Tipos de coelho: conheça 5 raças você pode ter em casa!

Postado por PETZ, em Atualizado em May 8, 2020

Coelhos
Tipos de coelho: conheça 5 raças você pode ter em casa!
Tempo de leitura: 5 minutos

Mesmo que você não tenha um coelho em casa, provavelmente consegue imaginar bem um orelhudo: um pet pequeno, com pelo fofinho, orelhas pontudas e nariz agitado, correto? Entretanto, o que muita gente não sabe é que há diversos tipos de coelho no mundo pet!

dois coelhos branco olhando para câmera

Conheça 5 tipos de coelho mais populares

Estudos mostram que existem mais de 50 raças de peludos, uma mais fofa que a outra! Cada uma possui suas características e cuidados específicos. Se você gostaria de saber mais sobre tipos de coelho, continue lendo! Separamos as cinco raças mais populares e explicamos como cuidar de cada uma.

Vale a pena ressaltar que cada raça possui suas características próprias como também personalidades diferentes. Mas independente dela a decisão de ter qualquer animalzinho exige um conhecimento prévio de cuidados e manejo para garantirmos o bem estar deste novo amigo.

 

1. Rex

Tamanho: médio/grande
Peso: 2,5kg a 4kg
Expectativa de vida: 7 anos
Comportamento: carinhoso e ativo

A raça Rex está entre os tipos de coelhos mais conhecidos. Com as orelhas para cima, pelo fofinho e ar de curioso, o rex parece o clássico coelho de páscoa que estamos tão acostumados! Segundo pesquisas, surgiu na França e logo conquistou o mundo com sua beleza e personalidade.

É encontrado com pelagem em diferentes tons, mas as cores mais comuns são cinza, preto, branco e creme. Já os olhos do rex variam em apenas dois tons: vermelho ou azul. Com personalidade ativa e carinhosa, o rex adora receber carinho de sua família! Outra característica marcante é a inteligência. Estes dentuços adoram brincar e precisam de atividades diárias.

2. Holland lop

Tamanho: pequeno
Peso: de 1kg a 2kg
Expectativa de vida: de 7 a 10 anos
Comportamento: carinhoso e calmo

O holland lop é outro dos mais populares tipos de coelho. Com sua bela pelagem e uma personalidade meiga, o holland lop conquistou lares em todo o mundo. Como seu nome indica, a raça nasceu na holanda, a partir do cruzamento de outros tipos de coelho.

Algumas características do holland lop se destacam, como suas orelhas caídas e seu pelo fofinho, que cria uma espécie de coroa no topo da cabeça. O holland lop também tem pernas curtas, e por isso é considerado como uma raça de pequeno porte e parece estar sempre abaixado.

3. Cabeça de leão

Tamanho: pequeno
Peso: de 1kg a 2kg
Expectativa de vida: de 7 a 10 anos, podendo ultrapassar.
Comportamento: carinhoso e ativo

O coelho cabeça de leão, também chamado de lionhead, é um dos tipos de coelho doméstico mais fofos! Como seu nome indica, esta raça se destaca por ter pelos volumosos que envolvem a cabeça do orelhudo, dando um aspecto fofo e selvagem!

Sua origem é incerta, mas pesquisadores acreditam que uma mutação genética deu ao pet esta pelagem única! Suas cores podem variar entre diferentes tons de cinza, preto e creme. Suas orelhas são curtas e para cima, dando um ar curioso para o coelho. Hoje, é uma raça popular encontrada em todo mundo. É considerado um pet pequeno.

Esta raça possui pelos longos que podem gerar nós, má aparência e até problemas digestórios. Por isso esta raça precisa de cuidados especificos para manter o bem estar do peludo.

coelho laranja

4. Angorá inglês

Tamanho: pequeno
Peso: até 2kg
Expectativa de vida: de 7 a 9 anos, podendo ultrapassar
Comportamento: carinhoso e calmo

Para quem ama uma bola de pelos bem fofinha, o coelho angorá inglês é o pet perfeito! Este tipo de coelho se destaca pela pelagem grande e espessa, que dá um aspecto único para o orelhudo. É uma das raças mais antigas, e registros mostram que o angorá inglês já faz companhia para famílias desde o começo do século XX.

É importante não confundir os tipos de raças de coelhos. Há quatro variantes de coelhos angorá. O inglês é conhecido por ser menor e mais popular. Como possui um pelo longo, também necessita cuidados especiais na hora da higiene. É recomendado escovar seu coelho angorá inglês com frequência, no mínimo 3 vezes por semana. O coelho Angorá adora receber atenção de seus tutores, e a hora da escovação é um ótimo momento para criar laços com o pet.

5. Anão holandês

Tamanho: mini
Peso: até 2 kg
Expectativa de vida: até 10 anos, podendo ultrapassar
Comportamento: tímido e dócil

Para os fãs de tipos de coelhos mini, o coelho anão holandês é o tipo de coelho perfeito! Esta fofurinha é muito conhecida e atinge, em média, 2kg quando adulto. Como o nome sugere, surgiu na Holanda, país onde os coelhos são muito comuns. Se destaca pelo seu tamanho diminuto e pelo fofo, com orelhas pontiagudas e para cima.

Sua pelagem pode variar entre tons de cinza, caramelo, branco ou preto. É uma raça considerável saudável e possui uma expectativa de vida alta, podendo ultrapassar os 10 anos. Como outros pets pequenos, o coelho anão holandês costuma ser mais tímido e assustado. Entretanto, isso não significa que ele não pode ser carinhoso e interativo. Planejando suas interações e demonstrando que não apresenta perigo, ele logo ficará confortável com sua família e poderá aproveitar momentos de carinho.

Outros cuidados importantes com esses tipos de coelho

Lembre-se que coelhos podem até parecer um bichinho de pelúcia, mas precisam de cuidados de verdade. Uma boa ração, carinhos diários, brincadeiras e acessórios são essenciais para seu amigo crescer alegre e saudável!

Eles são herbívoros, por isso as fibras são também essenciais para a espécie.

dois coelhos parados

Nossa dica é deixar sempre capim ou feno à vontade e oferecer alguns legumes, frutas e folhagens com moderação.
Não se esqueça de se preocupar com a higiene. Coelhos costumam ir ao banheiro com frequência. Se planeje para limpar o local que ele urina e defeca ao menos uma vez por dia.

Existem gaiolas e cercados para serem o cômodo destes animais, mas é sempre bom lembrar que quanto maior o espaço, mais feliz o animal ficará. Eles podem viver soltos em cômodos específicos da casa, contanto que haja muito cuidado com a segurança, evitando fugas, fios elétricos e outros itens que eles possam roer. Em casos de locais muito restritos, é sempre importante soltar o animal diariamente para o exercício e brincadeiras.

Agora que você já conhece os tipos de coelho mais populares e suas necessidades, já sabe o que adquirir para trazer mais qualidade de vida e conforto para seu amigo. Na Petz você encontra tudo para os orelhudos, como ração para coelhos, gaiolas, aramados, brinquedos e muito mais. Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *