Coelhos

Você conhece a gestação de coelho?

Publicado em 15 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Com aparência fofa e temperamento dócil, o coelho ganha espaço como animal de estimação. Para quem pensa em adotar mais de um, fica a dica: ele é muito prolífero. Então, você precisa saber tudo sobre a gestação de coelho!

Coelho filhote preto e branco nas mãos de uma mulher.

De fato, sem um controle apropriado, o coelho se reproduz facilmente e com frequência. Como resultado, um tutor desavisado pode se ver com uma grande população desse pet orelhudo em pouco tempo.

Para isso não acontecer, e você se preparar para a nova ninhada, confira um guia com respostas dos nossos especialistas sobre a gestação de coelho.

A coelha pode ficar prenhe a partir de qual idade?

Para estarem aptos à reprodução, tanto o macho quanto a fêmea devem atingir a maturidade sexual. Na fêmea, isso costuma ocorrer por volta dos quatro meses de vida. Já no macho, essa fase é um pouco mais tardia, a partir dos cinco meses.

É importante destacar que a idade em que ocorre a maturidade sexual varia de um indivíduo para outro. Em geral, quanto maior é o coelho, mais demorada é a maturidade. Adiante, vamos explicar os sinais de cio dos coelhos.

Porém, mesmo que o coelho esteja apto a cruzar, o melhor é esperar até ele completar oito ou nove meses de idade. Assim, você garante que o animal está completamente desenvolvido, evitando complicações no parto e problemas com a ninhada.

Como saber se a coelha está no cio?

A ocorrência do primeiro cio é o principal indício de que a gestação de coelho pode ocorrer. Entre as mudanças fisiológicas características dessa fase, estão: vulva avermelhada e intumescida, irritabilidade, aumento da temperatura das orelhas e da região retal.

As fêmeas não sangram enquanto estão no cio, diferentemente das cachorras. Assim como as gatas, elas têm ovulação induzida pela excitação sexual, ou seja, o coito estimula a ovulação.

Algumas alterações comportamentais indicam o cio da coelha: inquietação, agitação da cauda, receptividade ao macho e ato de esfregar a vulva na gaiola.

Já o coelho no cio marca território com urina, fica mais agressivo, pode morder, tentar copular com objetos e pessoas da casa, destruir objetos e móveis e demonstra mais agitação que o normal.

A gestação de coelho dura quanto tempo?

O tempo de gestação do coelho é bastante curto em comparação com o de outros mamíferos, chegando a 30 dias. Para ter uma ideia, entre os mamíferos, a gestação mais longa é a da elefanta, com 22 meses (625 dias). Já a mais curta é a do roedor, com 20 dias.

Coelho com pelos acinzentados em cima de pedras no quintal.

Por isso, é preciso ficar atento aos sinais do cio e à ocorrência da monta para identificar a gravidez e adotar os cuidados pré-natais.

Como saber se a coelha está grávida?

Para um leigo, não é nada fácil identificar a coelha grávida. Isso porque, a menos que esteja prenhe de uma ninhada muito grande, ela não exibe muitos sinais externos de gravidez e quando mostra, já é quase hora do parto.

Mesmo no veterinário, o diagnóstico só costuma ser feito com precisão a partir dos dez dias de gestação de coelho. Para identificar os filhotes, o especialista apalpa delicadamente o ventre da coelha.

Além disso, ele pode solicitar um ultrassom abdominal para saber, com precisão, o número de filhotes e o tempo de gestação. Isso é importante no parto em casa, para saber se já nasceram todos os filhotes ou se há algum problema no parto.

Um coelho pode ter quantos filhotes de uma vez?

Quer saber quantos filhotes um coelho pode ter? A resposta é: muitos! A média é de 6 a 8 coelhinhos. No entanto, existem relatos de ninhadas incrivelmente numerosas, de até 15 filhotes!

Parto da coelha

A coelha prepara o ninho com materiais disponíveis e até o próprio pelo. No dia do parto, ela fica mais reclusa no ninho. Geralmente, o parto ocorre sem intercorrências, igual ao das gatas e das cadelas. Os bebês nascem, são limpos pela mãe e já mamam.

O coelho se reproduz quantas vezes por ano?

Não existe uma resposta exata para esta pergunta. Isso porque, teoricamente, a gestação pode acontecer sempre que houver cio e monta. Embora o ciclo estral possa ocorrer a cada 15 dias, o cio das coelhas é do tipo induzido, como já dito acima.

Uma coisa é fato: sem que haja um controle, uma coelhinha pode ter dezenas de filhotes ao ano, o que não é nada bom para a saúde dela e para o controle populacional da espécie. Caso deseje, é possível castrar tanto o macho quanto a fêmea.

Coelho marrom filhote na grama do quintal.

Gostou de aprender sobre a gestação de coelho? Então, confira as lojas da Petz e encontre tudo o que seu orelhudo precisa para se alimentar bem, dormir, brincar e fazer o ninho!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog