Coelho pode comer acelga?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 29, 2021

Coelhos
Coelho pode comer acelga?
Tempo de leitura: 3 minutos

Originária da Ásia Menor e do Mediterrâneo, a acelga é uma hortaliça que pertence à mesma família da beterraba, daí a semelhança entre as folhas dos dois vegetais. Além de rica em nutrientes como fibras, vitamina A e vitamina C, a acelga ainda tem como vantagem sua durabilidade prolongada. No caso dos pets, será que coelho pode comer acelga

coelho na grama

Conhecer os alimentos permitidos para os dentuços garante que ele não tenha nenhum problema de saúde e tenha os nutrientes essenciais. Por isso, continue lendo e descubra o que pode dar para coelho comer e se o coelho pode comer acelga!

Afinal, pode dar acelga para coelho?

A resposta é sim, coelho pode comer acelga! De acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, a acelga é uma das hortaliças que podem ser oferecidas aos coelhos domésticos para complementar a alimentação deles. 

Porém, ela, assim como outros vegetais, não deve ser a base da dieta, com risco de o pet desenvolver deficiências nutricionais, entre outros problemas. “A ração para coelhos é muito importante, já que é balanceada de acordo com as necessidades da espécie”, diz a especialista. 

Portanto, deve ser oferecida diariamente em quantidade que pode variar conforme a fase da vida e o peso do coelho. Já frutas, legumes e verduras para coelho podem ser oferecidos até três vezes por semana.

Como inserir acelga e outras hortaliças na dieta dos coelhos?

Sem dúvida, certificar-se de que determinado alimento não é tóxico para coelhos é o primeiro passo antes de oferecer algo diferente para seu amigo. No entanto, mesmo as verduras que coelho pode comer, como é o caso da acelga, podem acabar fazendo mal em certas circunstâncias.

“Para animais filhotes, temos que ter cuidado ao inserir qualquer alimento para que não ocorra diarreia”, alerta Amanda. Nesse sentido, ela destaca que mesmo as mudanças de ração (de filhote para adulto ou troca de marca) devem ser feitas de maneira gradual.

coelho na mão do tutor

Ao oferecer alimentos para coelho pela primeira vez, forneça-os em pequena quantidade e observe as reações do coelho. Diarreia, falta de apetite e redução no volume das fezes são sinais de que algo na digestão não vai bem. Se isso acontecer, procure um veterinário.

Os cuidados antes de oferecer hortaliças e folhas para coelhos são os mesmos necessários quando se fala de consumo humano, isto é, verifique se as folhas estão em bom estado (se não estão oxidadas) e lembre-se de lavá-las bem com água corrente para evitar contaminações.

Conheça os benefícios da acelga

A acelga é um alimento rico em diversos nutrientes importantes para o organismo do coelho. Além de fibras, essenciais para a digestão dos lagomorfos, a acelga também contém quantidade significativa de vitamina A, substância antioxidante associada à boa visão. 

Já no que diz respeito aos minerais, a acelga é uma boa fonte de ferro e de cálcio, este muito importante para as funções ligadas à manutenção da estrutura óssea.

A importância do feno para a alimentação dos coelhos

Por mais que a oferta de vegetais três vezes na semana ajude a reforçar o aporte de fibras, ela não é suficiente para regular a digestão dos lagomorfos. 

A fim de atender a essa necessidade básica da espécie, é importante garantir que os coelhos tenham acesso ao feno de capim o tempo todo, o que também é importante para o desgaste dos dentes, evitando problemas dentários.

coelho preto e branco no gramado

Sabendo que coelho pode comer acelga, descubra outros alimentos permitidos e proibidos para o dentuço no blog da Petz. Além disso, tenha conteúdos sobre curiosidades e dicas do mundo animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *