Coelho pode comer morango? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 30, 2021

Coelhos
Coelho pode comer morango? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 2 minutos

Rico em vitamina C, o morango contribui para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Além disso, é capaz de auxiliar na redução do colesterol, da pressão arterial, da glicemia e na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas e para nossos dentuços? Será que coelho pode comer morango?

morango na tigela

Originário de regiões de clima frio, o morango teria sido trazido para a América do Sul pela primeira vez no início do século XVIII, quando sua plantação foi implementada com sucesso no Chile. A seguir, descubra se coelho pode comer morango como nós!

Afinal, pode dar morango para coelho?

Não faz mal dar morango para coelho. Na verdade, de acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, o alimento saboroso e levemente ácido está entre as frutas que coelho pode comer até três vezes na semana, sempre de maneira intercalada a fim de garantir mais variedade na dieta.

Além de não exagerar na frequência e na quantidade, os cuidados ao servir essas frutas para coelhos são os mesmos necessários para consumo humano: servir a fruta madura (nunca passada) e muito bem-lavada para evitar contaminações. 

coelho na grama

Restos de alimento que não tenham sido consumidos em até duas horas devem ser descartados para que não oxidem.

A importância da ração para coelho na nutrição do pet

Coelho pode comer fruta, mas com moderação. Além do morango, outros vegetais podem ser oferecidos ao coelho algumas vezes na semana. No entanto, é importante ter em mente que eles não devem ser a base da alimentação, sob o risco de o pet apresentar deficiências nutricionais e problemas na digestão.

“A ração específica é extremamente importante, pois é balanceada de acordo com a necessidade da espécie”, diz Amanda. Por isso, invista em um alimento de qualidade, siga as orientações do fabricante e do veterinário em relação à quantidade e ofereça o alimento para o dentuço diariamente. 

O feno deve estar disponível o tempo todo

Tão importante quanto a ração para coelho, o feno está não só na lista do que coelho pode comer, mas do que ele deve comer. A mistura é fundamental para garantir a saúde interna do pet. Responsável por boa parte do aporte de fibras, auxilia na digestão, garantindo energia e mantendo o trânsito intestinal.

A falta desse nutriente pode levar a problemas graves, como a estase intestinal, caracterizada pela redução da motilidade do intestino, condição que, sem o tratamento adequado, pode inclusive levar o coelho a óbito.

Entre os principais sintomas de estase gastrointestinal em coelhos estão: falta de apetite, perda de peso e diminuição no volume ou ausência de fezes. Em caso de suspeita, procure um veterinário com urgência. 

coelho

Vale ressaltar que, para além de seu papel na digestão, o feno também é importante para ajudar a desgastar os dentes do coelho, que não param de crescer durante toda a vida. Isso é essencial para diminuir a chance de o coelho apresentar problemas dentários, como a má-oclusão.

Agora que você já sabe que coelho pode comer morango, que tal conhecer ainda mais sobre os costumes e alimentação do seu orelhudo? Aproveite a visita e explore os outros conteúdos oferecidos pelo blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *