Coelho pode comer couve? Descubra já!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 5, 2021

Coelhos
Coelho pode comer couve? Descubra já!
Tempo de leitura: 4 minutos

A couve integra uma grande família de vegetais da qual também fazem parte brócolis, nabo, rabanete, couve-flor e repolho. Mas você sabia que coelho pode comer couve?

Embora existam diferentes tipos de couve, aqui no Brasil o termo é comumente utilizado para designar a couve-manteiga, aquela que, cortada em tirinhas e refogada com alho e cebola, rende um belo acompanhamento para a feijoada. 

coelho marrom

Quando o assunto é couve refogada, nem pense em oferecê-la a seu coelho! Além de gorduroso, o alimento refogado perde boa parte de seus nutrientes. Ademais, é comum que o prato seja preparado com ingredientes tóxicos aos coelhos, como alho e cebola. 

Mas e quanto à couve crua, quais são os cuidados na hora de incluí-la na dieta de seu amigo? Descubra aqui como coelho pode comer couve crua!

Frutas, verduras e legumes: eles podem fazer parte da dieta dos coelhos

Pode dar couve para coelho, mas oferecer uma ração específica para coelhos é um passo fundamental para promover a saúde interna do pet, garantindo a ele mais qualidade de vida e longevidade. 

“A ração específica é extremamente importante, pois é balanceada de acordo com as necessidades da espécie”, explica Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz.

coelho na grama

Porém, ao contrário do que muitos acreditam, ela não deve ser fornecida isoladamente. Outros alimentos complementares, como feno e vegetais frescos, são importantes para o funcionamento adequado do organismo dos coelhos

Enquanto estes contribuem para aumentar a ingestão hídrica, o feno é essencial por auxiliar na digestão e promover o desgaste dos dentes, evitando problemas dentários como a má-oclusão.

Conforme explica Amanda, a alimentação dos coelhos pode ser bem variada, incluindo ração específica para a espécie, feno à vontade, frutas, legumes e verduras.

Mas atenção: alguns alimentos muito saudáveis para nós, como alface e abacate, são bastante perigosos para os coelhos. Portanto, antes de introduzir um novo alimento na dieta do seu amigo, informe-se sobre os alimentos permitidos e, de preferência, consulte um veterinário.

Conheça os principais nutrientes da couve

Muito rica em fibras, que ajudam no trânsito intestinal, a couve também é uma boa fonte de micronutrientes importantes, como ferro, cálcio, além das vitaminas A, C e K. Essas vitaminas são relacionadas respectivamente às funções ligadas à visão e à pele, ao sistema imunológico e à síntese de fatores para a coagulação sanguínea.

Dito isso, é importante destacar que assim como a deficiência, o excesso de vitaminas também é prejudicial à saúde dos coelhos. Por isso, cuidados devem ser tomados ao dar couve para coelho.

Nesse sentido, vale ressaltar ainda que, diferentemente do nosso, o organismo dos lagomorfos é capaz de sintetizar algumas dessas substâncias, como a vitamina K. Em coelhos saudáveis, ela é sintetizada pela flora intestinal em quantidade suficiente para suprir as necessidades da espécie. 

Seja como for, nunca tente fazer suplementação de vitaminas por conta própria, seja por meio de frutas, legumes e verduras, seja por meio de suplementos vitamínicos. Em caso de mudanças na aparência ou no comportamento do coelho, procure ajuda especializada.

Como servir couve e outros alimentos ao coelho

Coelho pode comer couve, mas há pontos de atenção. Antes de mais nada, quando se trata de mudanças na alimentação, é preciso cautela para evitar possíveis reações adversas. “Para animais filhotes, temos que ter cuidado ao inserir qualquer alimento para que não ocorra diarreia”, alerta Amanda Freitas. 

Não apenas ao introduzir um novo alimento, mas também em caso de troca de ração, a transição ou acréscimo deve ser feito aos poucos, de maneira gradual. 

Uma vez observados esses cuidados, a couve, assim como outras hortaliças permitidas para coelho, deve ser servida fresca e bem-lavada para evitar contaminações. Caso não seja consumida num curto espaço de tempo, ela deve ser descartada a fim de evitar a oxidação e a atração de insetos para o ambiente. 

Quanto à frequência, Amanda diz que frutas, verduras e legumes podem ser servidos até três vezes na semana, sendo que o ideal é intercalar os alimentos permitidos, garantindo mais variedade. Outro ponto são os diferentes tipos de couve. Será que coelho come couve-flor? E rabanete?

Se você estiver se perguntando, saiba que coelho pode comer folha de couve-flor, mas não outras partes. Já no caso dos rabanetes, as folhas e os talos estão liberados.

couve fechada

Além do fato de que coelho pode comer couve-flor (as partes permitidas), vale lembrar que outras boas opções de hortaliça para coelho são: rúcula, agrião e acelga. Já alface e repolho não devem ser oferecidos, pois são prejudiciais. 

Agora que você sabe que coelho pode comer couve crua, confira aqui, no blog da Petz, outras dicas de alimentos que podem fazer parte da dieta dos coelhos! Estamos sempre publicando conteúdos para melhorar o bem-estar do seu dentuço!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *