Coelho pode comer agrião? Descubra se esse alimento é saudável para os dentuços!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 6, 2021

Coelhos
Coelho pode comer agrião? Descubra se esse alimento é saudável para os dentuços!
Tempo de leitura: 3 minutos

É sabido que as hortaliças de coloração verde-escuro, em geral, são mais nutritivas que as verde-claras, como a alface-americana. Mas mesmo comparado a outros vegetais com características semelhantes, o agrião ainda leva algumas vantagens. Pensando nisso, será que coelho pode comer agrião?

coelho nas plantas 

Em relação à rúcula, por exemplo, o agrião tem uma concentração maior de proteínas, fibras e certos minerais importantes, como o magnésio. Mas nem sempre o que faz bem para nós, humanos, terá o mesmo efeito para nossos dentuços. Continue lendo para descobrir se o seu coelho pode comer agrião!

Afinal, pode dar agrião para coelho?

Conforme explica Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, pode dar agrião para coelhos domésticos como forma de complementar à alimentação dos orelhudos.

Segundo a especialista, o ideal é que eles tenham uma dieta bem variada, com ração específica para a espécie, além de feno à vontade e frutas, legumes e verduras para coelho permitidos até três vezes na semana. 

Essencial para a saúde interna dos lagomorfos criados em casa, a ração para coelho é uma das bases da alimentação. Isso porque sua fórmula é pensada de acordo com as necessidades da espécie. 

Nesse sentido, vale ressaltar que você nunca deve oferecer rações desenvolvidas para outros pets, como cães e gatos, ao seu companheiro. Por serem formulados para pets onívoros, esses alimentos possuem proteínas animais que são prejudiciais a espécies herbívoras, como o coelho.

Benefícios do agrião para os coelhos

Agora que você já sabe que coelho pode comer agrião, é hora de conhecer alguns dos benefícios dessas folhas para coelho. Assim como outros vegetais, o agrião é muito rico em micronutrientes importantes, como as vitaminas A, C, do complexo B, e em minerais como cálcio, ferro e magnésio.

No entanto, em relação ao aporte de vitaminas, é importante destacar que os coelhos são capazes de sintetizar algumas dessas substâncias, diferentemente de nós. 

É o caso de algumas vitaminas do complexo B, que são produzidas pelo organismo dos lagomorfos durante a digestão. Em seguida, elas são expelidas na forma de cecotrofos, bolos alimentares nutritivos que são ingeridos pelos coelhos, garantindo a reabsorção desses nutrientes.

gato na grama

Outra substância muito importante presente no agrião é a luteína, que tem ação antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres. Esse carotenoide está associado à manutenção da visão, visto que contribui para evitar a degeneração da retina, diminuindo o risco de catarata. 

Por fim, o agrião é uma hortaliça relativamente rica em fibras, nutriente fundamental para a digestão dos coelhos. Lembrando que a maior parte do aporte de fibras na dieta dos coelhos são provenientes da ração específica e, principalmente, do feno de capim. Esse deve estar disponível em abundância, sendo importante também para o desgaste dos dentes.

Cuidados ao servir agrião e outros vegetais

Antes de oferecer novos alimentos para coelhos, verifique se a espécie pode realmente consumi-los. Alguns alimentos considerados saudáveis para nós podem ser prejudiciais para os coelhos, como alface-americana, feijão, alho, cebola, abacate, entre outros.

Segundo Amanda Freitas, os cuidados devem ser ainda maiores no caso dos filhotes, já que até mesmo verduras que coelho pode comer podem acabar desencadeando quadros de diarreia quando inseridas na dieta de maneira abrupta. Todas as mudanças devem ser feitas de maneira gradual.

Além de ficar atento às quantidades, sirva apenas alimentos bem lavados e em bom estado de conservação. Isso ajuda a diminuir o risco de contaminações, entre outros problemas. Sobras que não tenham sido consumidas em até duas horas devem ser descartadas.

agrião com raíz

Já que coelho pode comer agrião, que tal incluir ainda mais comidinhas saudáveis na dieta dele? Aqui, no blog da Petz, temos diversos conteúdos sobre o que pode e não pode ser oferecido para o dentuço. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *