A flor-de-maio é uma planta que floresce muito durante temperaturas mais amenas, chamando mais atenção. A sua beleza já inspirou até músicas, tamanha a popularidade da espécie. Não à toa, muitos entusiastas da jardinagem querem aprender como cuidar de flor-de-maio. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Você sabia que a flor-de-maio é, na verdade, um cacto? Na natureza, ela gosta de ficar pendurada em outras árvores, mas sem consumir nutrientes ou prejudicá-las. Ela faz isso para ter abrigo e receber um pouco mais de luz. Além de linda, é delicada e convive bem com outras espécies.
A espécie é brasileira, por isso se dá tão bem nos jardins do país. Ela é mais comum na Mata Atlântica. Entendendo essa origem, fica ainda mais fácil saber como cuidar de flor-de-maio.
Se você mora no Sudeste ou no Nordeste do país, provavelmente já viu a planta muitas vezes. Nessas regiões, as flores duram até 20 dias.
Saber como cuidar de flor-de-maio não é nada difícil. Como todo cacto, ela é resistente e não requer muita experiência para ficar saudável e florida. Assim, mesmo jardineiros iniciantes são plenamente capazes de cuidar dela.
Entender como cuidar do cacto flor-de-maio não tem segredos, ainda mais que agora você já tem algumas dicas sobre ela: de onde vem e onde é encontrada na natureza.
Outro dado valioso sobre a planta está no nome: o mês de maio é quando ela está em pleno vigor. Por isso, a época certa para plantá-la é no início da primavera.
Fazendo o plantio nesse período do ano, a planta terá tempo suficiente para enraizar com força, germinar, crescer e florir. Confira outros cuidados com a flor-de-maio para fazer seu cultivo com sucesso.
A planta flor-de-maio gosta de sol, mas não muito forte e escaldante. Por isso, maio é o mês em que se destaca. É no meio do outono e a luminosidade ainda é grande, mas a temperatura não está tão alta.
Com essa informação, você pode decidir se plantará direto no chão ou deixará o vaso dentro de casa. No segundo caso, tem que ser perto da janela para receber bastante luz. Essa é uma dica importante sobre como cuidar da flor-de-maio em vaso.
Outra possibilidade é plantar a flor-de-maio na árvore. Como dito, na natureza, ela vive em árvores sem as danificar, ou seja, é uma epífita. Então, se puder colocá-la no tronco de outra planta, sem problemas.
É hora de pôr a mão na terra e fazer o substrato ideal para a flor-de-maio. Sendo ela uma cactácea, a terra precisa drenar com facilidade a água. Caso contrário, as raízes podem ficar encharcadas e apodrecer, o que mataria a planta.
Sabendo disso, o substrato deve ser muito bem aerado, leve e poroso. Para conseguir essa mistura com perfeição, use areia fina de construção e casca de pínus ou carvão triturado.
Adicione também uma boa porção de matéria orgânica, como húmus de minhoca ou esterco curtido de frango, bovino ou equino. Isso também vai ajudar a deixar o pH na faixa ideal, entre 5,5 e 6,2 (levemente ácido), como a flor-de-maio gosta.
Superada a fase da terra ideal para a flor-de-maio, plantá-la é bem mais fácil. As mudas podem ser obtidas por sementes ou pelo plantio de pedaços de caules cortados de uma planta-mãe saudável.
Ambos os métodos são igualmente eficazes na propagação da flor, mas com sementes o processo é um pouco mais demorado. Se optar por usar uma planta já adulta, corte hastes de mais ou menos 15 cm e finque no substrato.
Caso queira fazer o plantio por sementes, coloque o substrato em vários copos descartáveis, faça covas de 1 cm de profundidade e coloque uma semente em cada. Quando os brotos estiverem com cerca de 5 cm, você já pode transplantar as mudas para o local definitivo.
Gostou de aprender como cuidar de flor-de-maio? Também é muito fácil comprar tudo que precisa para suas plantas ficarem saudáveis e fortes visitando as lojas da Petz. Confira nosso catálogo nos estabelecimentos físicos, no app e no site.
As lontras são sociáveis e encantam muitos humanos ao redor do mundo. Não à toa,…
Este é um animal de estimação divertido e encantador, que chama atenção por onde passa.…
A planta dracena traz folhas espetadas, que podem ter tonalidades que variam do verde ao…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando a gente fala sobre Pitbulls, surgem debates intensos,…
As aves vêm crescendo no Brasil como opção de pet, mas você já parou para…
Algumas plantas têm a fama de ajudar a melhorar a energia da casa e trazer…