como cuidar da rosa do deserto 3
Você quer saber como cuidar da rosa-do-deserto antes de adquirir ou plantar uma? Não se preocupe! Essa é uma dúvida que muitos possuem, já que não é um tipo mais comum de rosa encontrada nos jardins dos brasileiros.
Apesar de chegar a quatro metros de altura na natureza, a rosa-do-deserto encontrada nos lares é a anã. Ela é uma árvore em miniatura que pode ser plantada em casa sem grandes problemas, só é preciso seguir algumas dicas.
Se você ainda não sabe como cuidar da rosa-do-deserto, mas está curioso, confira o que temos a dizer. A seguir, você encontra algumas informações e dicas úteis de como cuidar dela.
Para começar, vamos falar um pouco sobre como plantar a rosa-do-deserto de forma resumida. A flor pode ser cultivada por meio de sementes ou ramos, a forma mais rápida de obter resultados. Ela necessita de alguns cuidados extras:
Pronto! Agora que sabe como cultivar a rosa-do-deserto, é hora de aprender como cuidar dela. Para isso, você precisa de uma certa disciplina, pois essa flor necessita de certa atenção.
Originária da África e acostumada com um clima mais quente, não tão úmido, a rosa-do-deserto não necessita de muita água, mas requer quatro horas de sol direto por dia. Do contrário, as raízes apodrecem, e você não poderá aproveitar a beleza dela.
Além de escolher um vaso que acomode direitinho a sua flor, lembre-se de preparar a terra. A receita do substrato ideal é bem simples: 50% de areia grossa, 20% de terra, 20% de casca triturada de pinus e 10% de esterco. Plantar as sementes em um vaso plástico também é válido.
Para cuidar da rosa-do-deserto, é preciso tomar cuidado com a irrigação. Isso porque, se o solo ainda estiver molhado, não há necessidade de borrifar água, apenas se estiver seco. Se estiver em dúvida se é o momento ideal para regar, aperte o bulbo com cuidado. Caso ele esteja ressecado, é hora da hidratação.
A rosa-do-deserto costuma dar flores a cada um ou dois anos, então, é preciso trabalhar na planta regularmente. A cada dois anos, vale realizar o desenvase do torrão das raízes.
A seiva é extremamente tóxica, então é preciso ter muita atenção ao cuidar da rosa-do-deserto. Utilize sempre uma luva para a manutenção da flor. O ambiente tem que ser quente e de baixa umidade. Se a temperatura cair muito e chegar aos 14°C, pode ser perigoso.
Uma dica de como cuidar da rosa-do-deserto é contar com uma boa adubação. Devido à alta drenagem que a planta exige, os nutrientes se perdem com o tempo. Então, esteja atento a isso. A sugestão é não colocar fertilizantes diretamente nas raízes, pois isso pode fazer com que elas se queimem, e as folhas caiam.
Se você se esqueceu de como cuidar da rosa-do-deserto, e ela apodreceu, não se preocupe. Pode ser que ainda haja salvação. Basta retirá-la da terra e eliminar as partes apodrecidas. Após isso, pendure a planta em um local com sombra e aguarde de cinco a seis dias.
Arrume um substrato novo para o vaso e aguarde mais três ou quatro dias antes de colocá-la novamente no sol. As folhas ainda vão cair um pouco nesse processo, então não se preocupe com essa questão.
A rosa-do-deserto sente a mudança de ambiente drasticamente. Com isso, ela pode perder algumas folhas e ficar amarelada. Uma dica sobre como cuidar da rosa-do-deserto se estiver trocando o seu lugar é fazer isso aos poucos, controlando a iluminação do lugar, por exemplo.
Agora que sabe mais sobre essa flor, aqui vão algumas curiosidades sobre a rosa-do-deserto que talvez você ainda não conheça. Assim, você se inteira mais sobre o universo dela:
Os cuidados com a rosa-do-deserto são inúmeros, pois ela exige atenção constante. É uma planta realmente única e atraente, por isso, chama a atenção de muitos cuidadores e arranca vários comentários das visitas.
Não se esqueça que, no site da Petz, você encontra tudo o que precisa, além de mais informações sobre como cuidar da rosa-do-deserto. Fique de olho nos outros conteúdos do blog para saber mais sobre as demais plantas exóticas.
Quem convive com um cão já deve ter reparado em situações engraçadas, como o pet…
Desde o começo da humanidade, os animais convivem com os seres humanos. Com o passar…
Um pet com sarna é um problema que o responsável não quer nem imaginar. Apesar…
Já que a estação das flores é tão popular, que tal saber o que plantar…
Você quer adotar outro pet, mas não sabe como socializar cachorros? Algumas vezes, os cães…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet As festas de fim de ano deixam a casa…