Coelho gosta de carinho? Descubra

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 21, 2021

Coelhos
Coelho gosta de carinho? Descubra
Tempo de leitura: 4 minutos

Coelho gosta de carinho, é fofo, não faz barulho e ainda consegue interagir com a família toda, sem contar que esse bichinho é lindo e elegante, não é? Por isso, acaba sendo o pet escolhido da casa.

coelho gosta de carinho

Porém, por vezes, os novos tutores ficam cheios de dúvidas e não sabem como interagir com o pet ou se podem fazer carinho em coelho. Afinal, assim como os demais animais de estimação, esses bichinhos têm particularidades. 

Eles são sensíveis, assustam-se com facilidade e precisam de uma delicadeza especial para se acostumarem com a nova família. Veja algumas dicas de como cuidar e interagir com o coelho doméstico

Coelho gosta de carinho, mas é preciso ter calma

Sim, é fácil encontrar um coelho carinhoso. Contudo, ele também traz alguns instintos de sobrevivência. Por isso, antes de interagir com o pet, é preciso lembrar-se de como era a vida dele antes de ser domesticado.

Na natureza, esse bichinho fofo é presa de muitos animais. Por isso, naturalmente ele está sempre com o sinal de alerta ligado! Qualquer coisa é suficiente para ele sair correndo e procurar a toca, afinal, quer ficar seguro! 

Por isso, para facilitar a relação entre tutor e bichinho, é indicado acostumá-lo, desde filhote, a receber o afago. Coelhos são carinhosos, mas precisam estar seguros para receber e dar afeto. 

Respeite o tempo dele, interaja aos poucos, sempre com cuidado, não faça muito barulho para assustá-lo e escolha o local certo para fazer carinho no coelho

Local para fazer carinho no coelho

Coelho gosta de carinho no nariz, na cabeça e na testa! As orelhas são partes muito sensíveis, por isso, se você já tiver mais intimidade com o bichinho, pode acariciá-lo ali. 

Ele também aceita um afago no dorso, mas se você notar o coelho pedindo carinho e quiser agradá-lo, foque sempre no nariz e na testa! Se ele estiver no colo, é possível que até durma enquanto é mimado.

Pode pegar o coelho no colo

Além de saber se coelho gosta de carinho, outra dúvida comum é se esse bichinho de estimação pode ser colocado no colo. Sim, ele pode, mas também é preciso ter cautela, afinal, é possível que ele estranhe.

Mais uma vez, o ideal é que ele seja acostumado desde pequeno. Para deixá-lo seguro, no começo, sente-se no chão. Coloque uma mão nas patinhas traseiras dele e, com a outra, segure a barriga. 

coelho gosta de carinho

Coloque o pet apoiado em você, “em pé”, de forma que a cabeça dele fique acima do seu ombro. Não se esqueça de que o coelho gosta de carinho e vai adorar receber um mimo enquanto está no colo! 

Coelho pode conviver com criança

Entre as curiosidades sobre coelho, está o fato dele poder ou não ser criado em casa com criança. Afinal, muitas vezes, o tutor opta por adquirir esse bichinho justamente porque o filho ou a filha pediu. Será que essa interação dará certo? 

Primeiro, é preciso saber que o coelho é um animal sensível e pode se ferir com facilidade. Assim, ele não deve ser exposto a nenhuma situação que o coloque em risco de queda, por exemplo.

Além disso, ele se assusta com facilidade. Basta um grito ou uma criança correndo ao lado para ele tentar fugir e entrar na toca. Isso quer dizer que o coelho não pode ser criado em casa com criança? Na verdade, pode, mas a interação entre pet e criança deve ser sempre supervisionada por um adulto.

Isso evitará que o animal seja ferido, se estresse e até morda a criança, na tentativa de se defender. Afinal, todas as reações desse bichinho são pensadas na defesa.

É preciso gastar energia

Assim como o coelho gosta de carinho, ele também ama se movimentar e gastar energia. Por isso, mesmo que você tenha uma gaiola para colocar o seu novo amigo para dormir, será necessário oferecer um espaço para ele correr e se divertir. 

Ele fica muito feliz quando é solto em um gramado, livre de plantas tóxicas e com muitos cheiros novos para explorar, por exemplo. Assim, antes de adotar ou comprar um coelho, pense sempre se você terá condições de dar a vida que ele precisa, além de muito carinho! 

Outras dicas sobre os cuidados de coelhos

Para cuidar do seu coelhinho com muito amor e carinho, aí vão algumas dicas importantes:

  • O bebedouro precisa ser lavado diariamente, e a água deve estar sempre limpa;
  • É preciso oferecer ração de qualidade ao bichinho para ele crescer e viver de maneira saudável;
  • O granulado higiênico de madeira pode ser uma boa opção para colocar como cama na gaiola de coelho;
  • Ele adora feno de alfafa! 

coelho gosta de carinho

Viu quanta coisa sobre coelhos você descobriu? Agora, é só adquirir tudo o que ele precisa para cuidar bem desse pet. Na Petz, temos os melhores produtos para coelho. Confira! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *