrando novamente que a Páscoa cristã celebra a ressurreição de Cristo, os ovos entram como símbolo de vida nova e renovação, uma relação que pode não fazer sentido para a maioria das pessoas.

No Brasil, a tradição teria chegado com os imigrantes alemães, que tinham o costume de esconder ovinhos pintados, decorados com colagens e outras formas de adorno. Inclusive, em várias regiões da Europa, não é comum trocar ovos de chocolate na Páscoa. 

Acredita-se que a escolha do coelho como animal responsável por trazer e esconder os ovos das crianças tenha a ver como o fato de que, durante a Páscoa, que ocorre na primavera do Hemisfério Norte, o coelho fica mais ativo, aproximando-se mais das vilas e dos jardins em busca de comida. 

Já os ovos de chocolate teriam sido uma invenção de confeiteiros franceses que, ainda no século XVIII, tiveram a ótima ideia de preencher os ovos com o doce. 

Agora, você já sabe se coelho bota ovo e qual é a relação desse dentuço com o feriado de Páscoa! Você já conhecia algumas das explicações? 

coelho bota ovo

Conte com a Petz para deixar seu bichinho saudável e bem cuidado. Em nosso site, você encontra diversos produtos e artigos para que os coelhos possam se divertir o ano todo.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *