Coelho sente frio?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 8, 2020

Coelhos
Coelho sente frio?
Tempo de leitura: 3 minutos

Ainda que o calor também possa estar associado a certa moleza, é principalmente no inverno que muita gente tem vontade de passar o dia inteiro deitado embaixo das cobertas. Já os coelhos muitas vezes parecem se tornar até mais ativos no inverno, levantando a questão para o tutor: afinal, coelho sente frio?

coelho brincando com criança

Qual é a temperatura ideal para um coelho?

Não é impressão sua que o orelhudo fique mais ativo no friozinho! Originários da Europa, os coelhos de fato preferem temperaturas mais amenas ao calorão das estações mais quentes. Embora isso varie de acordo com a espécie, em geral coelhos se sentem bem em temperaturas entre 16°C e 20°C. 

No entanto, é preciso ficar atento às mudanças bruscas — como durante a noite — e às correntes de vento, além de garantir um abrigo para o pet. Do contrário, coelho sente frio e pode até desenvolver problemas respiratórios.

Como saber se o coelho está com frio?

Mesmo contando com a proteção natural da pelagem, os coelhos podem sentir desconforto térmico nos dias frios e até apresentar quadros de hipotermia, quando sua temperatura corporal fica abaixo de 38°C. Entre os sinais de coelho com frio podemos citar:

  • Tremores;
  • Focinho e orelhas frias;
  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração lenta;
  • Movimentos lentos,
  • Letargia.

Em casos mais graves, quando o coelho começa a entrar num quadro de hipotermia, os sintomas podem evoluir para falta de apetite, redução da frequência cardíaca, desmaios, entre outros.

Como cuidar de coelho no inverno?

No Brasil, são poucas as regiões que possuem um inverno rigoroso, com temperaturas muito abaixo dos 15°C. Ao contrário, por aqui o verão costuma ser bem mais preocupante, uma vez que temperaturas muito altas podem provocar os chamados “golpes de calor”, que colocam em risco a vida desses lagomorfos

Mesmo assim, é recomendado tomar alguns cuidados com coelho no inverno, a fim de garantir seu bem-estar e saúde plena, principalmente nesse período de frio contínuo.

coelho em plantação de cenoura

Ofereça um abrigo 

Fundamental para coelhos criados na área externa, que devem ter onde se proteger da chuva e de outras intempéries, o abrigo também é importante para coelhos criados dentro de casa, dando mais segurança e aconchego aos pets.

Coloque cobertores em cima da gaiola 

Em geral, não é recomendado encher a gaiola e a toca de cobertores, haja visto que os peludos tendem a fazer xixi em cima deles. No entanto, você pode usá-los em cima da gaiola quando o coelho sente frio. Isso ajuda a aquecer o espaço e a proteger o pet contra rajadas de vento, prejudiciais à saúde.

Não deixe o pet em contato direto com o piso frio 

Se você cria o coelho dentro de casa, num cercadinho, considere forrar o espaço com carpete ou placas de EVA. Assim, você garante os cuidados necessários para criar coelhos no inverno.

Capriche na alimentação, mas sem exageros 

Assim como nós, os coelhos também tendem a comer um pouco mais no inverno. O organismo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal. Portanto, para garantir todos os cuidados com coelho de estimação, ofereça uma alimentação balanceada.

Estimule atividades físicas 

Quer garantir os cuidados necessários para criar um coelho? Estimule atividades físicas. Elas servem para aquecer o corpo e ajudam a prevenir o estresse, condição que pode provocar a queda da imunidade no pet.

Evite superaquecer a casa

Aquecedores podem ser úteis para manter sua família mais quentinha no inverno, inclusive o orelhudo. Mas lembre-se de que coelhos não se dão bem com o calor excessivo. Por isso, evite deixar a temperatura acima dos 20°C.

Por fim, não só no inverno, mas em qualquer época do ano, procure levar seu amigo para um check-up no veterinário com regularidade! Coelhos saudáveis estão mais preparados para enfrentar os dias frios, desde que se tome alguns cuidados. 

coelho nas mãos do tutor

Depois de conferir se coelho sente frio e de aprender a oferecer melhor conforto ao pet, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *