Coelho é roedor? Nós respondemos essa pergunta

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 25, 2019

Coelhos
Coelho é roedor? Nós respondemos essa pergunta
Tempo de leitura: 3 minutos

A natureza, às vezes, surge com algumas pegadinhas. Por exemplo: quem diria que um animal com bico e que bota ovos, como o ornitorrinco, é, na verdade, um mamífero? Essa confusão acontece com outros bichinhos. Afinal, coelho é roedor?

Descubra essa e outras curiosidades sobre esses orelhudos tão fofinhos!

Lagomorpha: a verdadeira ordem dos coelhos

O reino é o Animalia, o filo é dos cordados, e a classe é a dos mamíferos. Mas, no que diz respeito à classificação científica, as semelhanças entre roedores e coelhos param por aí. Isso porque, enquanto ratos, chinchilas e outros dentuços pertencem à ordem Rodentia, lebres e coelhos são lagomorfos.

Entre as principais características desses pets estão, sem dúvidas, as orelhas compridas e simpáticas. Mas, para a ciência, o que mais difere os coelhos dos roedores é a dentição: eles possuem quatro dentes incisivos (dois superiores e dois inferiores), já os roedores têm apenas dois. Nos dois casos, no entanto, os dentes crescem sem parar, e devem ser sempre desgastados para garantir o bem-estar do animal.

Semelhanças entre coelhos e roedores

Não é somente por conta dos dentes que coelhos costumam ser chamados de roedores. Na verdade, os animais dessas duas ordens têm vários comportamentos em comum. Por isso mesmo, os cuidados com eles também tendem a ser parecidos. Veja algumas semelhanças:

Coelhos têm hábitos noturnos

Assim como hamsters e chinchilas, por exemplo, os coelhinhos também passam a maior parte do dia dormindo, ficando mais ativos ao anoitecer.

Eles são bastante férteis

Se não quiser ver a casa lotada de dentuços, mantenha macho e fêmea separados. Do contrário, a reprodução do coelho resulta na impressionante marca de 3 a 6 ninhadas por ano, cada uma com entre 4 a 12 filhotes!

Os orelhudos adoram feno

Da mesma forma que alguns roedores domésticos, os coelhos também adoram usar feno para construir ninhos. Além disso, o feno de capim é essencial para desgastar os dentes e regular o trânsito intestinal deles.

Coelhos não precisam tomar banho

Eles próprios se encarregam da limpeza, ao lamber o corpo. Mas atenção! É recomendado escová-los ao menos uma vez por semana para remover poeira e pelos mortos. Para isso, existem kits com escovinhas e rasqueadeiras desenvolvidos pensando nas necessidades desses pets.

O convívio com cães e gatos pode ser estressante para eles

Sim, existem casos em que eles se tornam grandes amigos de gatos ou cachorros, mas eles são exceção, não a regra!

Lembre-se de que no habitat do coelho, ele é uma presa enquanto cães e gatos são seus predadores. Por isso, o bichinho tende a ficar arisco e estressado na presença desses pets, o que, por sua vez, prejudica a saúde dele.

Cuidados importantes com os coelhinhos

Coelhos e roedores são brincalhões, fofinhos, fáceis de cuidar e ótimos pets para quem mora em apartamento ou passa a maior parte do dia fora. Contudo, é sempre bom estar preparado para saber quais as necessidades básicas desses animaizinhos.

Tanto para roedores quanto para coelhos, o ideal é que a base da alimentação seja feita com ração, já que só elas garantem uma nutrição balanceada. Mas, para isso, é preciso escolher uma ração específica para cada espécie. Fique atento e converse com um veterinário especialista em animais silvestres para mais orientações sobre frequência e quantidade.

Curtiu saber curiosidades sobre o coelho? Realmente, o mundo desses bichinhos apaixonados por cenouras é super legal!

Aqui no blog da Petz você acompanha essas e outras informações incríveis sobre diferentes bichinhos de estimação. Fique de olho em nossas postagens e não perca nada!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *