Saiba tudo sobre a gestação de coelho

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 6, 2020

Coelhos
Saiba tudo sobre a gestação de coelho
Tempo de leitura: 3 minutos

Com aparência fofa e temperamento dócil, os coelhos vêm ganhando espaço como animais de estimação. Para quem pensa em adotar mais de um coelho, o fato de a espécie ser uma grande reprodutora costuma limitar o número de pets no mesmo ambiente. Uma medida comum é castrar o macho e a fêmea para evitar a gestação de coelho

ninhada de coelhos

De fato, sem um controle apropriado, os coelhos se reproduzem facilmente e com frequência. Como resultado, um tutor desavisado pode se ver em pouco tempo com uma grande população desses pets orelhudos. Por esse motivo, confira a seguir um guia com perguntas e respostas sobre a gestação de coelho. 

A partir de qual idade a coelha pode ficar prenhe?

Para que estejam aptos à reprodução, tanto o macho como a fêmea devem ter atingido a maturidade sexual. Nas fêmeas, isso costuma ocorrer por volta dos 4 meses de vida. Já nos machos, essa fase é um pouco mais tardia, a partir dos 5 meses. 

A respeito da idade em que ocorre a maturidade sexual, é importante destacar que ela varia de um indivíduo para outro. Em geral, quanto maior é o coelho, mais demorada é a maturidade. 

Como saber se a coelha está no cio?

A ocorrência do primeiro cio é o principal indício de que a coelha atingiu a maturidade sexual. Entre as mudanças fisiológicas características dessa fase estão: vulva avermelhada e intumescida, presença de secreção vaginal, aumento da frequência respiratória, falta de apetite e aumento da temperatura das orelhas e da região retal. 

Quanto ao comportamento, algumas alterações que indicam o cio do coelho são: inquietação, agitação da cauda, receptividade ao macho e coelha esfregando a vulva na gaiola.

Quanto tempo dura a gestação de coelho?

O período de gestação do coelho é bastante curto em comparação com o de outros mamíferos, com duração de, aproximadamente, 30 dias. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais do cio e também à ocorrência da monta para identificar a gravidez e adotar cuidados pré-natais.

Para se ter uma ideia, a gestação mais longa entre os mamíferos é a da elefanta, com duração de 22 meses (625 dias!). Já o título de gestação mais curta entre os mamíferos vai para os roedores, cuja prenhez dura, em média, 20 dias.

coelho marrom e preto

Como saber se a coelha está grávida?

Não é nada fácil para um leigo identificar coelha grávida. Isso porque, a menos que esteja prenhe de uma ninhada muito grande, ela não exibirá muitos sinais externos de gravidez.

Mesmo no médico-veterinário, o diagnóstico só costuma ser feito com precisão a partir dos 10 dias de gestação do coelho. Para isso, o especialista vai apalpar delicadamente o ventre da coelha a fim de identificar os nódulos correspondentes aos filhotes. Além disso, ele também poderá solicitar um ultrassom para saber, com precisão, o número de filhotes.

Quantos filhotes um coelho pode ter de uma vez?

O número de filhotes de uma ninhada varia de indivíduo para indivíduo e também de gestação para gestação. Contudo, a média é de 6 a 8 coelhinhos. 

No entanto, é possível que uma coelha tenha uma quantidade muito menor ou maior de filhotes. Nesses últimos casos, o acompanhamento da gestação de coelho por um veterinário é ainda mais essencial.

Quantas vezes por ano o coelho se reproduz?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Isso porque, teoricamente, a gestação da coelha pode acontecer sempre que ela estiver no cio e houver monta. Embora saibamos que o ciclo estral pode ocorrer a cada 15 dias, o cio das coelhas é do tipo induzido. Em outras palavras, a ovulação só acontece quando há estímulo de um macho. 

Uma coisa é fato: sem que haja um controle, uma coelhinha pode ter dezenas de filhotes ao ano, o que não é nada bom para a saúde dela e também para o controle populacional da espécie.

coelho laranja na grama

Agora que sabe tudo a respeito da gestação de coelho, confira o blog da Petz para outros assuntos de bem-estar e saúde pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *