Coelhos

O que coelho come? Conheça a dieta dos orelhudos!

Publicado em 28 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se você está se perguntando o que coelho come, provavelmente está em busca da dieta ideal para seu orelhudo. Quem tem um dentucinho em casa sabe que esse pet pode ser um tanto comilão!

coelho laranja e branco

A base para cuidar de um pet é aprender sobre a alimentação. Então, por que não começar perguntando o que coelho come, não é mesmo? Principalmente se você está pensando em ter esse animalzinho como companheiro, esse é um bom ponto de partida.

Então, o que coelho pode comer? Esse amiguinho precisa de certo equilíbrio de nutrientes. Uma alimentação descuidada pode levar a sérios problemas de saúde. Por isso, fizemos o texto a seguir. Continue lendo e veja como esse guia pode te ajudar a cuidar do seu orelhudo.

Ração: a base da alimentação saudável

Se você está montando o cardápio do seu pet e imaginando o que coelho come na natureza, é melhor mudar de ideia. Nas casas e nos apartamentos, o orelhudo vive uma vida um tanto tranquila. Mesmo que ele adore brincar e correr, dificilmente terá o gasto energético de um coelho selvagem. 

Por isso, a ração para coelho deve ser sempre a base da alimentação do pet. Esse produto é preparado por especialistas e contém todos os nutrientes necessários, distribuídos de forma equilibrada. 

Inclusive, você sabia que, no caso do dentuço, os alimentos extrusados são as melhores opções? Por sorte, é fácil encontrar esse tipo de ração em lojas especializadas. 

Outras opções

A ração deve ser sempre a base da alimentação do coelho. Porém, isso não significa que os vegetais estão proibidos para esse peludo. Quando preparamos da forma correta, eles também podem ser deliciosos! 

Por isso, se você quer diversificar a alimentação do seu coelho, não se preocupe que é possível. Lembre-se que apenas os alimentos abaixo devem ser oferecidos apenas como petisco. 

Verduras

As folhas estão entre os alimentos preferidos do coelho! Então, na hora de se perguntar “o que coelho come?”, além da ração, ofereça uma deliciosa salada, mas sem utilizar sal e qualquer outro tempero. Também evite oferecer vegetais muito aguados, como alface, já que eles podem soltar o intestino.

Assim, se você quer dar algumas verduras diferentes, já anote as comidas liberadas para coelho: rúcula, couve, acelga, chicória, almeirão, manjericão, talos e folhas de cenoura. coelho parado

Legumes

Ao pensar na alimentação dos coelhos domésticos, logo vem a pergunta: esses peludinhos comem cenoura? De acordo com especialistas, essa raiz está liberada para os pets, desde que seja oferecida em pequenas quantidades. Outros legumes para coelhos são: pimentão, beterraba e abobrinha.

Frutas 

Quem não adora uma fruta fresquinha? Os coelhos também são fãs dos vegetais! Entretanto, lembre que algumas frutas possuem alto teor de açúcar. Por isso, ofereça sempre com moderação. Entre as liberadas, podemos citar: maçã, morango, pêssego e manga. 

Feno

O feno tem uma função muito importante para o hábito alimentar dos coelhos. Como possui alto teor de fibra, auxilia a regular o intestino e dar a sensação de saciedade. Além disso, possui um valor calórico muito baixo, por isso, os orelhudos podem comer à vontade!

 

O que coelho não pode comer?

Agora que você já viu a lista de o que coelho come, é hora de conhecer as proibições. Alguns alimentos comuns podem causar problemas de saúde no peludo, por isso, é necessário estar de olho! Como esse amiguinho é muito comilão, todo cuidado é pouco. Conheça o que coelho não pode comer abaixo.

  • Abacate: possui uma substância que pode ser tóxica para o coelho;
  • Caroços e sementes: o cianeto, uma substância tóxica, está presente em muitas frutas. Para evitar problemas, sempre tire os caroços e as sementes; 
  • Carambola: a carambola possui uma substância que pode comprometer o rim do pet; 
  • Batata: crua é rica em solanina, uma substância tóxica para o pet. Cozinhá-la é uma boa opção para eliminar esse composto. Entretanto, como a batata é altamente calórica, o melhor é evitá-la;
  • Cebola: pode causar anemia quando é consumida pelo peludo; 
  • Alho: pode causar desarranjos intestinais; 
  • Cogumelos: todos os tipos estão proibidos para o coelho; 
  • Alimentos ultraprocessados para humanos: manteiga, iogurte, salgadinhos e outros itens são ricos em gorduras, açúcares e aditivos. Por isso, deixe seu amigo peludo longe da geladeira! 

Agora que você já sabe o que coelho come e quais são os alimentos proibidos, pode cuidar da alimentação do seu orelhudo de forma mais segura e saudável. Para isso, você pode contar com a gente.

coelho branco peludo

Acesse o site da Petz e encontre um catálogo extenso de acessórios, rações e equipamentos para coelho. Assim, além de mimar o seu pequeno orelhudo, você ainda garante uma vida cheia de dengo e carinho. Afinal, quem não gosta de um presentinho, não é mesmo? Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog