Coelhos

Coelho pode comer beterraba?

Publicado em 10 de abril de 2021

Tempo de leitura: 3min

Você já se perguntou se coelho pode comer beterraba? O fato de um alimento não ser tóxico para determinada espécie não significa que ele possa ser incorporado na dieta do dia a dia. 

coelho branco

A mandioca-brava crua, por exemplo, é extremamente tóxica para humanos e jamais deve ser consumida sem antes passar por um trabalhoso processo de domesticação. 

Já um algodão-doce ou alimentos fritos não são tóxicos. Contudo, uma dieta rica nesse tipo de comida predispõe o indivíduo a problemas como doenças cardiovasculares e diabetes. Logo, esses alimentos devem ser consumidos com moderação.

No caso dos animais, alguns alimentos muito benéficos para nós também podem ser prejudiciais quando consumidos em excesso. Será que esse é o caso da beterraba para coelho? Coelho pode comer beterraba?

Afinal, faz mal dar beterraba para coelho?

Um pequeno pedaço de beterraba fresca servido raramente não fará mal à saúde do seu companheiro. Ou seja, coelho come beterraba. Porém, ainda que não seja um alimento tóxico, não é recomendado oferecer a raiz tuberosa aos coelhos, pois sua ingestão pode desencadear problemas como ganho de peso e desconfortos abdominais.

Nesse caso, é melhor dar preferência a outros vegetais mais seguros. Entre as sugestões de legumes para coelho mais indicados estão: acelga, agrião, rúcula, couve, couve-flor, espinafre; além de frutas, como banana, maçã, mamão e morango. 

coelho na grama

Tanto frutas quanto legumes que coelho pode comer podem ser servidos até três vezes na semana, de preferência de maneira intercalada para garantir mais variedade de sabor, textura e nutrientes.

Sendo assim, o coelho pode comer beterraba, mas há outras alternativas muito mais saudáveis que vão deixar seu peludo nutrido. Nesse caso, é muito importante não deixar de oferecer a ração extrusada como alimento principal e as frutas e legumes somente como petisco.

Meu coelho comeu beterraba, e agora?

Não é preciso entrar em desespero se acaso o coelho comer um pedaço de beterraba, mas vale ficar atento a possíveis problemas na digestão, como diarreia, distensão abdominal e falta de apetite. Se isso acontecer, procure um centro de atendimento veterinário.

Uma consequência esperada após a ingestão de beterraba é a alteração da coloração da urina de amarelo para tons de rosa ou de vermelho. Isso ocorre devido a um pigmento presente no alimento chamado betacianina, cujo efeito vai embora após algumas horas. Aliás, esse mesmo pigmento pode acabar tingindo o focinho do seu amigo por um tempo.

Ração para coelho e feno: as bases da alimentação

De acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz sobre o que coelho pode comer, o ideal é que a alimentação do coelho seja bem variada, com ração específica, feno à vontade, e frutas, verduras e legumes cerca de três vezes na semana. 

“A ração específica para os animais é extremamente importante, pois é balanceada de acordo com a necessidade da espécie”, diz a especialista. Ela deve ser fornecida diariamente, conforme as recomendações de cada fabricante e do veterinário.

Tão importante quanto a ração, o feno deve estar disponível o tempo todo, uma vez que seu aporte de fibras é essencial para a digestão dos coelhos, assim como para o desgaste dos dentes, que não param de crescer, evitando problemas como a má-oclusão.

beterrabas colhidas

Coelho pode comer beterraba, mas o melhor é evitar. Confira aqui, no blog e nas redes sociais da Petz, mais informações sobre a alimentação do seu amigo!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog