Cães bem estar

Comandos básicos para os cães

Uma das muitas funções do adestramento é ensinar comandos aos cães: senta, deita, vem, fica etc. Alguns tutores perguntam ao adestrador o porquê de ensinar esses comandos a um cão que está sendo adestrado por conta de um problema comportamental específico (destruição de objetos, por exemplo), por não entenderem como esse aprendizado pode impactar positivamente para a melhora do distúrbio comportamental.

Por exemplo, o cão que destrói objetos pode estar tendo esses comportamentos simplesmente por não saber outra forma de chamar atenção das pessoas, ou ainda por ócio e tédio. Aprendendo os comandos, o cão tem uma nova forma mais adequada de solicitar atenção – pode se sentar na frente do seu dono – e também se exercita mentalmente enquanto é treinado, o que ajuda a gastar energia.

Como ensinar comandos aos cães?

O aprendizado deve ser sempre agradável para o pet, portanto, utilizamos as técnicas de indução e reforço positivo – usamos um petisco como isca no focinho do cão, fazendo movimentos que o induzam a ficar na posição que queremos, e quando o cão alcança essa posição, entregamos o petisco como recompensa.

Essa é a forma mais inteligente de ensinar comandos: o pet aprende que interagir e obedecer as pessoas é sempre prazeroso e interessante para ele, sem que haja uso de força física, violência ou técnicas de dominação.

Ensinando o comando senta: pegue um petisco pequeno e deixe o pet farejar; comece a elevar a mão fazendo com que ele vire o focinho para cima; para alcançar o petisco nessa posição, o cão precisará encostar o bumbum no chão; quando isso acontecer, entregue o petisco.

Ensinando o comando deita: coloque o cão na posição “sentado”; com o petisco no focinho, induza o pet a abaixar lentamente (alguns cães não se deitam rapidamente, mas ficam “corcundas”); induza lentamente e, quando o cão encostar a barriga no chão, entregue a recompensa.

Ensinando o comando vem: a uma curta distância do cão, mostre um petisco para ele e, quando ele estiver se movimentando na sua direção, fale “vem”; quando o cão estiver bem perto, entregue o petisco.

Ensinando o comando fica: para esse comando, o cão deve saber o senta; fique em pé, em frente ao cão sentado, faça um gesto com a mão espalmada, dizendo “fica”; dê um passo curto para trás e retorne, recompensando se o cão se mantiver na posição “sentado”. Aumente gradualmente a distância e o tempo que o cão deve aguardar.

Por Juliana Yuri, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.
Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

8 horas ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

9 horas ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

1 dia ago

Cachorro com olho vermelho: veja as causas mais comuns

Um cachorro com olho vermelho provoca muitas dúvidas. Vale ressaltar que o quadro é comum…

1 dia ago

Tumor em cachorro: como ajudar o pet?

O tumor em cachorro é um tema delicado. Por ser um problema comum em praticamente…

2 dias ago

Cachorro com muita remela é grave?

Um cachorro com muita remela pode não indicar nenhum problema, sendo algo normal e cotidiano.…

2 dias ago