Coelhos

Quantos anos um coelho vive? Descubra!

Publicado em 24 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

O coelho ganha espaço no mundo pet graças à doçura e à beleza. Entretanto, apesar da popularidade, ainda há muitas dúvidas sobre o orelhudo. “Quantos anos um coelho vive?” costuma ser uma pergunta comum entre os tutores de primeira viagem. 

Dois coelhos com a boca na cenoura que um humano segura para eles.

Afinal, os amigos animais merecem o melhor, e diferentes fatores podem influenciar as expectativas de vida deles. Se você quer saber quantos anos um coelho doméstico vive, continue lendo! Elaboramos um guia com respostas sobre o assunto.

Entendendo a expectativa de vida do coelho

Para respondermos à dúvida “coelho vive quantos anos?”, precisamos explicar alguns pontos. Isso porque, em casa, o orelhudo vive uma vida muito diferente do que na natureza. Além disso, o processo de domesticação altera algumas características do pet. 

Esses fatos em conjunto mudam drasticamente a expectativa de vida de um coelho. Para ter uma ideia, na natureza, o orelhudo vive, em média, apenas dois anos. Já no lar, costuma ficar por perto para alegrar a família por muito mais tempo! 

Afinal, quantos anos um coelho vive? 

Vários fatores podem influenciar quanto tempo o coelho vive. Com o conforto e o carinho de um lar, estudos indicam que o orelhudo pode viver, em média, de 8 a 12 anos. 

Entretanto, é importante lembrar que esse número é genérico e não se aplica a todos os peludos. Cada pet possui personalidade e características próprias. O coelho Mick, por exemplo, fez 16 anos em fevereiro e se tornou o mais velho do mundo! 

As raças podem influenciar a expectativa de vida dos coelhos?

Provavelmente, quem é fã do orelhudo já sabe que existem diversas raças de coelho. Cada uma possui tamanho, pelagem e até personalidade diferente a partir de certas características genéticas. 

Porém, de acordo com especialistas, esses fatores não alteram quantos anos um coelho vive. Na verdade, outros pontos são mais importantes na hora de analisar o bem-estar do orelhudo, como uma rotina saudável e um lar carinhoso.

Coelho com pelos claros olhando em direção a câmera.

Como contribuir para a qualidade de vida dos coelhos

Se você está preocupado com quantos anos um coelho vive, é necessário ficar atento a alguns pontos. Seguindo algumas atitudes básicas, é possível ajudar o peludo a ter mais qualidade de vida. Para aumentar o tempo de vida de um coelho, siga as recomendações abaixo.

Gaiola

É comum deixar o coelho em gaiolas, pelo menos, parte do dia. Porém, uma casa confortável é algo importante para o bem-estar. Para o orelhudo, não é diferente. Por isso, disponibilize uma gaiola grande, agradável e com tudo que ele precisa.

Ração

O coelho é conhecido por ser um grande comilão! Por isso, muitos tutores acreditam que a nutrição dele deve ser feita com cenouras e outros petiscos favoritos. 

Entretanto, a alimentação do orelhudo é bem mais delicada e pode influenciar quantos anos um coelho vive. Esse pet precisa de nutrientes específicos, obtidos pelas rações próprias, preparadas por especialistas com tudo que o pet necessita para viver de forma saudável.

Atividades e brincadeiras

O coelho é um pet muito ativo. Com saltos e brincadeiras, é difícil encontrar o orelhudo parado. Por isso, ele precisa de estímulo para gastar energia. Então, ofereça momentos de diversão e disponibilize brinquedos para seu amigo se entreter. 

Visitas ao veterinário

Parte da rotina saudável de todo pet é visitar o veterinário regularmente. Isso também se aplica ao coelho! Em clínicas modernas e bem equipadas, é possível encontrar profissionais especialistas em pets silvestres

Quatro coelhos com orelhas cinzas comendo cenoura.

Se gostou de entender quantos anos um coelho vive, não deixe de conferir a loja on-line da Petz. No catálogo, você encontra rações, acessórios, brinquedos, suplementos e tudo mais que o amigo precisa para ter uma vida longa, saudável e feliz. Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog