Coelhos

Coelho pode comer amendoim?

Publicado em 12 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Novos estudos que demonstram os benefícios ou malefícios de determinado alimento para seres humanos não param de ser realizados. Mas e para os bichinhos, será que coelho pode comer amendoim ou o petisco pode oferecer riscos a ele? 

coelho

Ricas em gorduras e relativamente calóricas, oleaginosas como amendoim, castanha-de-caju e castanha-do-Pará são reconhecidas atualmente por suas propriedades, que ajudam no combate a doenças. Porém, nem tudo que funciona para uma espécie é igualmente benéfico para outra.

Afinal, pode dar amendoim para coelho?

Não é recomendado dar amendoim para coelho. Para nós, a oleaginosa é uma boa fonte de aminoácidos importantes, como a arginina, que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, contém glutamina, que atua no equilíbrio intestinal. 

Para os coelhos ela pode fazer mal, contribuindo para o excesso de peso e prejudicando a digestão. A presença de lipídeos na dieta desses roedores aumenta a reserva de energia do organismo e melhora a absorção de proteínas. 

Porém, embora o amendoim seja constituído principalmente por gorduras saudáveis (insaturadas), a alta concentração da substância nas oleaginosas é superior à quantidade recomendada para a espécie. Para eles, não deve passar de 4% da dieta. Sendo assim, o coelho não pode comer amendoim.

Alimentação dos coelhos: como garantir uma dieta balanceada?

Como visto, ainda que o excesso seja prejudicial, óleos e gorduras são nutrientes fundamentais para o equilíbrio do organismo dos dentucinhos. Mas como calcular a quantidade adequada nos alimentos para coelhos?

coelho na cama

Conforme esclarece Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, é aí que entra a ração para coelhos. “A ração específica para os animais é muito importante, pois é balanceada de acordo com as necessidades da espécie”, diz. 

No caso dos alimentos extrusados para lagomorfos, eles são formulados com diversos ingredientes. Incluindo sementes oleosas, como a linhaça, que garantem o aporte de gorduras saudáveis, como o famoso ômega 3. 

A respeito do que o coelho pode comer, ressalta-se que a alimentação deles deve ser complementada por outros alimentos. “Ela pode ser bem variada, com ração específica para a espécie, feno, além de frutas, legumes e verduras três vezes na semana”, recomenda a especialista.

Entre os vegetais que podem ser oferecidos estão: acelga, espinafre, banana, morango, couve, rúcula, agrião, cenoura (talo e folhas), entre outros. Já sobre o que o coelho não pode comer, vale citar: alface, repolho, beterraba, arroz, feijão, alho, cebola, além de alimentos de origem animal.

Por seu papel no fornecimento de energia, na digestão e no desgaste dos dentes, o feno de capim é uma das principais bases da alimentação dele. Deve estar disponível para o coelho o tempo todo. 

Saiba como reconhecer problemas de digestão em coelhos

Assim como outros animais que são “presas” na natureza, os coelhos tendem a disfarçar quando estão com problemas de saúde. Tudo isso para não chamarem a atenção de predadores. 

amendoim

Contudo, fique atento aos seguintes sinais de que seu companheiro pode estar com dificuldades no processo de digestão: inapetência (falta de apetite), diarreia e redução ou ausência de fezes. Lembre-se do que ele ingeriu, pois, como dissemos, o coelho pode comer amendoim e ter problemas, assim como outros alimentos!

Em caso de mudanças na aparência ou no comportamento do bichinho, não perca tempo. Procure o quanto antes um veterinário! Aqui na Petz, temos todo o suporte para ele. E no nosso blog temos conteúdos diversos, como esse que explica se o coelho pode comer amendoim ou não. Continue acompanhando!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog