Coelho pode comer batata? Descubra os riscos!

Postado por PETZ, em 15/04/2021

Coelhos
Coelho pode comer batata? Descubra os riscos!

Nem arroz, nem macarrão. Para muita gente, a melhor maneira de garantir um bom aporte de carboidratos nas principais refeições é por meio da batata! Mas será que esse alimento tão delicioso pode ser consumido pelos nossos pets? Coelho pode comer batata?

coelho branco

Não é difícil entender por que a batata é tão popular: fácil de encontrar, é um alimento muito versátil, podendo ser servida depois de cozida na panela com sal, frita, ao forno, etc. Para aqueles que possuem um orelhudo em casa e não dispensam o tubérculo, descubra a seguir se coelho pode comer batata!

Faz mal dar batata para coelho?

E aí? Coelho pode comer batata? Não! Em hipótese alguma ofereça batata ao seu companheiro, nem mesmo um pedacinho. Apesar de ser saborosa e nutritiva para nós, de acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, a batata contém substâncias que podem intoxicar o coelho.

Se você estiver se perguntando se coelho pode comer batata crua, a resposta também é negativa. Inclusive, os maiores riscos estão associados à ingestão do alimento cru, extremamente indigesto também para seres humanos. 

Mesmo a batata cozida não deve ser oferecida. Isso porque, por ser um alimento pobre em fibras, mas muito rico em amido, ela não é facilmente digerida pelos lagomorfos. 

Como resultado, eles podem apresentar grande desconforto abdominal e, em casos mais graves, estase gastrointestinal, caracterizada pela redução da motilidade do intestino.

Por serem presas na natureza, os coelhos tendem a disfarçar problemas de saúde para não chamar a atenção de predadores. Portanto, fique atento a possíveis sintomas de problemas digestivos, como falta de apetite, redução ou ausência de fezes e de cecotrofos. 

Alimentação dos coelhos: dicas para não errar

Uma das melhores maneiras de assegurar uma alimentação adequada e saber o que coelho pode comer é consultar um veterinário. Após uma avaliação, ele poderá passar orientações específicas de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. 

De maneira geral, porém, Amanda diz que a alimentação de coelho deve ser bem variada, consistindo em ração específica para coelhos, feno à vontade, além de frutas, verduras e legumes permitidos aos coelhos três vezes na semana.

“A ração específica para os animais é muito importante, pois é balanceada de acordo com as necessidades da espécie”, diz. 

Quanto ao feno, por ser um alimento altamente rico em fibras, ele é essencial para auxiliar no trânsito intestinal. Além disso, ele também exerce um papel relevante no desgaste dos dentes do coelho, que crescem continuamente, evitando problemas dentários como a má oclusão.

coelho na grama

Confira alguns alimentos permitidos aos coelhos

Como visto acima, embora a batata seja um alimento proibido, é recomendado incluir outros vegetais na alimentação dos coelhos três vezes na semana. 

Nesse sentido, Amanda alerta que de início é preciso cuidado ao inserir qualquer novo alimento na dieta, a fim de evitar reações indesejadas, como diarreia em filhotes. 

Dito isso, entre os alimentos que coelho pode comer estão:

  • Banana;
  • Couve;
  • Acelga;
  • Manga;
  • Espinafre;
  • Cenoura;
  • Rúcula;
  • Agrião;
  • Mamão;
  • Morango.

Para completar, alguns dos alimentos que você não deve oferecer aos dentuços são: alface, repolho, beterraba, arroz, uva, oleaginosas como amendoim, além, é claro, de alimentos para humanos ultraprocessados, açucarados e quaisquer alimentos de origem animal. Lembre-se de que os coelhos domésticos são herbívoros!

Em relação às melhores práticas na hora de servir, os cuidados com comida para coelho são semelhantes aos que devemos ter antes de comer esse tipo de alimento: lave bem frutas, verduras e legumes para evitar contaminação. 

Sirva apenas vegetais frescos e em bom estado de conservação. Sobras que não tenham sido consumidas em até duas horas deverão ser removidas e descartadas.

saco de batatas

Agora você já sabe se coelho pode comer batata! Tem dúvida em relação a outros alimentos? Confira aqui, no blog da Petz, mais informações sobre o que pode fazer parte da dieta do seu dentuço!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *