Coelhos

Como criar um coelho em apartamento

Publicado em 31 de maio de 2020

Tempo de leitura: 4min

Muitas famílias optam por cuidar de cachorros e bichanos na hora de adotar seu animal de estimação. Mas poucos pensam em animais pequenos, silenciosos e fofos. Sim, estamos nos referindo aos coelhos! Mesmo sendo um animal com um comportamento diferente do cão/gato, é possível criar coelho em apartamento.

coelho ao lado de computador

O comportamento do coelho varia de animal para animal. Mas todos se acostumam facilmente com seu nome e adoram um carinho. São ótimos animais para apartamento por vários motivos. Um deles é o fato de o coelho não precisar sair para passear.

Raças e tipos de coelhos

Existem várias espécies diferentes de coelho para apartamento, mas a divisão delas é feita pelo tamanho: comum e mini. O primeiro chega até 10 kg e não é indicado para viver em apartamentos por necessitar de uma gaiola maior. O mini, por sua vez, é mais popular como pet e possui uma personalidade dócil.

Comportamento dos dentuços

Coelhos gostam de atenção no tempo deles. Quando quiserem carinho, os pets irão se encostar nos donos, aguardando a atenção. Faça um contato leve com o pelo do animal, como um carinho cuidadoso na nuca. Para acostumar o animal a ficar no colo, é melhor iniciar o contato aos poucos, no chão. 

Quanto aos brinquedos, foque em oferecer divertimentos para o animalzinho roer. Não só o coelho de apartamento, mas todos precisam gastar seus dentes. Para isso, pedaços de madeira são recomendados, mas tome cuidado para não oferecer pedaços com verniz e outros produtos tóxicos para o animal.

Ambientes e gaiolas

Esse animaizinhos adoram se movimentar e dar seus saltos. Sendo assim, coelho em apartamento não pode viver em gaiola pequena e apertada. A gaiola ideal, conhecida como “coelheira”, deve medir aproximadamente 1m².

Para que esses animais em apartamento se sintam seguro na hora do descanso, coloque uma toca para ele dentro da gaiola. Pode ser feita até mesmo com uma caixa de papelão. Mas caso haja essa possibilidade, dedique um cômodo da casa só para seu coelhinho, como um quarto ou um banheiro sem uso. Ele irá amar e irá se sentir muito mais livre!

Passeio do coelho

Os passeios do coelho em apartamento devem ser feitos pela casa, apenas. Esse não é o tipo de pet que deve sair na rua de coleira, por ficar muito estressado. Ao soltá-lo pela casa, fique de olho no seu dentuço, pois coelhos adoram roer pés de cadeiras, cabos, etc.

dois coelhos comendo

Dieta e alimentação

A alimentação do coelho pode ser feita com uma ração específica para a espécie. Além disso, você pode complementá-la com folhas verdes-escuras, cenouras, rabanetes e outras comidinhas de origem vegetal. 

Os dentuços irão adorar esses agrados além da sua ração. E não se esqueça de sempre servir água fresquinha e filtrada em um bebedouro próprio para o animal, preso em sua gaiola.

Cuidados extras

Existem outros cuidados extras necessários com coelho dentro de apartamento. Com eles, o pet viverá feliz e tranquilo. A estimativa de vida desse peludo é de até oito anos. E para proporcionar todo esse tempo de vida saudável, você pode seguir as dicas de cuidados da Petz.

Como coelhos não podem tomar banho, você pode higienizar o seu pet com lenços umedecidos caso ele esteja muito sujo. Normalmente coelhos não têm cheiro, apenas seus excrementos. Por isso, troque diariamente a serragem da gaiola. Além disso, o animal não deve ter contato com a própria urina ou fezes.

A castração dos coelhinhos existe. Mesmo não sendo um hábito comum os tutores de coelho castrarem seus animais, você pode procurar um especialista em animais exóticos para realizar o procedimento.

coelho parado em fundo branco

Agora que você sabe como criar um coelho em apartamento, que tal saber mais sobre essa e outras espécies de bichinhos? Confira mais conteúdos aqui no blog da Petz sobre dicas, cuidados e curiosidades do mundo animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog