Como cuidar de um coelho filhote: saiba tudo sobre os orelhudos

Postado por PETZ, em Atualizado em May 6, 2019

Coelhos
Como cuidar de um coelho filhote: saiba tudo sobre os orelhudos
Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas vezes, quem mora em casas ou apartamentos menores fica em dúvida sobre qual o bichinho de estimação ideal. Uma boa opção para casos assim é a escolha de um coelhinho. Saiba mais sobre como cuidar de um coelho filhote antes de receber um dentuço como mais novo integrante da família.

Por serem animais de pequeno porte, além de super fofinhos, os coelhos também necessitam de muitos cuidados. A seguir, você confere várias informações importantes sobre as características da espécie e dicas essenciais para que seu futuro pet tenha uma vida saudável e feliz!

Como receber um filhote de coelho em casa?

Antes de receber o filhotinho em sua residência, fique atento aos detalhes comportamentais e às coisas de coelho, como acessórios e gaiolas, assim você já fica preparado e garante uma adoção responsável e sem chances de arrependimento.

Macho ou fêmea: qual escolher?

Não há muito com o que se preocupar se você pensa em ter apenas um coelhinho, afinal existem poucas diferenças de comportamento entre machos e fêmeas.

No entanto, caso opte por uma dupla, selecione duas fêmeas. É importante que haja espaço confortável suficiente para as duas, para que não aconteçam disputas por território.

É muito importante ter em mente que os machos não castrados não se darão bem. Já as duplas de machos e fêmeas sem castração resultam em prenhez constante e, consequentemente, dúzias de filhotes.

Como funciona a higiene dos coelhinhos

Muita gente fica na dúvida se o coelho toma banho, entretanto, os banhos são perigosos para a saúde do animal. Felizmente, nossos amiguinhos são bastante independentes nesse quesito.

Por outro lado, a gaiola para coelho deve ser sempre higienizada. Procure manter o espaço onde seu orelhudo vive sempre muito limpo e arejado.

Evite o acúmulo de sujeira para que não haja proliferação de bactérias que podem causar doenças.

As trocas de pelagens são sazonais e não devem ser motivo de preocupação, mas também é importante saber como cuidar do pelo do coelho.

Preste atenção às possíveis perdas de pelos sem motivos aparentes, diminuição do brilho e coceiras em determinadas partes do corpo.

Por quanto tempo vive um coelho?

A expectativa de vida do bichinho pode variar bastante, mas o tempo médio está entre seis e oito anos.

É importante ressaltar que questões genéticas, características do habitat e a qualidade de vida são fatores determinantes para o tempo de vida do animal.

O tratamento inadequado, como má alimentação e falta de higiene podem reduzir o cálculo de vida dos coelhinhos.

Por outro lado, se o seu pet mantiver uma rotina saudável e feliz, esse tempo pode ser prolongado para mais de 10 anos.

Como no caso do orelhudo chamado George, mais velho do mundo registrado pelo Guinness Book. O animal morava nos Estados Unidos e viveu até 14 anos anos de idade.

Alimentação adequada para coelhos

Os coelhos são herbívoros e necessitam de uma alimentação bastante diversificada. A ração apropriada é muito importante para manter o animal saudável.

Certifique-se de selecionar a marca com qualidade ideal para as necessidades do seu bichinho.

As opções de ração alternativa, como aquelas voltadas para animais criados em granjas, não são indicadas para coelhos domésticos.

Assim como o uso de rações para cães e gatos, escolha um produto que forneça a maior quantidade de nutrientes para o seu pet.

Por se tratar de um animalzinho que necessita de fibras, o feno é indispensável para a saúde digestiva dos coelhos, ele previne a obesidade, problemas de diarreia e doenças dentárias.

Frutas e verduras também servem de comida para coelhos, mas devem ser oferecidas como petiscos complementares na dieta.

Coelhinhos e tutores bem mais felizes

Agora que você já sabe tudo sobre os filhotes de coelho, não deixe de conhecer os serviços incríveis da Petz. Tanto no site como na loja mais próxima, você fica por dentro das melhores novidades para o seu amiguinho de estimação!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *