Coelho pode comer mamão?

Postado por PETZ, em 10/04/2021

Coelhos
Coelho pode comer mamão?

Fruta tropical de origem mexicana, o mamão possui diversas propriedades benéficas para os seres humanos. Entre elas, uma das mais famosas é seu papel na regulagem do intestino. Mas, no caso dos dentuços, coelho pode comer mamão

coelho na grama

A fruta  também é rica em substâncias antioxidantes e em minerais que ajudam a combater a hipertensão e a proteger o sistema cardiovascular. A seguir, descubra se coelho pode comer mamão, quais são os cuidados ao inserir o alimento na dieta do seu amigo. Além disso, descubra o que coelho não pode comer!

Veredito: pode dar mamão para coelho?

Coelho pode comer mamão. Na verdade, de acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, o mamão é um dos vegetais que podem ser oferecidos três vezes na semana, de preferência de maneira intercalada com outras frutas, verduras e legumes permitidos para garantir mais variedade.

Em tempo, a especialista destaca que além de frutas para coelho, a dieta dos dentuços domésticos também deve incluir ração para coelho e feno, fundamental para a digestão dos lagomorfos. 

“A ração específica para os animais é extremamente importante, pois é balanceada de acordo com a necessidade da espécie”, orienta. Portanto, se você está se perguntando o que coelho pode comer, a ração é o único alimento que deve ser oferecido diariamente, de acordo com as recomendações do fabricante e do veterinário.

Conheça os principais nutrientes do mamão

Além de muito saboroso, o mamão é uma fruta extremamente rica em substâncias com benefícios importantes para a saúde. Com boa concentração de fibras e de enzimas, como a papaína, os diferentes tipos de mamão ajudam a estimular o trânsito intestinal. 

Não bastasse isso, é uma fruta muito rica em pectina, um polissacarídeo que diminui a absorção de gorduras pelo organismo. Outras substâncias muito benéficas presentes no mamão são os carotenoides. Entre eles, vale destacar o famoso betacaroteno, pigmento antioxidante que dá ao mamão (e a outros vegetais, como a cenoura) sua coloração alaranjada. 

coelho olhando pela janela

É a partir da quebra dessa substância que o organismo dos coelhos obtém a maior parte da vitamina A. Também conhecida como retinol, ela ajuda a reduzir a degeneração da mácula ocular, diminuindo os riscos de catarata. A vitamina A também é importante para o desenvolvimento dos filhotes.

Fundamentais para o organismo dos coelhos, atuando em funções como a coagulação sanguínea, as vitaminas K e do complexo B também estão presentes no mamão. 

Contudo, ao contrário de nós, os coelhos não dependem exclusivamente da ingestão de alimentos específicos para a obtenção desses micronutrientes, uma vez que são capazes de sintetizar essas substâncias durante a digestão. Mas, para isso, é essencial que estejam com a saúde em dia. 

É importante destacar que o excesso de vitaminas e minerais também pode ser prejudicial à saúde do seu amigo. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário.

Atenção à quantidade e aos cuidados de manejo!

Ainda que coelho pode comer fruta, como o mamão, não exagere na quantidade de mamão oferecida ao coelho. Isso porque os açúcares presentes no mamão podem acabar prejudicando o bem-estar do seu amigo, desencadeando problemas digestivos, como desconforto abdominal e diarreia. 

O mamão, assim como outras frutas que coelho pode comer, deve ser servido maduro e bem lavado, visto que pode ser consumido inclusive com a casca. Já as sementes devem ser removidas. 

Conforme adiantamos no início dessa matéria, é possível oferecer frutas, verduras e legumes permitidos até três vezes na semana em pequenas porções. Até porque alimentos que não tenham sido consumidos em até duas horas deverão ser descartados. 

mamão aberto e fechado

Na Petz você encontra ração para coelho, feno e diversos outros produtos para ajudá-lo a manter a saúde interna do seu amigo em qualquer lugar do Brasil. Visite nossa loja virtual! E depois de conferir se coelho pode comer mamão, em nosso blog, veja outros alimentos liberados para os dentuços.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *