Coelho pode comer salsa?

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 6, 2021

Coelhos
Coelho pode comer salsa?
Tempo de leitura: 3 minutos

Fáceis de plantar na hortinha caseira, ervas como a salsinha fazem parte do nosso dia a dia. Além disso, são muito utilizadas para realçar o sabor dos pratos, sejam eles simples ou elaborados. Mas será que elas podem ser um sabor a mais para nossos dentuços também? Coelho pode comer salsa?

Coelhos são animais herbívoros que não dispensam uma boa folhagem. Algumas ervas, como o coentro, podem ser estrelas da refeição. Porém, nem todas são igualmente seguras para o consumo da espécie. Descubra a seguir se seu coelho pode comer salsa!

coelho comendo folha

Faz mal dar salsa para coelho?

De acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, a salsa não é um alimento tóxico para os orelhudos. No entanto, ela recomenda evitar a inclusão da erva nos alimentos para coelhos, uma vez que ela pode trazer riscos à saúde dele.

Um dos principais problemas da salsinha para coelhos são os chamados alcaloides. Presente em algumas plantas, como nas folhas de papoula e nos grãos de café, a substância de caráter alcalino contém leves toxinas que, quando consumidas em grande quantidade, podem acabar prejudicando a saúde interna do seu amigo.

Portanto, ao se perguntar se coelho pode comer salsa, o melhor é evitar! Existem outras folhas para coelho que são mais benéficas para a saúde do dentuço.

Confira algumas opções de vegetais permitidos

O fato de a salsa não ser tão indicada para coelhos não significa que esses pets não possam comer outros vegetais de vez em quando. Pelo contrário! Há muitas frutas, legumes e verduras que coelho pode comer.

“A alimentação dos coelhos pode ser bem variada, com ração específica para a espécie, feno (que ajuda na digestão dos lagomorfos), além de frutas, legumes e verduras três vezes na semana”, diz Amanda.

Entre as recomendações de frutas, legumes e verduras para coelho estão: banana, couve, manga, espinafre, cenoura, morango, rúcula, acelga, agrião e mamão. 

três coelhos

Já entre os alimentos que não são recomendados para os coelhos domésticos, podemos citar: abacate, alface, repolho, batata, alho, cebola, feijão, além de alimentos processados de consumo humano, assim como qualquer alimento de origem animal, como carne, leite ou até mesmo ovo. 

Lembre-se de que os coelhos são animais herbívoros. Por isso, nunca dê a eles rações formuladas para espécies cujo hábito alimentar é diferente, como aquelas desenvolvidas para cães e gatos. A proteína animal presente nesses alimentos é prejudicial aos lagomorfos.

Ração para coelhos e feno: as bases da alimentação

Frutas, verduras e legumes frescos são importantes para agregar nutrientes importantes à dieta dos coelhos, como vitaminas e minerais. Mas saiba que eles não devem ser oferecidos isoladamente, mesmo estando na lista do que pode dar para coelho comer.

“A ração específica é extremamente importante, pois é balanceada de acordo com as necessidades da espécie”, diz Amanda.

Para quem enfrenta dificuldade para encontrar esse tipo de alimento na cidade onde mora, a boa notícia é que na loja virtual da Petz você encontra diversas opções de ração para coelho com entrega para todo o Brasil. Converse com um veterinário sobre a melhor opção para seu amigo.

Tão ou mais importante que a ração, o feno deve estar disponível para o coelho o tempo todo. Além de garantir energia extra aos lagomorfos — que possuem um metabolismo muito rápido —, o alimento é a principal fonte de fibras, auxiliando no trânsito intestinal. 

salsa

A falta desse nutriente pode desencadear um quadro de estase intestinal, caracterizado pela redução da motilidade do intestino, o que pode causar o óbito do pet. O alimento também auxilia no desgaste dos dentes, evitando problemas dentários, como a má-oclusão.

Agora que você já sabe se coelho pode comer salsa, explore o blog da Petz e encontre diversas outras matérias com dicas sobre a alimentação dos coelhos! Nossos conteúdos sempre prezam pela saúde e bem-estar dos bichinhos. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *