Coelho pode comer laranja?

Postado por PETZ, em 01/04/2021

Coelhos
Coelho pode comer laranja?

Seja na forma de sobremesa, suco ou apenas como um lanchinho da tarde, a fruta faz sucesso entre os brasileiros! E o melhor é que além de saborosa e refrescante, ela é repleta de nutrientes importantes para nosso bem-estar. Mas será que os pets também podem aproveitar seus benefícios? Coelho pode comer laranja

coelho marrom na grama

De forma geral, os orelhudos são grandes fãs de frutas e vegetais. Entretanto, é importante estar atento aos alimentos que podem causar intoxicação. Se você quer descobrir se coelho pode comer laranja, continue lendo! Aprenda sobre a alimentação do seu amigo! 

A dieta dos coelhos

Antes de descobrir se o coelho pode comer laranja, é importante aprender mais sobre a dieta dos nossos amigos. Quem tem um orelhudo em casa sabe que esse fofo pet tem um apetite de leão! Entretanto, comer muito não significa comer bem.

Para que os dentucinhos recebam a nutrição necessária, é essencial oferecer um bom pote de ração. Esse produto, elaborado por especialistas, contém todos os nutrientes e o que coelhos pode comer

A Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, explica que a alimentação dos coelhos deve ser dividida entre ração e vegetais. “O ideal é que 50% seja ração e 50% seja de alimentos frescos, como legumes, folhagens, feno e até mesmo frutas”, comenta. 

Por isso, antes de pensar no petisco, tenha certeza de que seu amigo está recebendo uma boa ração!

Coelho pode comer laranja?

Mesmo tendo a ração como base da alimentação dos orelhudos, variar na dieta é sempre uma boa ideia. Os petiscos são uma boa forma de dar um agrado para seu pet ou celebrar uma ocasião especial! 

Pensando nisso, fica a dúvida: será que coelho pode comer laranja? Se você está pensando em oferecer a fruta para seu amigo, saiba que sim, está permitido! 

coelho branco no banquinho de madeira

Entretanto, cabe aqui uma ressalva. Apesar de a laranja não ser tóxica, ela não é um petisco altamente recomendado. Abaixo, explicamos melhor cada característica desse alimento e como ele pode contribuir ou prejudicar a saúde dos pets.

Pontos positivos de a laranja

Assim como outras frutas que coelho pode comer, a laranja é um alimento rico em vitaminas e minerais. Abaixo, separamos alguns pontos positivos do petisco que poderão melhorar o bem-estar do seu coelho.

  • Vitamina A: importante para o crescimento dos tecidos. Fundamental para alguns órgãos, como olhos e estômago; 
  • Vitaminas do complexo B: atuam no metabolismo; 
  • Cálcio: importante componente de ossos e dentes; 
  • Fibras: auxilia o sistema digestivo. 

Vale ressaltar, entretanto, que todas as vitaminas acima também estão presentes na ração para coelhos! 

Pontos negativos da laranja

Apesar da laranja não ser um alimento tóxico, ela não é o petisco mais indicado para os orelhudos. Abaixo, indicamos alguns pontos negativos da fruta. 

  • Alto nível de açúcar: em excesso, o açúcar pode levar a problemas de saúde;
  • Acidez: a acidez da laranja pode prejudicar os orelhudos; 
  • Alto nível de vitamina C: diferentemente dos humanos, os coelhos não precisam ingerir vitamina C, já que a sintetizam em seu próprio organismo. Como eles não utilizam esse composto, uma dieta com altos níveis de vitamina C pode causar problemas renais. 

Considerando os pontos positivos e negativos da laranja, podemos ver que este não é o petisco mais indicado para os orelhudos. Há outras frutas para coelhos e vegetais, como banana, maçã ou cenoura, que são mais indicadas na hora de variar a dieta. 

Como oferecer laranja para coelhos

Apesar de ser verdade que coelho pode comer laranja, é importante lembrar que não é recomendado oferecer esse petisco com tanta frequência. Se seu amigo adora a fruta e você quiser agradá-lo de vez em quando, fique atento! 

A laranja deve ser um petisco ocasional, utilizado como recompensa ou para celebrar uma ocasião especial. E, para evitar problemas, siga as recomendações abaixo:

  • Remova a casca e as partes brancas: essas partes podem ser tóxicas para os orelhudos. Para evitar uma intoxicação, ofereça apenas a polpa da fruta; 
  • Verifique a presença de sementes: as sementes da laranja também podem ser tóxicas. Apesar de pequenas, o ideal é removê-las na hora de oferecer o petisco; 
  • Ofereça porções pequenas: essa é uma recomendação muito importante. A laranja não é tóxica para os orelhudos. Entretanto, sua acidez é alta, e isso pode trazer problemas para o pet. Por isso, é importante oferecer porções bem pequenas. Um gomo de laranja deve ser o suficiente para seu amigo! 

Lembre-se: o coelho pode comer fruta, mas cada pet possui seu organismo e sua personalidade. Alguns se adaptam melhor a certos petiscos. Se por algum motivo você achar que a laranja não caiu bem na dieta do seu amigo, exclua o ingrediente o mais rápido o possível!

laranjas cortadas

E, caso prefira dar um alimento 100% seguro, procure a Petz mais próxima! Em nossas lojas você encontra uma grande variedade de petiscos para coelhos, produzidos por especialistas e com segurança certificada. Venha nos fazer uma visita ou acesse nossa loja virtual! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *